Buscar

sistema articular.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O sistema articular é formado pelas articulações do corpo humano que são estruturas que promovem diversos movimentos do nosso corpo. Qual a função do sistema articular? O sistema articular é o responsável por unir os ossos do esqueleto e as cartilagens , ou seja, ele é o ponto de encontro dos ossos que possibilitam que eles se movimentem sem serem deslocados.
Classificação
 Estruturais e funcionais 
Estruturais 
fibrosas, cartilaginosas, sinoviais - presença ou não de espaços que articulam 
Funcionais 
Sinartrose ( imóvel), anfiartrose ( levemente móvel), diartrose ( livremente móvel) – o grau de movimento.
1 slide _ O sistema articular é formado pelas articulações ou junturas. Essas estruturas podem ser definidas como o local de conexão existente entre dois ou mais ossos. As articulações, garantem, portanto, a união e a movimentação dos ossos, permitindo que nosso esqueleto permaneça estável independentemente da atividade que realizamos.
2 slide _ A articulação fibrosa é conhecida como sinartrose ou articulação imóvel. A mobilidade dessa articulação é bastante reduzida ou inexistente , porém apresenta certa elasticidade. Ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de impacto. Ela pode ser classificada em suturas e sindesmoses, as suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio, já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula e entre o rádio e a ulna.
tem os gonfoses também, que é um termo de anatomia para a articulação específica entre os dentes e seus receptáculos, os alvéolos dentários.
3 slide_ Articulação Cartilaginosa: Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. Ex.: ossos do quadril e entre as vértebras.
4 slide _ Sinoviais 
 são articulações que mais permitem mobilidade móveis do nosso corpo e possui uma estrutura mais complexa, tendo umas características específicas. Os ossos de uma articulação sinovial são revestidas por uma membrana chamada cápsula articular. 
A cápsula articular Ela é formada por duas membranas, uma mais externa, espessa e fibrosa e uma continua com peridonto . E outra interna , delgada e fina chamada, membrana sinovial. 
E dentro dessa cápsula sinovial tem um espaço chamado cavidade articular, esse espaço é preenchido por um líquido que é denominado líquido sinovial. Ele é um líquido lubrificante que é produzido pela própria membrana sinovial. no interior da cápsula na superfície articular dos ossos há um revestimento chamado cartilagem articular. 
Por ter grande mobilidade contêm  ligamentos que é um reforço, uma estrutura para fazer os movimentos ser mais preciso. Alguns podem ter também discos articulares  chamados meniscos encontrados em articulações desiguais para se acomodarem perfeitamente com cada movimento. São os amortecedores 
Há seis tipos de articulações principais que são dominantes para cada articulação do nosso corpo. 
Plana
São as articulações da superfície fazendo assim um trabalho de deslizamento e são realizadas em um único eixo. Um exemplo é a articulação acromioclavicular dentre a escápula e a clavícula, podemos fazer o movimento do ombro.
Gínglimos ( ou articulação de dobradiças)
Tem formato de dobradiças  e permitem apenas movimentos de flexão e extensão, esses movimentos precisam ser fortes e existe um ligamento o revestindo. Um  exemplo é o movimento do cotovelo entre o úmero a una e o rádio.
Selares
Tem o formato de sela. São as que permitem o movimento ao redor dos eixos que estão em anglo reto um em relação ao outro por sinal seu nome se deve ao fato de que as superfícies articulares tem forma de sela. Regulam movimentos de flexão, extensão, abdução, adução e circundacao. Os nossos dedos são um exemplo. 
Elipsoideas 
Superfícies articulares elípticas flexão, extensão , adução, abdução ,biaxiais. Exemplos são rádio -cárpica ( pulso) e a temporo mandibular.( Osso temporal e a mandíbula )
 Esferodeas
São  multiaxiais, porque permitem movimentos em 3 eixos. flexão e extensão, abdução e adução e movimentos de rotação tanto Medial como lateral. