Buscar

CONSTITUCIONAL II SIMULADO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201704357050)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As questões relacionadas às competências dos entes federativos estão previstas nos artigos 18 a 30 da Constituição da República Federativa do Brasil. Atribui-se, à divisão das competências, a técnica da predominância do interesse, que leva em consideração a lógica de atribuir os problemas aos entes que são mais afetos, por exemplo, se o interesse é local, ao Município, se é interesse nacional, à União. Acerca da repartição constitucional de competências entre os entes federativos, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os Estados-Membros, no exercício de sua auto-organização (Constituição Estadual), não estão obrigados a observar os princípios constitucionais sensíveis (art. 34, VII, CRFB).
	
	O Distrito Federal, não sendo ente federativo, não participa da repartição constitucional de competências.
	
	Os municípios não fazem parte da repartição constitucional de competências.
	
	Sendo a União dotada de autonomia e soberania, as leis federais sempre deverão prevalecer sobre as leis estaduais e municipais, tendo em vista serem de maior importância que estas últimas.
	 
	No âmbito da competência legislativa concorrente, caso a União não tenha editado a lei geral, o estado-membro poderá exercer a competência legislativa ampla/geral.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703702287)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	V Exame de Ordem Unificado
Os Estados são autônomos e compõem a Federação com a União, os Municípios e o Distrito Federal. À luz das normas constitucionais, quanto aos Estados, é correto afirmar que
		
	 
	se requer lei complementar federal aprovando a criação de novos entes estaduais.
	
	o desmembramento deve ser precedido de autorização por lei ordinária.
	
	a subdivisão não pode gerar a formação de novos territórios.
	
	podem incorporar-se entre si mediante aprovação em referendo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703585515)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Questão 88 - Exame 115 Tipo 1 - OAB-SP) - Determinado Estado-membro, no exercício de competência concorrente e sabendo da inexistência de lei federal a respeito, edita lei sobre direito penitenciário. Posteriormente, a União Federal promulga lei contendo normas gerais sobre a referida matéria. Diante disso, é possível estabelecer que:
		
	
	a lei produzida pelo Estado-membro foi revogada pela legislação posterior da União.
	
	o Estado-membro usurpou competência legislativa da União, a quem competia legislar exclusivamente sobre a matéria.
	
	o Estado-membro não poderia ter legislado sem antes a União Federal editar lei contendo as normas gerais a respeito da matéria.
	 
	ambas as leis deverão coexistir, porém a lei federal suspenderá a eficácia da lei estadual, somente no que lhe for contrário.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704108797)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta: I - A constituição prevê como entes federados a União, os Estados, o Distrito Federal e os Territórios. II - A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios devem ser feitos por lei estadual, observados os requisitos previstos na Constituição Federal. III - De acordo com a constituição Federal, o DF é a capital federal do Brasil.
		
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704161079)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O artigo 18 da Constituição Federal determina que a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição. É correto extrair dessa norma constitucional, entre outras conclusões, que
		
	
	não poderão ser criados novos Estados-membros além dos já previstos na Constituição Federal.
	
	a criação de territórios federais é vedada.
	
	os Municípios estão sujeitos às normas da Constituição Federal, mas não às da Constituição do seu respectivo Estado.
	
	aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios foi assegurado o exercício das competências legislativas e administrativas atribuídas à União.
	 
	os territórios federais não são dotados de autonomia política.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703620902)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	É competente para julgamento originário de mandado de segurança contra decisão do conselho de assessoramento superior do Ministério Público da União o:
		
	 
	Juiz Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.
	
	STM.
	
	STF;
	
	Tribunal Regional Federal da 1.ª Região;
	
	STJ;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704505852)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	XVIII Exame de Ordem Unificado ¿ 2015) A Assembleia Legislativa do Estado M, ao constatar a ausência de normas gerais sobre matéria em que a União, os Estados e o Distrito Federal possuem competência legislativa concorrente, resolve tomar providências no sentido de legislar sobre o tema, preenchendo os vazios normativos decorrentes dessa lacuna. Assim, dois anos após a Lei E/2013 ter sido promulgada pelo Estado M, o Congresso Nacional promulga a Lei F/2015, estabelecendo normas gerais sobre a matéria. Sobre esse caso, assinale a afirmativa corretaOR
		
	
	A Lei F/2015 não poderá viger no território do Estado M, já que a edição anterior da Lei E/2013, veiculando normas específicas, afasta a eficácia das normas gerais editadas pela União em momento posterior
	 
	A Lei E/2013 perde a sua eficácia somente naquilo que contrariar as normas gerais introduzidas pela Lei F/2015, mantendo eficácia a parte que, compatível com a Lei F/2015, seja suplementar a ela.
	
	A competência legislativa concorrente, por ser uma espécie de competência comum entre todos os entes federativos, pode ser usada indistintamente por qualquer deles, prevalecendo, no caso de conflito, a lei posterior, editada pelo Estado ou pela União
	
	A Lei E/2013 foi devidamente revogada pela Lei F/2015, posto não ser admissível, no caso, que norma estadual pudesse preservar a sua eficácia diante da promulgação de norma federal a respeito da mesma temática.
	
	nenhuma das alternativas acima.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703594714)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As Comissões Parlamentares de Inquérito, no Congresso Nacional:
		
	
	são órgãos do Poder Legislativo que exercem relevante papel na fiscalização e controle da Administração, mas sempre dependem do Poder Judiciário para desenvolverem suas atividades de investigação.
	 
	podem encaminhar suas conclusões, se for o caso, ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil e criminal dos infratores.
	
	exigem, para sua criação, o requerimento de metade dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
	
	devem apurar fato determinado, podendo, para tanto, ter sua duração prolongada sem fixação de prazo.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703620863)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com pertinência à Organização dos Poderes, é licito asseverar:
		
	 
	Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade;
	
	A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal, enquanto o Senado Federal se compõe de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio proporcional;
	
	A eleição para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, segundo a sistemática adotada pelo Direito Constitucional brasileiro, far-se-á, em qualquer hipótese, através de pleito direto e pelo voto secreto dos cidadãos
	
	Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do DistritoFederal e Territórios, quando a decisão recorrida, dentre outras hipóteses, contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência.
	
	Substituirão o Presidente da República, no caso de impedimento, e suceder-lhe-ão, no de vaga, além do Vice-Presidente da República, o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal, e o do Supremo Tribunal Federal;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704505844)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Assinale a opção INCORRETA.
		
	
	É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público
	
	É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios recusar fé aos documentos públicos
	 
	Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
	 
	A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos soberanos, nos termos da Constituição
	
	É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

Continue navegando