Buscar

Moléculas Orgânicas nas Células

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Processos Biológicos
Aluna: Nanra Branco
Atividade 1 – A1
Ao longo dessa sessão verificamos que: “todas as coisas vivas (ou organismos) são compostas por células: pequenas unidades delimitadas por membranas, preenchidas com uma solução aquosa concentrada de compostos e dotadas de uma capacidade extraordinária de criar cópias delas mesmas pelo seu crescimento e pela sua divisão em duas” (ALBERTS, 2017, p. 1).
Por mais complexo que seja um organismo, ou por mais diferentes que sejam dois órgãos em um mesmo indivíduo, por exemplo, coração e cérebro, eles são compostos basicamente por água, íons e pelo mesmo conjunto de moléculas básicas compostas de carbono. Descreva quais são as principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.
Referência: ALBERTS, B. Fundamentos da Biologia Celular. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2017.
Resposta:
As moléculas orgânicas são aquelas que têm carbono como parte estrutural. O carbono é um elemento versátil, capaz de realizar diferente tipos de ligações covalentes – simples, duplas, triplas – com diferentes elementos químicos, como oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, formando a estrutura básica das biomoléculas. As principais moléculas orgânicas que estão presentes na célula são:
· Carboidratos: São estruturas formadas essencialmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. O exemplo mais simples é a molécula de glicose. Divididos em simples (monossacarídeos) e complexos (polissacarídeos). Entre suas funções estão fonte de energia, reserva de energia, estrutural, sinalização entre proteínas e outras macromoléculas, matéria-prima para síntese de outras biomoléculas. 
· Lipídios: São moléculas derivadas de hidrocarbonetos, formados por carbono e hidrogênio. Insolúveis em água e são elementos importantes para manutenção estrutural da célula. Presentes na membrana plasmática atuam como barreira seletiva e de proteção juntamente com agregados protéicos. São a reserva energética e também atuam como manutenção da temperatura e estrutural. 
· Proteínas: são polímeros de aminoácidos, compreendem a segunda classe de elementos mais abundantes na célula. Atuam como mediadores de praticamente todas as reações celulares. Tem funções diversas incluindo a função catalítica, estrutural, transporte intra e extra celular e sinalizadores. 
· Ácidos nucleicos: constituídos por nucleotídeos. Cada um deles apresenta três elementos em sua estrutura: uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. As bases nitrogenadas são 4: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). A sua polarização origina os ácidos nucleicos RNA e DNA e ocorre por ligações do tipo fosfodiéster entre dois nucleotídeos. A distinção deles o corre pela presença de pentoses diferentes, e a substituição da base timina por uma base chamada uracila (U). A estrutura dos ácidos nucléicos é helicoidal em dupla-hélice, com bases complementares (pares de bases) ligadas por pontes de hidrogênio.

Continue navegando