Buscar

recursos acessíveis a serem utilizados no Projeto Pedagógico

Prévia do material em texto

Universidade Federal do ABC – UFABC
Especialização em Educação Especial e Inclusiva
PROJETOS PEDADGÓGICOS ACESSÍVEIS
Docente: Carlos Eduardo Rocha dos Santos
2022 
 
ATIVIDADE AVALIATIVA 3 – AULA 4
Cursista: Nisvaldo A. Santana
Tutor/a: 
Data: 15/08/22
Descrever, detalhadamente, os recursos acessíveis a serem utilizados no Projeto Pedagógico Acessível que será entregue ao final da disciplina.
.
Os brinquedos manuais são responsáveis por estimular e desenvolver importantes aspectos na fase de crescimento das crianças, a partir de desenhos de objetos do cotidiano, as crianças farão associações lógicas enquanto se divertem jogando. Percepção visual e tátil, comunicação e socialização e a criatividade, são alguns dos aspectos que este tipo de material auxilia a aprimorar. 
Copiei o modelo de cartas de dominó. Os desenhos ficam um ao lado do outro, após confeccionar todos as imagens realizei a impressão, o próximo passo foi plastificar cada carta do jogo para serem mais resistentes, depois recortei as cartas de dominó e deixei reservadas.
“É uma abordagem profundamente humana, que depende da habilidade de ser intuitivo, de interpretar o que se observa e de desenvolver ideias que são emocionalmente significativas para aqueles para quem se está trabalhando – habilidades que você, como educador, já possui e utiliza ” (IDEO, 2014, p. 14).
Tenho amigo marceneiro, onde pude acompanhar o trabalho deles e utilizar algumas ferramentas, percebi que alguns materiais que ele jogava fora dava para ser reutilizado, pedi para ele aquelas peças para que eu montasse o dominó, utilizei MDF, fiz os devidos ajustes em sua máquina de corte para que todas as peças saíssem iguais. Após cortar todas as peças colei as figuras plastificadas em cada MDF.
O jogo ficou muito divertido e prático para uso, os estudantes acompanharam todo o momento de montagem do jogo.
“O importante de ressaltar neste momento, no entanto, é que o processo de ouvir, criar e implementar é contínuo e deve ser realizado junto aos usuários para quem a solução vem sendo elaborada, de maneira que se chegue um modelo que seja apto a ser implementado na realidade.” (UNIVESP, 2017, p. 05).
 Momento da colagem das peças no MDF
Interação entre os estudantes com o jogo, há dois jogos um da memória e outro dominó, ambos tem figuras de animais e sinais em Libras.
Referências
VIGOTSKI, L. S. LURIA, A.R. & LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
ARANÃO, Ivana Valéria Denófrio. A matemática através de brincadeiras e jogos. Campinas: Papirus, 2011.
KAMII, Constante; DEVRIES, Rheta. Jogos em grupo na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MIRANDA, Simão de. Oficina de ludicidade na escola. Campinas: Papirus, 2013
LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez, 2011.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Tradicionais Infantis: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes 1993. 
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
UNIVESP, Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Orientações para o desenvolvimento de projetos integradores, 2017. São Paulo: UNIVESP, 2017.
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.jpeg
image1.jpeg
image2.png
image11.png

Continue navegando