Buscar

IDENTIDADES E CULTURA SURDA

Prévia do material em texto

FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS
INSTITUTO E PROGRAMA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO DO RN
AMÉLIA VICENCIA MELO DA CRUZ
	
 IDENTIDADES E CULTURA SURDA
CEARÁ-MIRIM - RN
2020
AMÉLIA VICENCIA MELO DA CRUZ
IDENTIDADES E CULTURA SURDA
Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Introdução a cultura a e identidade surda no curso de Pós Graduação em LIBRAS. 
Orientação: Prof.ª Gabriella Santos
CEARÁ-MIRIM - RN
2020
IDENTIDADES E CULTURA SURDA
A partir de algumas leituras sobre a temática em questão, podemos constante que, o surdo esta inserido no meio social de diversas formas, tanto pelo meio ouvinte, quanto por sua forma de expressão sendo ele conhecedor ou não da linguagem de sinais. O surdo cria sua própria identidade por meio de sua comunicação, podendo assim interagir com o mundo a sua volta.
Deparamo-nos com alguns uns pontos essências para o desenvolvimento social do surdo. Pontuaremos de 3 ( três ) formas, sendo a primeira a identificação, que se da diretamente pela forma de expressão, e pode ser a Híbrida que compreende o grupo de pessoas que nasceram ouvintes ou, por causas diversas, tornaram-se Surdos. Ou Flutuante que abrange os Surdos que não frequentam a Comunidade Surda. A segunda vem a ser a cultura, pois a cultura implica falar sobre costumes, valores, ideias e comportamentos, adotados por uma sociedade ou um grupo específico. A terceira é tal importante quantos as demais, pois vem a ser a comunidade, a que não é composta apenas por surdos, mas, por pessoas que abraçam a causa e lutam lado a lado com os surdos, sejam por meio de federações, confederações ou movimentos chegando ali a um conceito de igualdade na qual o surdo deve estar inserido. 
Em nosso estado o rio grande do norte, na capital natal, contamos com o apoio de algumas instituições tais como cas/rn (centro de atendimento às pessoas com surdez), suvag/rn (centro de saúde auditiva) e a asnat (associação de surdos de natal), para que possamos caminhar lado a lado com todos. 
Fazer com que os avanços continuem não é fácil, pois precisamos contar com o apoio tanto da família quanto da sociedade, pois são partes fundamentais para o avanço de toda a comunidade, não apenas os surdos, mais também de todos os colaboradores.

Continue navegando