Buscar

10 CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Prévia do material em texto

1.
		Pode ser definido como o ato de manifestação do sagrado. O termo foi cunhado por Mircea Eliade em seu livro Traité d'histoire des religions (1949) para se referir a uma consciência fundamentada da existência do sagrado, quando se manifesta através dos objetos habituais de nosso cosmos como algo completamente oposto do mundo profano. Esse conceito se refere à:
	
	
	
	Cosmologia
	
	
	Hierofania
	
	
	Iconografia
	
	
	Epifania
	
	
	Teologia
	
Explicação:
Eliade sugere o termo Hierofania, é necessário, pois se refere apenas ao que corresponde à sagrada que nos é mostrado. Eliade explica: "Para aqueles que têm uma experiência religiosa, a natureza como um todo é susceptível de se revelar como sacralidade cósmica. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A religião se expressa por meio das linguagens artísticas, como a literatura e a pintura. São muitos os aspectos dessa expressão, inclusive históricos e sociais. Em relação à religião e sua linguagem como arte é INCORRETO afirmar, EXCETO:
 
	
	
	
	As sociedades mais complexas só entaleceram a literatura sagrada de fonte oral.
	
	
	As sociedades agrícolas não destacaram o papel do feminino associado a ideia de fecundidade.
	
	
	Nas sociedades complexas, a religião só expressa por meio de um tipo de linguagem artística.
	
	
	As sociedades caçadoras e coletoras, em geral, construíram grandes monumentos em rocha.
	
	
	Nas sociedades complexas, a religião se expressa por meio de múltiplas linguagens artísticas.
	
Explicação:
Em relação à religião e sua linguagem como arte é correto afirmar que nas sociedades complexas, a religião se expressa por meio de múltiplas linguagens artísticas. Todas as outras opções são incorretas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Questão 5 - Sobre a religião como linguagem política, a espiritualidade e a pós-modernidade, há questões postas sobre o sentido e o significado das linguagens e atuações. A religião e a espiritualidade serão vistas de forma diferente, até mesmo oposta. Sobre a religião, como linguagem política e sobre a relação entre espiritualidade e pós-modernidade, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	A religião, como expressão de uma linguagem política, pode significar reação conservadora, protesto e busca pela igualdade e justiça social ou violência.
	
	
	A religião, como linguagem política, não pode significar uma reação conservadora, umm protesto social ou uma violência.
	
	
	As religiões retraíram-se do espaço público e não advogam luta para avançar pautas de modernização e mudança de costumes, moral.
	
	
	Na espiritualidade não predominam a disposição de serviço, a tolerância para com a crença (ou a descrença) alheia, a sabedoria de não transformar o diferente em divergente.
	
	
	As religiões retraíram-se do espaço público e não advogam nenhum tipo de luta para restaurar antigos padrões de moral e de costume.
	
Explicação:
A religião, como expressão de uma linguagem política, pode significar reação conservadora, protesto e busca pela igualdade e justiça social ou violência.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A palavra hierofania vem de duas palavras gregas: hierós e fanein (manifestar). Hierofania é então toda e qualquer manifestação do:
	
	
	
	Artístico
	
	
	Sagrado
	
	
	Político
	
	
	Técnico
	
	
	Econômico
	
Explicação:
Hierofania: Sagrado
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Questão 4 - No mundo moderno e pós-moderno, a religião se expressa também por meio de linguagens como o consumo e da mídia. Em relação a relação entre as linguagens cibernéticas e religião, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Os religiosos progressistas não usam as plataformas midiáticas para militar a favor de aspectos que consideram passíveis de mudança.
	
	
	As religiões, umas mais, outras menos, interagem de forma complexa e multifacetada com as novas linguagens midiáticas e cibernéticas.
	
	
	Muitos religiosos (leigos, padres, bispos, sacerdotes, pastores) não usam as redes sociais eletrônicas como plataforma para fazerem discursos religiosos.
	
	
	Os religiosos reacionários não usam as plataformas midiáticas para militar contra aspectos que consideram moralmente errados.
	
	
	Muitos religiosos (leigos, padres, bispos, sacerdotes, pastores) usam as redes sociais eletrônicas como plataforma apenas para fazerem discursos políticos.
	
Explicação:
As religiões, umas mais, outras menos, interagem de forma complexa e multifacetada com as novas linguagens midiáticas e cibernéticas.

Continue navegando