Buscar

Avaliação Online 2

Prévia do material em texto

Avaliação Online 2
Fazer o teste novamente
Histórico de tentativas
	
	Tentativa
	Tempo
	Pontuação
	MAIS RECENTE
	Tentativa 1
	39 minutos
	20 de 20
 As respostas corretas estarão disponíveis em 15 jun em 0:00.
Pontuação desta tentativa: 20 de 20
Enviado 10 jun em 12:46
Esta tentativa levou 39 minutos.
 
Pergunta 1
2 / 2 pts
Ao discutirmos sobre o progresso da ciência, nos perguntamos: qual é o custo do desenvolvimento científico? Existe algum limite para a pesquisa? Devemos deixar o cientista livre para pesquisar de qualquer modo, em nome dos benefícios que a humanidade terá à sua disposição? Baseando-se nestes questionamentos, leia o texto abaixo e responda a questão.
 
“A Justiça Federal do Distrito Federal permitiu, em caráter liminar, que psicólogos possam tratar gays e lésbicas como doentes e possam fazer terapias de “reversão sexual” sem sofrer nenhum tipo de censura por parte do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Esse tipo de tratamento é proibido por meio de uma resolução editada pelo CFP em 1999, já que desde 1990 a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O CFP vai recorrer às instâncias superiores.
 
Na decisão, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho acata parcialmente o pedido de liminar da ação popular que requeria a suspensão da resolução 01/1999, na qual são estabelecidas as normas de conduta dos psicólogos no tratamento de questões envolvendo orientação sexual. O juiz mantém a resolução, mas determina que o Conselho Federal de Psicologia não impeça os psicólogos de promover estudos ou atendimento profissional, de forma reservada, pertinente à reorientação sexual, sem nenhuma possibilidade de censura ou necessidade de licença prévia.”
(Fonte: BASSETTE, Fernanda. Justiça permite tratar homossexualidade como doença. Revista Veja, 20 set. 2017. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/justica-permite-tratar-homossexualidade-como-doenca>. Acesso em: 30 out. 2018)
 
A partir de seu conhecimento sobre progresso da ciência e ética profissional, analise o texto acima e assinale a opção correta.
  
Não são necessárias ações na justiça para tratar de temas polêmicos; basta o diploma em instituição credenciada pelo MEC.
 
  
Todo profissional deve entrar com ações na justiça para fazer procedimentos considerados antiéticos.
 
  
Quando a justiça autoriza um procedimento, todo profissional deve fazer uso de suas determinações sem prejuízo à ética profissional.
 
  
Toda atuação profissional tem como compromisso ético seguir as determinações que são consenso entre os pesquisadores e as normas que representam imperativos de sua conduta.
 
  
O profissional deve atuar de acordo com a sua consciência e religião, fazendo o que sua religião permite sem se preocupar com a ética.
 
A definição de ética profissional trata da conduta na atuação do profissional que tem um compromisso com a academia, com o Estado laico e com a ciência.
 
Pergunta 2
2 / 2 pts
“A Bioética tem como objetivo criticar a postura demasiada antropocêntrica do homem, que se coloca em um lugar privilegiado em detrimento das outras espécies, das quais dependemos para viver”. (NAPOLI, Francesco. Livro Cidadania e Ética, 1ª edição, 2019).
Por que devemos nos descolar da leitura antropocêntrica?
  
Para evitar o fim do capitalismo.
 
  
Para evitar a destruição do planeta Terra.
 
  
Para promover o progresso.
 
  
Para evitar a autodestruição.
 
  
Para evitar a destruição da natureza.
 
Conforme apresentado na Unidade 4, tópico 4.3 Temas contemporâneos da bioética.
A visão antropocêntrica, na qual o ser humano se coloca em um lugar privilegiado em detrimento das outras espécies, vai levá-lo à autodestruição e não à destruição do planeta.
 
Pergunta 3
2 / 2 pts
“A ética nos permite refletir sobre o aborto e a eutanásia de uma perspectiva filosófica. Dessa forma, podemos ultrapassar a visão religiosa e adentrar a realidade de modo mais incisivo. O aborto pode ser discutido com base em preceitos religiosos, mas essa discussão acaba por negligenciar um fator que tem urgência em nossa sociedade atualmente: antes de tudo, o aborto deve ser encarado como uma questão de saúde pública”. (NAPOLI, Francesco. Livro Cidadania e Ética, 1ª edição, 2019. p. 61).
Por que o aborto deve ser considerado uma questão de saúde pública?
  
Porque o aborto é considerado crime.
 
  
Porque é um tema espinhoso na política, principalmente próximo de ano eleitoral.
 
  
Porque os homens devem ter consciência que o direito à maternidade é da mulher.
 
