Buscar

Condutas éticas na proteção do meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
Ao longo da unidade, você pôde conhecer mais sobre a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, elaborada pela UNESCO, a qual declara, em seu artigo 1, que a Bioética “trata das questões éticas relacionadas à medicina, às ciências da vida e às tecnologias associadas quando aplicadas aos seres humanos, levando em conta suas dimensões sociais, legais e ambientais” (UNESCO, 2005, p. 5). A declaração vai além de um código de deontologia e remete a reflexões éticas e bioéticas em várias áreas de conhecimentos.  Considere o artigo 17:
Devida atenção deve ser dada à inter-relação de seres humanos com outras formas de vida, à importância do acesso e utilização adequada de recursos biológicos e genéticos, ao respeito pelo conhecimento tradicional e ao papel dos seres humanos na proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade (UNESCO, 2005, p. 9).
A partir disso, analise e discuta sobre as condutas éticas e os atos morais em relação ao artigo.
ReferênciaUNESCO. Declaração Universal sobre a Bioética e Direitos Humanos. Tradução de Ana Tapajós, Mauro Machado do Prado. Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília (UnB) e Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Brasília, 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_univ_bioetica_dir_hum.pdf. Acesso em: 21 mai. 2020. 
Declaração universal sobre bioética e direitos humanos. Art.17. Condutas éticas e atos morais.
Artigo 17 � Proteção do Meio Ambiente, da Biosfera e da Biodiversidade
 
Devida atenção deve ser dada à inter-relação de seres humanos com outras formas de vida, à importância do acesso e utilização adequada de recursos biológicos e genéticos, ao respeito pelo conhecimento tradicional e ao papel dos seres humanos na proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade.
As condutas éticas e os atos morais tem finalidade muito semelhante, pois tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta dos indivíduos e a melhor forma de agir em sociedade.
A ética para o meio ambiente é de suma importância nos dias atuais, mas ultimamente percebemos o crescimento acelerado dos níveis sócio-econômico-político-cultural - que afetam, sobre a maneira, e o equilíbrio socioambiental.
O homem tem a responsabilidade para com a natureza e as formas de vida nela contida, porque nós somos parte desse meio ambiente. 
Faz parte da conduta ética do ser humano zelar, preservar e cuidar o meio em que esta.
Todos nós temos direito a um meio ambiente equilibrado, mas cabe também a nós como usuários deste ambiente, defende-lo e preserva-lo para as gerações futuras.

Continue navegando