Buscar

Instrumentalização na Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTRUMENTALIZAÇÃO    
Ações Didático - Pedagógicas para a Aprendizagem
A Instrumentalização são questões levantadas na prática social inicial e sistematizadas na problematização todo o processo ensino-aprendizagem encaminhado para explicita a mente confrontar os sujeitos da aprendizagem os alunos com objetos sistematizados ao conhecimento do conteúdo. O terceiro passo do método realiza-se usando docentes e discentes necessários para a construção do conhecimento cientifico, ainda que o processo de aprendizagem seja interpessoal a verdadeira aprendizagem depende da ação do sujeito sobre o objeto, isto é, resulta de uma interação neste caso sempre consciente.
Instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem, incorpore e transforme em instrumento de construção pessoal e profissional. Nesta parte se estabelecem uma comparação entre seus conhecimentos cotidianos e os conhecimentos científicos apresentados pelo professor. Nesse processo o professor auxilia os alunos elaborando suas representações mental do objeto de conhecimento.
  Que os estudos propostos estão em função das respostas a serem dadas as questões da prática social, essa fase segundo Saviani consiste na apreensão dos instrumentos teóricos e práticos dos problemas detectados na prática social que forem considerados fundamentais na fase da problematização.
O professor desenvolve-se por meio de ações da didática pedagógicas em construção conjunta do conhecimento escolar na problematização. Essa fase em que o Vigotski tem denominada zona de desenvolvimento imediato, onde a orientação do professor torna-se decisiva, pois os alunos necessitam do conhecimento do professor para realizar as ações necessárias à aprendizagem. E aos poucos o processo dialético de construção do conhecimento escolar realiza operações mentais: de analisar críticas, hipóteses, deduzir, generalizar, conceituar e etc.
Os conceitos científicos na idade escolar é uma questão de enorme interesse prático para os professores ao ensinar os seus alunos para encaminhar ações coerentes na mente de uma criança. Os educandos devem ser incentivados e desafiados. Esse processo pode ser estimulado pelo professor por meio de perguntas essenciais do conceito para compreender com maior clareza as ações didáticas-pedagógicas. Observando que o desenvolvimento desses conceitos dá por um caminho diverso segundo Vigotsky.
O desenvolvimento do conceito cientifico constitui uma forma original de colaboração sistemática entre o pedagogo e a criança, cujo processo ocorre o amadurecimento das funções psicológicas superiores da criança com auxilio e a participação do adulto. O fato de que o nível de desenvolvimento desses conceitos entre na zona das possibilidades imediatas em relação aos conceitos espontâneos abrindo caminho do seu desenvolvimento. (Vigostsky, 2001 p224).
As diferentes dimensões do conceitos cotidianos e científicos não é o mesmo. Os cursos de evolução são diferentes e não se repetem, tendo condições internas e externas onde experiências pessoal da criança constituem no processo da aprendizagem escolar e fora dela não formal.
Pode ser inalado ainda que a força e a debilidade dos conceitos científicos e dos espontâneos horário de criança para crianças, assim tem criança, que são fortes os conceitos científicos e são fracos os espontâneos e vice-versa.
Também a imitação no processo de aprendizagem escolar e desenvolvimento apresenta-se como um tema contraditório uma vez que hoje tudo parece indicar que a ênfase deve estar na iniciativa pessoal da criatividade da divergência na autonomia e não na repetição da cópia. Para tanto distingue a imitação do ser humano da dos demais animais superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido.
A construção do conceito cientifico origina-se nos processos de ensino por meio das suas atividades estruturadas com a participação dos professores atribuindo estudante abstrações mais formais e conceitos mais definidos do que os construídos espontaneamente, resultando nos significados mais culturais.
Os procedimentos práticos nesta fase ocorre a aprendizagem do conhecimento cientifico. É o momento de maior especificidade teórica no qual se processa a representação mental do objeto de estudo em suas diversas dimensões segundo Vasconcellos deve-se possibilitar o confronto de conhecimento entre o sujeito e o objeto, onde o educando possa compreender em suas relações internas e externas capitando a essência.
A ação do professor tem como objetivo criar as condições para atividade de análise e das demais operações mentais do aluno necessárias para a realização do processo de aprendizagem. O comportamento do professor que se coloca como facilitador e incentivador ou motivador da aprendizagem que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e a sua aprendizagem. Quando os alunos a atingirem o estágio de cidadãos mais completos e integrados à sociedade, estará cumprida a tarefa do professor, isso deve criar um sentimento de realização pessoal e profissional, mesmo que seus alunos não sigam rumo que juntos traçaram, porque eles têm seus pensamentos e propósitos.
Então a instrumentalização é o centro do processo pedagógico e nela que a aprendizagem acontece no trabalho do professor como mediador através das ações previstas e dos recursos relacionados ao processos mentais dos alunos, para que se apropriam dos conteúdos científicos e suas diversidades dimensões, alcançando os objetivos propostos.

Outros materiais