Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA - AOL- 5 ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ETAPAS E PROCESSOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
Nome
Matrícula
Arquitetura e Urbanismo
A pesquisa científica caracteriza-se pela atividade de investigação utilizada por um pesquisador visando compreender e encontrar soluções para problemas do mundo à sua volta, bem como propiciar novas descobertas que irão impactar no aprimoramento da qualidade de vida intelectual, e também refletindo nos modelos de desenvolvimento social e econômico. Em outras palavras trata-se de um conjunto de etapas sistêmicas de investigação, com procedimentos técnicos baseados nos raciocínios lógico e analítico. Cabe dizer, que, toda pesquisa científica necessita, obrigatoriamente, apresentar resultados mensuráveis e com possibilidades de reprodução na sociedade, passando por avaliações e testes que comprovem a tese sustentada. Deve-se também, apresentar os caminhos e formas utilizados no estudo, como por exemplo, os métodos dedutivos e indutivos que compõem as bases lógicas da investigação.
O método dedutivo trata-se de um método racionalista, que pressupõe a razão como a única forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro partindo da análise geral para a particular, utilizando-se do silogismo, onde a partir de duas premissas retira-se uma terceira, possibilitando chegar a conclusões de maneira formal, em virtude de apenas uma lógica. Já o método indutivo faz caminho inverso ao dedutivo, partindo do particular, colocando a generalização como produto posterior da coleta de dados particulares, constatando a generalização na observação de casos concretos que confirmem essa realidade. Trata-se é um método empirista.
Para concluir, ressalta-se a obrigatoriedade de fazer menção ao entendimento de outros autores reconhecidos pela comunidade científica a respeito do assunto abordado. Esta menção é feita por meio da citação direta e indireta. A primeira, segundo a NBR 10520 (2002, p. 2), ocorre quando há “Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.” Neste caso, foi transcrito de forma literal o que norma recomenda. Já a citação indireta, segundo a NBR 10520 (2002), consiste na interpretação das ideias de um ou mais autores do texto em questão, mantendo-se o sentido original do texto. Porém no texto original da norma consta apenas tratar-se de “Texto baseado na obra do autor consultado.”. 
Referências: 
FERRAZ, Carina Raquel. O método científico - dedução e indução das variáveis de observação no ensino de ciências e biologia; Brasil Escola. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-metodo-cientifico-deducao-inducao-ensino-ciencias-biologia.htm>. Acesso em 22 de Mar. 2021. 
NBR 10520, Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação; UFRGS. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/download/NBR10520.pdf>. Acesso em 22 de Mar. 2021. 
UNIDADE 4, Modalidades e técnicas da pesquisa científica; Sereduc. Disponível em: < https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_43659_1/outline/scorm/launchFrame?toolHref=https:%252F%252Fsereduc.blackboard.com%252Fwebapps%252Fscor-scormengine-BB5d2e2e7dd5953%252Fdelivery%3Faction%3DlaunchPackage%26content_id%3D_3160700_1%26course_id%3D_43659_1%26from_ultra%3Dtrue&courseId=_43659_1&contentId=_3160700_1 >. Acesso em 22 de Mar. de 2021.

Continue navegando