Buscar

PP002 Merc Finan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sucesso! Seu envio aparece nesta página. O número da confirmação do envio é 92508491-ab5b-4e00-adca-5b1a8306866b. Copie e salve este número como prova de seu envio. Veja todos os seus comprovantes de envio em Minhas notas.
a) Qual é a posição hierárquica do Bacen no SFN? Quais são suas funções nessa posição e a quais órgãos ele está sujeito?
 
b) Como o Bacen pode utilizar os instrumentos de política monetária para interferir na quantidade de moeda em circulação?
O BACEN é um dos 3 órgãos centrais reguladores do SFN, é subordinado aos órgãos normativos, que são: Conselho Monetário Nacional, Conselho Nacional de Seguros Privados e o Conselho Nacional de Previdência Complementar. O BACEN funciona como uma entidade supervisora, atuando para que os cidadãos e os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos acima mencionados. 
Sendo um órgão executivo e fiscalizador é de responsabilidade dele colocar em prática a política dita monetária do governo e está ligado diretamente ao Conselho Monetário Nacional. 
O BACEN presta serviços e realiza operações tais como: 
· Manter contas nas quais são depositadas as reservas voluntárias e compulsórias do sistema financeiro (conta Reservas Bancárias e Conta de Liquidação); 
· Fornecer crédito a instituições com necessidades transitórias de liquidez; 
· Intervir, em casos de problemas maiores, como prestamista de última instância; 
· Atuar como vigilante do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e operador do Sistema de Transferência de Reservas (STR)6 .
O BACEN tem relação direta quanto a circulação da quantidade de moeda no mercado, e aplica se necessário uma política monetária restritiva quando o objetivo for o desaquecimento ou manutenção da economia visando principalmente a contenção da alta inflação. Já, quando a ordem do governo é de um aumento do crescimento econômico, faz-se necessário o aumento da quantidade de moeda em circulação, então aplica a política monetária expansionista.
Os instrumentos de política monetária que são utilizados pelo BACEN para o controle do capital circulante são: “Open Market”; Redesconto e o Depósito Compulsório. 
· O Open Market baseia-se na compra e venda de títulos públicos federais, possui um impacto imediato na economia visto que é um instrumento de curto prazo;
· O Redesconto é um empréstimo que o BACEN faz as instituições financeiras quando da necessidade destes, tendo taxas de juros elevados e considerado um instrumento de médio prazo;
· O Depósito Compulsório é o recolhimento que os bancos fazem sobre um percentual dos valores depositados e determinados pelo BACEN, considera-se uma política monetária em longo prazo.

Outros materiais