Buscar

Avaliação - Física - Origem e evolução do Universo, Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo, Astronomia e cultura, Vida humana fora da Terra, Ordem de grandeza astronômica, Ev

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação 
Conteúdos: Origem e evolução do Universo, Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo, Astronomia e cultura, Vida humana fora da Terra, Ordem de grandeza astronômica, Evolução estelar. 
Competências/Habilidades: Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente. Conhecer as forças de interações Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no gravitacionais entre corpos celestes, compreendendo os Universo efeitos sobre o planeta Terra. Debater sobre as condições de suporte à Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no vida em outros ambientes, levando em conta as adversidades encontradas, elementos essenciais para a manutenção da vida e tecnologias existentes. Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.). Compreender as teorias sobre a origem do Universo e da Terra.
Critérios de avaliação: Estabelece relações entre conceitos, compreende e interpreta textos científicos ou com informação científica, dados fornecidos em diversos suportes, conceitos, modelos e teorias.
Avaliação:
1) O planeta Terra é o _______________ do Sistema Solar mais próximo do sol, sendo classificado como um planeta ______________. A maior parte de sua superfície é composta por ______________ e sua camada externa é muito fina, recebendo a denominação de ____________________. Essa camada não é contínua, ao contrário do que ocorre em outros planetas, sendo segmentada em várias ___________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
a) quarto – rochoso – rochas – atmosfera – placas tectônicas
b) terceiro – comum – rochas – crosta terrestre – formas de relevo
c) quarto – joviano – água – atmosfera – camadas de ar
d) terceiro – rochoso – água – crosta terrestre – placas tectônicas
O planeta Terra é o terceiro do Sistema Solar mais próximo do sol, sendo classificado como um planeta rochoso. A maior parte de sua superfície é composta por água e sua camada externa é muito fina, recebendo a denominação de crosta terrestre. Essa camada não é contínua, ao contrário do que ocorre em outros planetas, sendo segmentada em várias placas tectônicas.
2) Assinale a alternativa que indica o movimento da Terra que é realizado de forma inclinada e que completa uma volta ao redor do eixo de sua eclíptica.
a) Precessão
b) Rotação
c) Translação
d) Nutação
O movimento em que a Terra realiza uma volta ao redor do eixo de sua eclíptica é chamado de Precessão ou também Precessão dos Equinócios ou, ainda, movimento precessional. Ele tem a duração de 25.770 anos e é capaz de antecipar a ocorrência dos equinócios, tendo pouco efeito sobre a vida prática das sociedades.
3) (SEED - Paraná 2007) Para se diferenciar um planeta (dos que são visíveis a olho nu) de uma estrela no céu noturno, algumas características devem ser levadas em conta. Considere as informações sobre o assunto e marque V se Verdadeiro ou F se Falso. (___)Por não produzirem luz própria, os planetas não cintilam como as estrelas.(___) Os planetas mudam de lugar no céu, aparecendo em cada época perto de constelações diferentes.(___) Cada planeta apresenta um brilho de cor diferente, e essas cores são diferentes das cores das estrelas.(___) Por estarem mais perto da Terra do que qualquer estrela, os planetas são os maiores astros que aparecem no céu. Assinale a alternativa correta. 
a) V,V,F,F.
b)F,F,V,V.
c)F,F,F,F.
d)V,V,V,V.
Os astros luminosos são as estrelas. Seu brilho depende da sua distância. Como só o Sol está próximo o suficiente, ele é a principal fonte de luz do Sistema Solar. As estrelas se mostram como pontinhos de luz, pois estão muito longe de nós. Os demais astros não tem luz própria. Estão incluídos nesta categoria planetas, satélites, asteroides e cometas.
O céu noturno tem aspectos diferentes ao longo do ano e este conhecimento observacional já existia na Antiguidade. Algumas constelações são observadas em determinadas estações e não em outras. Além do aspecto do céu noturno mudar ao longo do ano, o que vemos no céu também depende da latitude, ou seja, o aspecto do céu no mesmo momento é diferente em diferentes latitudes. Outra diferença importante entre os dois hemisférios está no movimento que observamos para as estrelas ao longo de uma noite pois elas giram em torno do polo norte celeste (no hemisfério norte) em sentido anti-horário e em torno do polo sul celeste (no hemisfério sul) em sentido horário.
o tom de cada planeta depende de sua composição e da forma como sua atmosfera absorve e reflete a luz solar, e temos planetas com cores semelhantes: a Terra é azul, assim como Netuno e Júpiter.
