Buscar

RESUMO CORAÇÃO

Prévia do material em texto

RESUMO CORAÇÃO E SISTEMA LINFÁTICO
	O coração possui um ápice e uma base. É semelhante a uma pirâmide inclinada, onde a base está situada superiormente e o ápice inferiormente. 
	A base é formada principalmente pelo átrio esquerdo, enquanto o ápice é formado principalmente pelo ventrículo esquerdo e encontra-se no nível do 5° espaço intercostal esquerdo.	 			 
	O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores).								Ele possui 4 faces: a face esternocostal (anterior), a face diafragmática (inferior) e as faces pulmonares direita e esquerda (laterais).				Também possui 4 margens: margem direita formada pelo átrio direito estendendo-se até as veias cavas (superior e inferior), margem esquerda formada pelo ventrículo esquerdo e pela aurícula esquerda, margem inferior formada pelo ventrículo direito e uma pequena parte pelo ventrículo esquerdo, e a margem superior formada pelos átrios e aurículas.
 	
CAMADAS DO CORAÇÃO
Três camadas : 
Endocárdio (câmara mais interna que reveste o coração e as valvas cardíacas) , Miocárdio (camada mediana formada por tecido muscular estriado cardíaco e sua espessura varia de acordo com a câmara em questão, ex : o ventrículo esquerdo possui uma camada mais espessa que o direito) 
Epicárdio (camada mais externa, formada pela lâmina visceral do pericárdio seroso). + Pericárdio (uma membrana fibrosserosa, espécie de saco que envolve o coração e os vasos que entram e sai dele). Possui duas lâminas, lâmina parietal e lâmina visceral, entre elas há uma camada de líquido que permite que o coração se movimente sem atrito. Essa camada mantém o formato do coração como tal e também previne o enchimento excessivo.
 	 	 	 			 	 		
ÁTRIO DIREITO : 
- Câmara que recebe sague venoso através das veias cavas (superior e inferior)
- Dentro, há uma parede lisa na qual se observa os óstios em que as veias se desembocam. Há também uma parede rugosa na qual se instalam os músculos pectíneos.
- Há uma pequena depressão denominadas fossa oval, que é o vestígio de um forame existente no período fetal, o forame oval. Esse forame se fecha ao nascer, caso nao feche, gera uma doença (congênita) chamada forame oval patente, o que provoca a “mistura” do sangue do átrio direito com o esquerdo. 
- Envia o sangue para o ventrículo direito, passando pelo óstio atrioventricular direito quando a valva tricúspide está aberta.
 		
VENTRÍCULO DIREITO :
- Recebe o sague vindo do àtrio direito.
- Possui trabéculas cárneas, que são colunas musculares
- Em comparação com os átrios, possuem uma camada muscular mais espessa pois ejetam sangue com um maior gradiente de pressão	
- Possui músculos papilares, dos quais originam a corda tedínea, fixada às valvas
- Valva atrioventricular = valva tricúspide e três músculos estão envolvidos com sua ativação : músculo papilar septal, músculo papilar anterior e músculo papilar posterior
- Possui uma estrutura ligada à condução nervosa : trabécula septomarginal
- A saída do sangue do ventrículo direito passa pela valva semilunar (pulmonar), em direção ao tronco da artéria pulmonar (que se ramifica em direita e esquerda)
ÁTRIO ESQUERDO :
 - Recebe sangue oxigenado pelas veias pulmonares (4)
- Chegam na parede posterior do átrio, onde há óstios para a sua entrada
- Também possui uma aurícola, o qual possui músculo pectíneo
- Parede mais espessa ao se comparar com o átrio direito
- Possui uma projeção, que corresponde ao assoalho da fossa oval, como uma depressão semilunar no septo interatrial
- Após o átrio, seu proximo destino é passar pelo óstio atrioventricular direito, onde está a 	valva atrioventricular esquerda (valva bicúspide ou mitral) e depois, então, chega ao ventrículo esquerdo. 
	
VENTRÍCULO ESQUERDO :
- Câmara na qual possui camada muscular mais espessa haja vista a quantidade de sangue que é bombeado com uma alta pressão
- Parte que forma o ápice do coração
- Possui também trabéculas cárneas, so que diferentemente do V.D, no V.E, elas são menores só que em maior quantidade
- Conta com dois músculos papilares, anterior e posterior, que também se ligam às cordas tendíneas as quais se ligam às duas valvas que formam a valva bicúspide
- Possui também o óstio de saída, onde está a valva semilunar aórtica
- Sangue do V.E --> valva semilunar aórtica ---> artéria aorta ---> tecidos do corpo
	PS : VALVAS E PATOLOGIAS 
	-As valvas podem sofrer alterações por processos infecciosos, trauma, ou até mesmo com o envelhecimento, e com isso sua função fica comprometida. Duas alterações podem ocorrer: insuficiência ou estenose.				 - 	Insuficiência é quando a valva não consegue se fechar adequadamente e, com isso, há passagem de sangue retrogradamente.					Já a estenose ocorre quando uma valva não se abre adequadamente, e assim há uma dificuldade na passagem ou na ejeção do sangue.					Essas alterações provocam alterações estruturais do coração, e, com isso, pode levar a efeitos sistêmicos.
	PS : CORONÁRIAS
- As artérias coronárias são vasos responsáveis por nutrir o tecido cardíaco
- Coronárias direita e esquerda são os primeiros ramos da artéria aorta. Suprem tanto os átrios como os ventrículos, existem variações anatômicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes