Buscar

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL II
PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO
1 - Os processos licitatórios são passíveis de recursos, de acordo com a legislação, possibilitando aos interessados promoverem questionamentos dos atos realizados no decorrer do processo. No que diz respeito aos recursos administrativos admitidos na licitação, analise as sentenças a seguir:
I- A legislação garante o direito à petição, garantindo o controle legal e legítimo do processo, permitindo o recurso administrativo hierárquico.
II- É dever do Estado dar continuidade ao processo licitatório, cabendo ao licitante o direito de acionar o Judiciário, nos casos administrativos.
III- É garantido ao licitante requerer a suspensão, anulação e o cancelamento do processo licitatório, quando entender que esteja sendo lesado.
IV- São admitidos os recursos de representação e pedido de reconsideração, bem como a impugnação ao edital, por parte dos interessados na licitação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças I e II estão corretas.
B - As sentenças II e III estão corretas.
C - As sentenças III e IV estão corretas.
D (X) - As sentenças I e IV estão corretas.
2 - A fase de habilitação é a destinada a verificação das condições dos licitantes para a execução do contrato. Nesta etapa, verificam-se os documentos entregues. Sobre a finalidade desta etapa, assinale a alternativa CORRETA:
A - Verificar qual é a melhor proposta.
B (X)- Verificar se são preenchidos os requisitos mínimos dos contratantes para execução do contrato.
C - Verificar a idoneidade moral e financeira dos licitantes.
D - Verificar o custo apresentado por cada licitante a fim de decidir acerca da melhor proposta.
3Se por razões de legalidade ou de conveniência e oportunidade, o edital for alterado pela Administração Pública de ofício ou em razão de impugnação, ou, ainda, se for necessária a inclusão de esclarecimentos de magnitude tal que materialmente alterem o edital, o que se impõe?
A - A republicação do edital apenas se impõe em casos de mandado de segurança.
B - Somente a republicação do edital sendo mantido o prazo para entrega dos envelopes.
C (X) - Republicação do edital e reabertura de prazo para entrega dos envelopes.
D - Em casos de inclusão de esclarecimentos como se trata de mero procedimento administrativo não é exigível, por força de lei, a republicação do edital.
4 O princípio da publicidade tem relevante papel nos procedimentos licitatórios, propiciando democraticamente a transparência dos atos administrativos, impulsionados nas fases do processo de licitação. Além desse princípio, outros também deverão ser respeitados, fazendo com que as partes envolvidas sejam atendidas nos seus pleitos, dentro dos trâmites legais exigidos para a situação. A lei também garante ao participante do processo licitatório, argumentar sua defesa caso se sentir prejudicado em algum momento do processo, podendo fazê-lo na fase administrativa e, posteriormente, na judicial. Em se tratando de recursos judiciais, decorrentes de atos administrativos realizados em processo licitatório, analise as sentenças a seguir:
I- Existe uma possibilidade de propor anulação de atos administrativos que ferem os princípios da gestão pública, através da chamada ação popular.
II- O mandado de segurança é o instrumento jurídico correto para ingressar com processo judicial, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa, diante da prática de abuso de poder praticado pela autoridade pública.
III- A ação civil pública é de competência do Ministério do Planejamento e busca equalizar o orçamento anual do Poder Executivo.
IV- A ação popular poderá ser utilizada durante o período em que o processo licitatório estiver em andamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A (X) - As sentenças I e II estão corretas.
B - As sentenças II e III estão corretas
C - As sentenças III e IV estão corretas
D - As sentenças I e IV estão corretas.
5 A legislação veda qualquer tipo de direcionamento de licitante por parte da administração pública, sendo que, quando é realizada a publicação do edital de licitação, é possível analisar seu conteúdo, verificando possíveis irregularidades. Sobre situações de indicativo de direcionamento previsto na legislação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A legislação veda a realização de licitações em que o objeto não possui similares no mercado; assim como proíbe preferências ou privilégios de domicílio.
(    ) É vedado indicar marca do objeto licitado e efetuar comparações criteriosas de características ou especificações de objetos de outras empresas em que atua.
(    ) É proibido à administração indicar no edital de licitação qualquer tipo de vantagem ou preferência a empresas enquadradas no regime do simples nacional.
(    ) Não deve a administração pública licitar produtos e serviços em grande quantidade, visando à economicidade dos recursos públicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F - F - V - V.
B - F - V - V - F.
C - V - F - F - V.