  
Porque a vida existe a partir da concepção.
 
  
Porque a prática do aborto continuará a existir e muitas mulheres vão passar por situações de perigo devido à precariedade no atendimento ilegal.
 
Conforme apresentado na Unidade 4, tópico 4.3.1 Bioética do aborto à eutanásia.
É uma questão de saúde pública porque as clínicas clandestinas podem ser insalubres. As mulheres de baixa renda que utilizam esses serviços correm sério risco.
 
Pergunta 4
2 / 2 pts
O Iluminismo, também conhecido como Esclarecimento ou Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII. Por meio dele, a modernidade formulou as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade por meio do republicanismo e da democracia.
 
Um dos principais teóricos do Iluminismo é Immanuel Kant. Como ele caracteriza o Iluminismo?
 
Marque a opção correta:
  
Como o surgimento de uma mentalidade subjetiva voltada para o logos, adquirida por meio de um movimento introspectivo.
 
  
Como um movimento pré-socrático com influências cartesianas, que chegou no século XVIII com toda a força e com o intuito de quebrar barreiras.
 
  
Como um movimento ultraconservador que pretendia retomar as bases da moral e dos bons costumes para todos os cidadãos.
 
  
Como um movimento de emancipação do homem de seus tutores em direção a uma autonomia, o que caracterizaria a maioridade da razão.
 
  
Como a Idade das Trevas, na qual as ideias são obscuras em uma continuidade da Idade Média, na qual a Igreja Católica tinha poder político.
 
Kant caracterizava o Iluminismo ou o Esclarecimento como a maioridade da razão.
 
Pergunta 5
2 / 2 pts
Leia atentamente o texto abaixo:
 
É importante ressaltar que o conceito de Estado Laico não deve ser confundido com Estado ateu, tendo em vista que o ateísmo e demais manifestações de “não crença” também se incluem no direito à liberdade religiosa. No conceito de liberdade religiosa, inclui-se a liberdade de ter uma crença e a de não ter uma crença. Assim sendo, confundir Estado laico com Estado ateu é privilegiar essa crença (ou não crença) em detrimento das demais.
(RIBEIRO, Amarolina. Estado laico e Estado religioso. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/estado-laico-estado-religioso.htm>. Acesso em: 06 nov. 2018).
 
Qual das assertivas abaixo pode ser considerada um desdobramento dos argumentos contidos no texto?
  
Em um Estado laico, cada estado da União tem a legislação própria para a questão religiosa.
 
  
No Estado laico, há tolerância religiosa somente em templos e locais predeterminados.
 
  
O Estado laico prevê a obrigatoriedade do ensino do cristianismo nas escolas públicas e particulares.
 
  
Portanto, no Estado laico, há a proibição de cultos e seitas de matriz africana, permitindo-se somente religiões cristãs.
 
  
O Estado laico não adota nenhuma religião como oficial, mantendo a neutralidade em matéria confessional e a equidistância entre os cultos.
 
A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e às suas liturgias.
 
Pergunta 6
2 / 2 pts
Leia atentamente o trecho a seguir:
A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, cometeu uma grande gafe durante sua visita à cidade de McAllen, no Texas, para conhecer de perto a situação de imigrantes menores de idade separados de seus pais.
Melaniausou um casaco verde com os dizeres “Eu realmente não me importo, e você?” estampados nas costas ao embarcar em um avião na Base Aérea de Andrews, em Washington D.C.
A frase foi vista como insensível nas redes sociais e na imprensa internacional. Ainda assim, Melania insistiu em usar o casaco novamente ao desembarcar de volta em Washington.
A equipe de assessores da primeira-dama insistiu que não havia nenhum significado oculto por trás da escolha da roupa. “Depois da importante visita de hoje ao Texas, espero que a imprensa não escolha se concentrar em sua vestimenta”, disse a diretora de comunicação de Melania na Casa Branca, Stephanie Grisham, em um comunicado.”
(MELANIA usa casaco com frase ‘eu não me importo’ em visita à fronteira. Veja, 21 jun. 2018. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/melania-usa-casaco-com-frase-eu-nao-me-importo-em-visita-a-fronteira/>. Acesso em: 06 nov. 2018)
Considerando que a política é o serviço em vista do bem comum visando à promoção à dignidade e aos direitos de todos, analise as assertivas:
I. O bem da coletividade deve sempre prevalecer sobre interesses de grupos particulares que monopolizam a função política, colocando-a apenas em vista do bem particular.
II. A política deve ser entendida como exercício da cidadania, e que os eleitos entendam que assumem um serviço em prol do povo e, de modo especial, do bem comum.
III. A falta de moralidade política são justificados quando não há intencionalidade.
(Adaptado de PARRON, Joaquim. Ética, cidadania e política. Gazeta do Povo, 18 ago. 2014. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/etica-cidadania-e-politica-ecb6p8n9dt4r8ta059e8ysjf2>. Acesso em: 06 nov. 2018)
Estão corretas as assertivas:
 
  
I apenas.
 
  
II apenas.
 
  
I, II e III.
 
  
I e II.
 
  
I e III.
 
De uma perspectiva ética, a política é considerada o serviço em vista do bem comum, promovendo a dignidade e os direitos de todos, sem distinção de raça, credo ou etnia, e a ausência de intenção não pode ser justificativa para alguém que está desempenhando um papel na esfera pública.
 
Pergunta 7
2 / 2 pts
Sobre as definições de esquerda e direita, marque a opção correta.
  
Esquerda e direita são duas faces da mesma moeda, composta por políticos corruputos que não nos representam.
 
  
Esquerda e direita são regras de um seguimento religioso praticadas por seus seguidores.
 
  
A moral orienta como se vestir em público, e a ética é constituída pelas regras de comportamento político de um lugar específico.
 
  
Esquerda e direita são iguais e não se distinguem, sendo conceitos filosóficos que permanecem até nossos dias de maneira inalterada, já que o certo e o errado nunca mudam e devem ser seguidos por toda a sociedade.
 
  
Esquerda e direita são dois lados de um espectro político que tem muitas nuances.
 
O espectro político formado por direita e esquerda permite identificarmos posicionamentos quer vão da extrema direita, passando pela direita até o centro direita que está próximo do centro esquerda, a esquerda e a extrema esquerda.
 
Pergunta 8
2 / 2 pts
Marque a alternativa correta:
 
No século XVIII, a partir da Europa, acontecia um movimento intelectual que viria a influenciar de modo definitivo a história do Brasil.
Também conhecido como movimento das luzes, rejeitava-se a herança medieval, o que levou esse período a ser chamado de Idade das Trevas.
Os pensadores desse movimento defendiam a limitação dos privilégios do clero e da Igreja, bem como o uso da ciência para questionar as doutrinas religiosas.
 
O movimento em questão levou o nome de:
  
Liberalismo.
 
  
Absolutismo.
 
  
Iluminismo.
 
  
Despotismo esclarecido.
 
  
Renascimento.
 
O Iluminismo foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII.
 
Pergunta 9
2 / 2 pts
Leia com atenção:
Artigo 19.º
Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, este direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar, receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras.
Fonte: DECLARAÇÃO Universal dos Direitos do Homem. Unidos pelos Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.unidosparaosdireitoshumanos.com.pt/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights/articles-11-20.html>. Acesso em: 19 nov. 2018.
 
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Fonte: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 19 nov. 2018.
 
Sobre os artigos acima, é correto afirmar que:
  
A liberdade de pensamento não pode ser considerada um direito, e sim um ato de rebeldia.
 
  
A liberdade de expressão no Brasil se limita à esfera jurídica, sem interferência na vida privada.
 
  
Somos livres para nos expressarmos somente pela internet, onde não há controle do Estado.
 
  
A liberdade de pensamento e expressão é um direito garantido por lei, sendo, portanto, inviolável e deve ser respeitado.
 
  
As manifestações políticas devem ser coibidas e censuradas na esfera pública.
 
A. A Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Constituição Federal de 1988 garantem o direito à livre expressão em forma de documento inquestionável.
 
Pergunta 10
2 / 2 pts
Tenha coragem em servir-te de teu próprio entendimento! Este é o mote do Esclarecimento. Preguiça e covardia são as causas que explicam por que uma grande parte dos seres humanos, mesmo muito após a natureza tê-los declarado livres da orientação alheia, ainda permanecem, com gosto e por toda a vida, na condição de menoridade.
Fonte: KANT, Imannuel. O que é o esclarecimento? In: KANT, Imannuel. Textos Seletos. Trad. Floriano de Souza Fernandes. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 63-71.
 
O que caracteriza essa “menoridade” na visão kantiana?
 
Assinale a assestiva correta:
  
O entendimento precoce da finitude humana.
 
  
O argumento de que o homem é um ser racional e político.
 
  
A necessidade de realizar feitos memoráveis.
 
  
A coragem de expor seus conflitos pessoais.
 
  
Uma incapacidade de usar seu próprio entendimento sem um tutor ou guia.
 
Em Kant, a menoridade se caracteriza por passividade e falta de discernimento diante das questões essenciais.
Pontuação do teste: 20 de 20
Anterior
Detalhes da última tentativa:
	Tempo:
	39 minutos
	Pontuação atual:
	20 de 20
	Pontuação mantida:
	20 de 20
Mais 1 tentativa disponível
Fazer o teste novamente
(Será mantida sua pontuação mais

Continue navegando