Buscar

Caso Clinico 1

Prévia do material em texto

Caso Clinico 1 
1) A) Conceitue o que é considerado "normal' em anatomia
Em anatomia o conceito de normal, é o estatisticamente mais comum, ou seja, o que é encontrado na maioria dos casos. 
B) Diferencie variação anatômica, anomalia e monstruosidade.
· Variação Anatômica:  o conjunto de diferenças morfológicas existentes entre os indivíduos que não causam nenhum tipo de prejuízo funcional. Normalmente a variação anatômica sofre influência do sexo, da raça, idade e biotipo.
· Anomalia: se trata de diferenças morfológicas resultantes de mutação do DNA que a um prejuízo funcional ao indivíduo, como os gêmeos siameses e a Hipertricose.
· Monstruosidade:  é uma condição em que a alteração anatômica é tão discrepante que impossibilita a vida, como no caso da anencefalia.
2) A) Cite os nomes dos ossos da mão
Os ossos das mãos são constituídos por 27 ossos que são divido em carpo, metacarpo e falange
· Ossos do Carpo : Trapezoide, Trapézio, Escafoide, semianular , piramidal, pisiforme, hamato, capitato.
· Ossos do metacarpo:  região formada por cinco ossos alongados, iguais e articulados de um lado com os ossos do carpo e do outro lado com as falanges. Eles são nomeados, no sentido láteo-medial (a partir do polegar) como: I, II, III, IV e V
· Osso da falange: Temos no total 14 falanges e elas articulam-se com os ossos do metacarpo, cada dedo apresenta três falanges e o polegar tem apenas duas. As falanges são classificadas em: Falanges proximais, localizadas na base do dedo; Falanges medias entre as falanges proximais e as distais. Não existe no dedo polegar e Falange distais localizadas nas pontas dos dedos.
B) Qual a importância da linha (cartilagem) epifisária
 
A placa é encontrada em crianças e adolescentes, pois tem a função de auxiliar no crescimento ósseo.
3) cite os nomes das fontanelas e suas funções;
Existe quatro fontanelas:  fontanela anterior ou bregmática, a fontanela posterior ou lambdóidea e as fontanelas mastoidea e a esfenoidal. Sua função é para permitir que os ossos do crânio se movimentem e a cabeça do bebê passe pelo canal do parto.
4) qual o nome do principal músculo envolvido nesse caso clínico.
 
 músculo esternocleidomastóideo
5) A) Explique a origem das artérias coronárias
As artérias do coração têm origem nas Artérias Coronárias, uma esquerda e outra direita. Têm origem na porção inicial da Aorta, constituindo os primeiros ramos colaterais desta artéria. A Artéria Coronária Esquerda nasce ao nível da parte média do Seio de Valssalva esquerdo. A Artéria Coronária Direita nasce ao nível do Seio de Valssalva direito.
B) Cite um ramo de cada coronária
Interventricular Anterior dá origem a 3 classes de Ramos Colaterais: Ramos Direitos, que irrigam o Ventrículo Direito; Ramos Esquerdos, que irrigam o Ventrículo Esquerdo e o Ramos Septais (que irrigam o septo interventricular).
A Artéria Auriculoventricular Esquerda dá: Ramos Ascendentes ou Auriculares e Ramos Descendentes ou Ventriculares (que irrigam as respectivas regiões do coração esquerdo).
Os Ramos Colaterais da Coronária Direita são de 2 tipo: Ascendentes ou Auriculares e Descendentes ou Ventriculares nele são 3 ou 4 (que são responsáveis majoritariamente pela irrigação da aurícula direita) dos quais 2 são principais: a Artéria Auricular Direita Anterior, responsável pela irrigação do nódulo sinusal e Artéria Auricular do Bordo. Nos Ramos Descendentes ou Ventriculares existem nos três segmentos da artéria e são responsáveis pela irrigação do ventrículo direito.
O ramo terminal da Coronária Direita é a Artéria Interventricular Posterior. Há numerosas variações na terminação da Artéria Coronária Direita, podendo dizer-se que está tanto mais desenvolvida quanto menos estiver a terminação da Coronária Esquerda. A Artéria Interventricular Posterior tem Ramos Direitos para a parede posterior do Ventrículo direito, Ramos Esquerdos para a parede posterior do Ventrículo esquerdo e por fim as Artérias Septais Posteriores.
6) A) Cite o nome das cartilagens
A cartilagem tireoide, cartilagem epiglótica, cartilagem cricoide.
B) Explica a constituição anatômica da traqueia. 
A traqueia é um cilindro oco que se estende por aproximadamente nove a quinze centímetros, desde a sexta vértebra cervical, onde ela se continua com a laringe, até o ponto onde se bifurca nos dois brônquios principais, ao nível da quarta à sétima (em outras referências da quarta à quinta) vértebras torácicas.

Continue navegando