Buscar

Avaliação sobre Cultura, Ética e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual 
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A cultura é entendida como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura pode ser estudada a partir das seguintes concepções: erudita, popular e de massa. Sobre a cultura erudita, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
	
	b) Tem relação com o consumismo e a obesidade e está relacionada aos costumes mais comuns em uma roda de conversa.
	
	c) Está relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação, como o folclore e a dança.
	
	d) Surge com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, como: jornais, televisão, rádio, cinema, música e internet.
	 
	 
	2.
	Nos meses do ano de 2015, muito se falou de corrupção, ética, valores, mas sabe-se realmente o que são esses fatores? No estado de direito da democracia, temos o direito de escolha, independentemente em que esteja inserido no meio profissional, familiar, social e político. Com essa grande ênfase no desgaste da presidência da república e no congresso nacional referente à economia, corrupção, entre outros fatores que fazem parte da ética, têm-se notado a total insatisfação do povo brasileiro. Os valores humanos alcançados com a democracia podem apresentar os atributos para constituir a essência humana. Sobre os atributos dos valores humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A objetividade indica a dispersão da população.
(    ) A socialidade indica que compara as normas, aprender e conviver com os outros.
(    ) Consciência indica tomar conhecimento da realidade, fatos e percepção das coisas.
(    ) Liberdade indica a responsabilidade e a livre expressão - o livre arbítrio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - F - V - F.
	3.
	A vivência da cidadania envolve atitudes que vão desde o simples gesto de não jogar resíduos na rua ao respeito ao próximo em todos os seus aspectos. Assim, o cidadão se sente mais digno em sua vida e reconhece seus direitos e deveres perante a sociedade. Sobre a cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- Ser cidadão é buscar uma vida digna, respeitando a dignidade do próximo.
II- A participação da população tanto em eleições como em decisões em espaços democráticos é característica da cidadania.
III- O direito ao voto é uma forma do cidadão escolher seus representantes, os quais devem governar para si mesmos.
IV- A cidadania deve ser conquistada cotidianamente, de modo a promover a vivência de direitos e deveres que beneficiem a sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura e a arte são áreas que interagem entre si e com as demais áreas de conhecimento, devendo ser estudadas a partir de algumas concepções. Sobre essas concepções, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Erudita e de vanguarda.
	
	b) Erudita e de massa.
	
	c) Erudita, popular e de vanguarda.
	
	d) Erudita, popular e de massa.
	5.
	Possuir um título de Organização Social no Brasil, atualmente, garante o recebimento de benefícios do Estado. No entanto, devem atender a uma demanda específica da comunidade. Sobre as organizações sociais no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) As Organizações Sociais não podem realizar a gestão do espaço público, nem promover a sua melhoria.
	
	b) Estão presentes, atualmente, na gestão de hospitais, santas casas, museus e institutos de fomento à pesquisa.
	
	c) As Organizações Sociais estão presentes em projetos voltados a algumas áreas específicas, como saúde e cultura.
	
	d) Essas Organizações Sociais realizam a gestão do espaço público e querem melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo.
	6.
	Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o estudo das diferentes culturas deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, em que toda forma de discriminação e exclusão seja superada, proporcionando ao povo brasileiro uma vivência plena de sua cidadania (BRASIL, 1997, p.13). Sob a perspectiva dos PCNs, com relação ao conhecimento cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer diferentes culturas é irrelevante para o aprendizado da história brasileira, pois a cultura em nosso país é homogênea.
(    ) É preciso evitar o etnocentrismo, para favorecer o reconhecimento e a convivência harmônica com as diferentes culturas.
(    ) Estudar a história e a cultura afro-brasileira e indígena é uma forma de reconhecer nossa história e respeitar a diversidade cultural do país.
(    ) É necessário ampliar o conhecimento cultural, com o propósito de banir aspectos de enxergar apenas a sua cultura específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	7.
	Grandes desigualdades raciais e étnicas continuam existindo na sociedade brasileira (especialmente com relação a alguns grupos específicos, tais como a população indígena, a população afrodescendente, os quilombolas, a população carcerária e a população rural). A literatura especializada mostra que há forte correlação entre a origem étnica e as oportunidades educacionais. Estas coexistem lado a lado com desigualdades sociais e regionais, contribuindo, assim, para a exclusão educacional de um número considerável de jovens e adultos. O texto evidencia a necessidade de novas políticas públicas para promover a inclusão escolar para todos. Com relação às propostas para melhorar o acesso à escola, analise as sentenças a seguir:
I- Oportunizar transporte público de qualidade aos estudantes, especialmente para os de bairros mais distantes das escolas.
II- Acolher os deficientes físicos na escola, oferecendo infraestrutura adequada para sua acessibilidade.
III- Priorizar a qualidade do ensino, reduzindo o salário dos professores e aumentando as despesas com livros impressos.
IV- Promover o resgate de nossa própria humanidade, no sentido de reconhecer que somos responsáveis uns pelos outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	O surgimento dos estudos atuais sobre a condição feminina e o estudo de gênero só foi possível porque, ao longo do tempo, o movimento social de mulheres tem denunciado as situações de opressão, preconceito e dominação. Se hoje o gênero representa uma categoria de análise tão importante para as ciências humanas e sociais, é porque se fez legítimo pelas tantas batalhas dos movimentos feministas, tornando-se fundamental para a compreensão das relações humanas. O feminismo é um conceito múltiplo, possuindo uma dimensão política e uma dimensão acadêmica. Sobre o feminismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A dimensão acadêmicado feminismo é multidisciplinar, incluindo Antropologia, História, Educação, Sociologia e Direito.
(    ) O principal objetivo do movimento feminista não foi alcançar a igualdade entre homens e mulheres, mas sim a equidade entre eles.
(    ) O feminismo possui uma dimensão política, que se refere aos movimentos de luta por direitos.
(    ) O Movimento Feminista surgiu no século XX, nos Estados Unidos, e foi dividido em três grandes momentos, as chamadas ondas femininas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - V - V - V.
	
	d) V - V - F - V.
	9.
	A cidadania é um conjunto de direitos e deveres que fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. A cidadania expressa os direitos e deveres de todas as pessoas que vivem e convivem em sociedade, considerando o respeito a si, ao próximo e ao patrimônio público e privado em algumas esferas. Sobre as esferas em que isso ocorre, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Social e Civil.
	
	b) Civil e política.
	
	c) Social e política.
	
	d) Social, política e civil.
	10.
	Desigualdade social é um problema que afeta, principalmente, os países não desenvolvidos, onde não há um equilíbrio no padrão de vida dos cidadãos, seja no âmbito econômico, educacional, profissional, entre outros. Sobre a desigualdade social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade humana deveria ser um instrumento de unificação das pessoas, diferentemente das desigualdades sociais, onde nem todos têm as mesmas oportunidades.
(    ) A desigualdade também significa a diferença no tratamento e no respeito para com o outro, com padronização vinculada à busca pela soberania nacional.
(    ) A diversidade cultural pode contribuir significativamente no sentido cooperativo ou na geração de conflitos, que são chamados de conflitos sociais, gerando o princípio da desigualdade social.
(    ) A desigualdade humana é caracterizada pelo preconceito e pelos diversos tipos de violências e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Outros materiais