D (x)- V - V - F - F.
6 O Capítulo V da Lei nº 8666/93 trata dos Recursos Administrativos, que podem ser definidos, em sentido amplo, como todo aquele dirigido à Administração com o objetivo de provocar o reexame de um ato praticado pelo Poder Público. São três as modalidades de recursos previstas no art. 109 da referida Lei: recurso administrativo hierárquico, representação e pedido de reconsideração. Acerca do pedido de reconsideração, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O pedido de reconsideração deve ser direcionado à própria autoridade que proferiu a decisão.
PORQUE
II- Em face de decisão de Ministro de Estado, Secretário Estadual ou Municipal, considera-se o licitante inidôneo para participar de licitação ou para celebrar contrato com a administração e pretende-se a alteração do seu entendimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
A (x) - As duas asserções são proposições verdadeiras.
B - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C - As duas asserções são proposições falsas.
D - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
7A administração pública realiza uma maior abrangência ao quesito da publicidade quando os atos são praticados na modalidade de concorrência, conforme preconiza a legislação. Dependendo da situação, a modalidade da concorrência é de utilização obrigatória, independente de valor. Sobre os critérios de uso da concorrência em razão da natureza do objeto, assinale a alternativa CORRETA:
A (X) - É obrigação da administração pública realizar a concorrência nas compras e alienações de bens imóveis, nas concessões de uso real e nas licitações internacionais.
B - A administração pública poderá, ao seu critério, quando achar relevante e de interesse público, requerer a diminuição dos prazos de apresentação das propostas elegendo um prazo de 20 dias para a efetiva exigência.
C - Cabe à administração pública efetuar a concorrência nas compras e alienações de bens móveis e imóveis, nas licitações internacionais e nos contratos de empreitada parcial.
D - É dever da administração pública executar a concorrência nas obras e serviços de engenharia com recursos federais, nas alienações de bens móveis e nas concessões de serviços públicos.
8O procedimento licitatório pode padecer de vícios de irregularidade ou ilegalidade. Nesses casos, a autoridade competente deverá promover a anulação do certame, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. Acerca da anulação, assinale a alternativa CORRETA:
A (x) - A anulação gera efeitos retroativos (ex tunc), atingindo toda licitação, inclusive o contrato.
B - A anulação da licitação dá-se somente em razão de violação do princípio da moralidade e impessoalidade.
C - A anulação da licitação não cabe ampla defesa por se tratar de ilegalidade.
D - A anulação da licitação por ilegalidade gera a obrigação de indenizar.9Com relação aos efeitos e às consequências dos recursos licitatórios, em regra, são devolutivos ou suspensivos. Quanto à diferenciação dos efeitos suspensivo e devolutivo, assinale a alternativa CORRETA:
A - O efeito devolutivo tem o efeito de devolver a matéria a ser apreciada e interrompe o prosseguimento do processo.
B (x) - O efeito suspensivo produz a interrupção do processo até que haja a decisão final, enquanto que o devolutivo devolve a matéria para apreciação sem interromper a continuidade do processo.
C - O efeito devolutivo apenas pode, pela discricionariedade, ser declarada pelo administrador público cujo ato deve ser devidamente motivado.
D - Aos recursos para os quais forem atribuídos efeito suspensivo o prazo de prescrição corre normalmente.
10 Quanto à legitimidade para propor a impugnação do Edital de Licitação, pode ser tanto o cidadão comum como os licitantes, a partir da publicidade do extrato do edital ou do convite. Acerca da diferenciação da impugnação proposta pelo licitante e cidadão comum, assinale a alternativa CORRETA:
A Em obediência ao princípio da isonomia, o recurso de impugnação de edital quando proposto tanto cidadão comum como pelo licitante possui efeito suspensivo.
B - A diferenciação da impugnação do edital quando proposta pelo cidadão comum ou licitante é relativo ao tipo de pedido a ser feito. Para o cidadão comum, o pedido dispensa a presença de advogado enquanto que para o licitante é obrigatória.
C - Em caso de efeito suspensivo, quando o recurso é interposto pelo cidadão comum, o processo licitatório segue o andamento.
D (x) - Quanto ao recurso de impugnação ao edital de licitação há diferenciação quanto ao prazo para sua interposição. Se feito pelo cidadão comum, o prazo será de cinco dias antes da abertura das propostas, e se pelo licitante até dois dias úteis antes da abertura das propostas.

Continue navegando