Buscar

Controle de Redundância e Arquitetura Cliente/Servidor em BD

Prévia do material em texto

Banco de Dados I – Marcos Alves Mariano - UNIGRAN
DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS I
Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRANET. 
ATIVIDADES DA AULA 02
01- O que são controle de Redundância e qual sua importância no BD.
R.: Evita a duplicidade de informações a fim de manter o banco consistente e econômico quanto ao espaço de armazenamento gasto. Com um SGBD você pode reduzir drasticamente o redundância, como regra geral a informação no SGBD só aparece uma vez, e isso reduz a redundância e sucessivamente diminui o custo de armazenamento de informações em discos rígidos ou outros dispositivos de armazenamento.
02- Faça uma pesquisa na internet sobre o que é a Arquitetura Cliente/Servidor em BD, e quais as vantagens desta arquitetura.
R.: Na Cliente-Servidor, o cliente (front_end) executa as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário (tela, e processamento de entrada e saída). O servidor (back_end) executa as consultas no DBMS e retorna os resultados ao cliente. Apesar de ser uma arquitetura bastante popular, são necessárias soluções sofisticadas de software que possibilitem: o tratamento de transações, as confirmações de transações (commits), desfazer transações (rollbacks), linguagens de consultas (stored procedures) e gatilhos (triggers). A principal vantagem desta arquitetura é a divisão do processamento entre dois sistemas, o que reduz o tráfego de dados na rede. Outras vantagens incluem: suas soluções são menos dispendiosas do que as de minicomputadores ou mainframes alternativos de necessidades de infraestrutura de inicialização; suas soluções permitem que o usuário final utilize a GUI do microcomputador, aprimorando, assim, a funcionalidade e a simplicidade. Em particular, a utilização do navegador da web, universalmente disponível, em conjunto com modelos de Java e .NET, fornece uma interface familiar ao usuário final; mais pessoas no mercado de trabalho possuem habilidades com PC do que com mainframe. A maior parte dos alunos da nova geração está aprendendo habilidades de programação Java e .NET.

Continue navegando