Buscar

o design como estratégia na gestão empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro estudante,  
o design como estratégia na gestão empresarial é imprescindível para que possamos ter subsídios para compreender como se desenvolve a cadeia produtiva, desde seu escopo e concepção até o produto pronto.  
Kotler (2000) ressalta que o desenvolvimento de novos produtos é um processo que envolve desde a geração da ideia, tendo como ponto de partida “as necessidades e desejos dos clientes”, passando à seleção dentre as apresentadas, perseguindo um conceito para o novo produto que estimule os consumidores potenciais a comprá-lo, selecionando estratégia compatível e analisando o projeto em função das metas de lucro da organização. Após estes passos, a empresa passa às fases de desenvolvimento do produto, teste no mercado e, por fim, à comercialização  
O perfil do designer, portanto retrata, um caráter multi e interdisciplinar que pode representar todo o diferencial em uma organização pela maximização dos processos, por meio de planos estratégicos que viabilizam toda a cadeia produtiva.  
Considerando o contexto acima, apresente quais e como ações no âmbito de gestão de design podem contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos.  
  
Referência: 
https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/2503/1531 
MOZOTA, Brigitte B. de. Gestão do design. Porto Alegre, Bookman 2011. E-book 
Gestão de design trata justamente de acabar a história de contratação de designer apenas para desenvolver uma marca gráfica ou fazer uma caixa quando o produto estiver pronto. A ideia é fazer um diagnóstico, fazer sugestões de design estratégico em todas as áreas, atividades, processos, produtos, conceitos, culturas e quaisquer outros aspectos possíveis. Injetar design no sangue da empresa. Do estágio embrionário ao final do ciclo de vida, o projeto, planejar e desenvolver os novos produtos da empresa. Escolha de materiais, tecnologia de fabricação, comportamento do consumidor, função, inovação e informações.
Exemplos: O design pode ajudar a encontrar as melhores soluções para o ambiente de trabalho / produção e / ou atendimento ao cliente, de forma a criar um ambiente psicológico ideal, melhorar o fluxo de materiais e pessoal, comunicar corretamente o espaço, comunicar com a empresa e reduzir custos (com uso de natural iluminação, escolha adequada de móveis, etc.).
Atualmente, o design começa a ser incorporado ao ambiente de negócios, avaliando a natureza interdisciplinar da resolução de problemas, tornando-se um poderoso aliado na gestão da marca.
O design como estratégia de gestão é algo ainda relativamente novo e, como
Sabemos tudo o que é novo pode causar um pouco de espanto ou estranhamento. Por isso, há que se ter paciência, empenho, determinação e audácia. É preciso ter consciência de que a gestão do design representa custo-benefício mediante os pequenos êxitos cotidianos, como a redução de tempo de produção, a melhor utilização da matéria-prima, a diminuição de estoques, a extinção do hábito de copiar e, consequentemente, o aumento nas vendas, quando os pequenos passos se tornam decisivos para uma caminhada sólida e promissora.

Continue navegando