Buscar

MECÂNICA DOS SÓLIDOS - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MECÂNICA DOS SÓLIDOS
ATIVIADE 3
Jerônimo Nunes Correia
1- Qual a diferença entre treliça plana e uma treliça espacial.
A treliça plana tem todos os seus elementos e nós em um único plano, sendo a análise das suas forças nos membros da treliça serão bidimensionais.
A treliça espacial tem a sua estrutura em formato tridimensional, muito aplicada para vencer grandes vãos. Geralmente são formadas por malhas de elementos triangulares dispostos no espaço, sendo conectadas por meios membros denominados montantes. 
2- Quais as vantagens do uso de treliças tanto do ponto de vista do projeto, quanto do ponto de vista de complexidade de cálculo.
A vantagem do uso das treliças na engenharia é que elas criam estabilidade nas estruturas, economia de material e leveza ao projeto. Em relação ao cálculo, ele é relativamente simples, com determinação de carga sobre os nós e as hastes.
3- Explique de forma simplificada, os métodos dos nós e o método das seções, se desejar pode criar um exemplo.
O Método dos Nós leva em consideração a hipótese de que cada membro da treliça exerce uma força puramente axial seja trativa ou compressiva. A ausência de esforços cortantes ou esforços de flexão simplifica o cálculo e a análise dos esforços atuantes nos membros e nós da treliça.
O Método das Seções baseia-se no princípio segundo o qual, se o corpo está em equilíbrio, então qualquer parte dele também está em equilíbrio (HIBBELER, 2011). 
4- Explique o que são treliças e estruturas estáticas, hiperestáticas e hipoestáticas.
Treliças são estruturas formadas por elementos delgados, conectados entre si pelas extremidades, por meio de articulações sem atrito seja pela solda ou por parafuso. A cada uma desses pontos de conexão é dado o nome de nó.
Uma estrutura estática é constituída de nós e membros estaticamente determinada, se o número de equações de equilíbrio independentes é igual ao número de incógnitas.
Na estrutura hiperestática o número de incógnitas (relacionado ao número de membros) é maior que o número de equações (relacionado ao número de nós), existem mais membros que o necessário e a treliça é considerada hiperestática. Neste caso, o problema não pode ser resolvido apenas com as equações de equilíbrio e corresponde a inequação.
As estruturas hipostáticas, são aquelas em que o número de reações de apoio é inferior ao número de equações de equilíbrio disponíveis.  Para as estruturas hipostáticas, geralmente, há instabilidade. Isso porque os apoios são insuficientes para restringir os movimentos da estrutura.

Outros materiais