Buscar

CAP 11, 12 E 13 EXERCICIOS RESOLVIDOS FUNDAMENTOS DE ECONOMIA MARCO ANTONIO SANDOVAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPITULO 11, 12 E 13
ECONOMIA POLITICA
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA-MARCO ANTONIO SANDOVAL
1) O que é Inflação? Conceitue inflação de demanda e de custos, explicando suas principais motivações.
2) O que é inflação inercial?
3) Cite as principais distorções causadas por altas taxas de inflação.
4) O que é um índice inflacionário? Qual seu objetivo?
5) Qual é uma das consequências mais claras de todo o processo inflacionário. Explique.
6) Sobre taxas de câmbio:
a) Defina taxa de câmbio.
b) Defina regime de câmbio fixo, câmbio flutuante e “flutuação suja”.
7) De que variáveis dependem as exportações e as importações de um país? Indique se essas variáveis são direta ou inversamente relacionadas às exportações e importações.
8) Sobre o Balanço de Pagamentos:
a) Defina serviços de fatores e serviços não-fatores.
b) Quais os itens componentes da conta Capital e Financeira?
c) Quais os itens da Balança Comercial.
d) Explique as Transferências Unilaterais.
9) Descreva as funções alocativa, distributiva e estabilizadora do setor público.
10) Em matéria de tributação, o que afirmam:
a) O Princípio do Benefício?
b) O Princípio da Capacidade de Pagamento?
11) O que caracteriza uma Estrutura Tributária progressiva e regressiva.
12) Quanto aos conceitos:
a) Defina Déficit Total e Déficit Primário do Setor Público.
b) Bem público e bem privado.
 RESPOSTAS
1. A inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços. Desta maneira, temos dois tipos de inflação, a inflação de demanda e a inflação de custos, a primeira refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços, quando há um aumento da demanda com a economia já em plena capacidade (por decorrência do pleno emprego). Já a inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta, o nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam.
2. A inflação inercial é o processo automático de realimentação de preços, ou seja, a inflação corrente decorre da inflação passada, perpetuando uma inércia ou memória inflacionária.
3. As principais distorções ocasionadas por altas taxas de inflação são: os seus efeitos sobre a distribuição de renda, efeitos sobre o balanço de pagamentos, efeitos sobre o mercado de capitais e efeitos sobre as expectativas empresariais.
4. Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação e tem por objetivo medir a variação dos preços e o impacto no custo de vida das famílias.
5. Uma das consequências mais claras do processo inflacionário é de que a classe trabalhadora e, em geral, aqueles que dependem de rendas fixas sofrem perda do poder aquisitivo.
6. A) A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países.
B) Câmbio fixo é um regime cambial onde o valor da moeda local é fixado em paridade com outra moeda estrangeira ou valor de referência, como o do ouro. No Brasil, o câmbio fixo já foi usado, tendo sempre o Dólar como âncora cambial. Já o Câmbio flutuante tem se que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. O valor das moedas estrangeiras flutua de acordo com a oferta e a demanda no mercado. E por fim, a Flutuação suja, ou Dirty float, é o termo usado para determinadas medidas e decisões tomadas pelo Banco Central de um país a respeito de sua moeda, o que afeta sua a taxa de câmbio diretamente.
7. As importações e exportações de um país dependem das seguintes variáveis *considerando o dólar como como moeda estrangeira*: os preços externos em dólares, preços internos em reais, taxa de câmbio (reais por dólares), renda mundial e subsídios e incentivos às exportações.
8. A) A Balança de Serviços integra a conta do balanço de pagamentos de um país onde são registradas determinadas transações com o exterior. Ela pode ser dividida em Serviços de Fatores (onde são contabilizados os pagamentos efetuados e recebidos do exterior derivados dos fatores de produção) e Serviços
de Não Fatores (onde são levados em conta os pagamentos e recebimentos de fretes e seguros dos produtos importados, dentre outros).
B) Existem duas contas que resumem as transações econômicas de um país, sendo a conta capital e financeira uma delas, sendo que esta registra principalmente transferências de patrimônio por migrantes entre países, enquanto a conta financeira tem quatro subcontas: Investimento Direto, Investimento em Carteira, Derivativos e Outros Investimentos.
C) A balança comercial de um país tem relação direta com o Produto Interno Bruto (PIB). À medida que aumenta a produção e exportação de um país, o seu PIB acompanha esse crescimento e, quando as exportações passam por declínio, ocorre queda no Produto Interno Bruto do país.
D) A transferência unilateral se dá quando apenas um dos dois envolvidos estará disposto a exercer suas responsabilidades essas transferências compõem, principalmente, doações e remessas de dinheiro de um país que não possuem características comerciais.
9. Pode-se classificar as atribuições do governo em três categorias: · Função Alocativa: Estabelece o fornecimento de bens públicos à população; · Função Distributiva: Realiza ajustes na distribuição de renda, tornando-a mais justa; e · Função Estabilizadora: Procura melhorar o nível de empregos, estabilizar os preços e obter uma taxa razoável de crescimento econômico.
10. A) O Princípio do Benefício é a conceituação teórica que trata da proporcionalidade entre os benefícios recebidos e o valor pago por eles. Na teoria do benefício, os níveis de tributação são determinados automaticamente, porque os contribuintes pagam, proporcionalmente, para o governo pelos benefícios que recebem.
B) No Princípio da Capacidade de pagamento cada indivíduo deve contribuir segundo sua capacidade contributiva. Neste conceito, seria aplicada a progressividade dos tributos, ou seja, aqueles com maiores rendas seriam tributados com alíquotas maiores do que aqueles com menores rendas.
11. Progressivo: participação dos impostos de renda dos indivíduos aumenta conforme a renda aumenta; Regressivo: participação dos impostos de renda dos indivíduos diminui conforme a renda aumenta; Neutro: participação dos impostos de renda dos indivíduos é igual ou independe do nível de renda.
12. A) Um déficit acontece quando um recurso fica abaixo do valor que deveria estar, ou seja, significa que uma despesa está maior que uma receita, indicando um resultado negativo. Um déficit é sinônimo de uma escassez ou perda, e é o oposto de quando existe um superávit. O déficit primário representa o resultado negativo nas contas do governo desconsiderando os juros da dívida pública.
B) Os bens públicos são aqueles não-excludente e não-rival, já o bem privado são bens que têm característica do uso ser individual, ou seja, o consumo de uma pessoa exclui o consumo da outra.

Continue navegando