Os planetas grandes: Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos. Logo é a composição que define o tamanho dos planetas.
4) (C.M. Curitiba) Em nosso sistema solar, todos os astros estão em movimento. Esses corpos celestes não se espalham pelo universo porque são mantidos unidos pela força:
a) centrífuga.
b) forte.
c) gravitacional.
d) fraca.
Os corpos celestes não se espalham pelo universo em velocidade rápida devido a força gravitacional do sol, que mantém todos os corpos celestes do sistema solar na mesma orbita.
5) (CieBio) Sobre os planetas do sistema solar é INCORRETO afirmar que:
a) Mercúrio é o planeta mais perto do sol. É um planeta muito quente e rochoso.
b) Vênus é um dos planetas mais frios do sistema solar.
c) Marte é um planeta pequeno e seco. Tem uma superfície rochosa de cor vermelha.
d) Júpiter é o maior planeta do sistema solar.
Vênus é o segundo planeta mais perto  do sol e o mais quente do sistema solar. 
6) Em algumas noites, podemos ver luzes riscando o céu. Temos a impressão que são estrelas caindo.  São caracterizados por pequenos grãos de poeira que, ao se chocarem com a atmosfera da Terra, se incendeiam e se desintegram. Na realidade, são:
a) os meteoros.
b) satélites
c) lua
d) galáxias
As chamadas estrelas cadentes são, na verdade, meteoros, isto é, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se por causa do atrito com o ar.
7) Segundo pesquisas científicas realizadas até o momento, apesar de reunir condições bastante adversas à vida, Marte é o planeta do Sistema Solar com maior chance de abrigar seres vivos. Assinale a alternativa que indica uma característica de Marte necessária para possibilitar a sobrevivência humana no planeta.
a) Tamanho do planeta.
b) Temperatura muito abaixo de zero.
c) Pouco oxigênio na atmosfera.
d) Presença de água líquida.
A presença de água no estado líquido é fundamental para a existência de vida da forma como a conhecemos.
8) Assinale a alternativa que indica características dos planetas que estão relacionadas à sobrevivência humana fora da Terra.
a) Quanto mais distante o planeta estiver do Sol, maiores serão as chances de nele existirem atmosfera e água líquida.
b) A sobrevivência dos seres humanos seria facilitada em planetas com atmosfera rarefeita, com baixa pressão e pouca concentração de gases.
c) Planetas que estejam na zona habitável e que tenham água na forma líquida apresentam algumas das condições propícias à vida.
d) Planetas com baixa incidência de raios solares e sem água líquida, uma vez que é possível obter esse recurso a partir do gelo e cultivar plantas levadas da Terra, conseguem garantir a alimentação do ser humano.
A localização na zona habitável e a presença de água no estado líquido são características que um planeta precisa ter para permitir a existência da vida.
9) “A grande maioria dos astrônomos é favorável à ideia de que o Universo surgiu de uma gigantesca explosão ocorrida entre 10 a 20 bilhões de anos. Pouco depois dessa grande explosão, formaram-seos elementos constituintes básicos da matéria, que mais tarde tornaram-se as grandes unidades astronômicas hoje conhecidas: Planetas, Estrelas, Galáxias, etc.” Como se denomina a Teoria que admite o surgimento do Universo a partir de uma grande explosão?
a) Teoria da Acreção. 
b) Teoria do Big Bang. 
c) Teoria do Big Splach. 
d) Teoria do Big Crunch.
A teoria que explica a origem do Universo é a Teoria do Big Bang. O Universo teria se originado a partir de grande explosão por volta de 20 bilhões de anos atrás e a partir de então estaria em processo de expansão.
10) Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do Sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro. Sua descoberta aconteceu no ano de 1930 pelo astrônomo norte-americano Clyde Tombaugh, e o seu nome foi escolhido por uma garota de 11 anos em referência ao deus romano do submundo. Até o ano de 2006, a União Astronômica Internacional considerava Plutão como o nono planeta do sistema solar e, após uma convenção realizada no referido ano, foram estabelecidos e reavaliados os critérios necessários para definir o que é planeta ou não.
a) ser rochoso, possuir atmosfera e satélites naturais. 
b) ter aparência azulada, forma arredondada e achatado nos polos. 
c) ter água em estado líquido, possuir atmosfera e forma arredondada. 
d) girar ao redor de uma estrela, ser arredondado e não pode possuir vizinhos próximos dele.
A União Astronômica Internacional estabelece que um planeta anão é um corpo celeste que orbita o sol, tem massa suficiente para assumir uma forma quase redonda e não é uma lua. Em geral, planetas anões são menores que Mercúrio. Entre os principais diferenciais de planeta e planeta anão está a órbita. Os planetas anões, diferentes dos planetas, orbitam em zonas com objetos semelhantes e que podem cruzar-se em seu caminho em torno do Sol.

Outros materiais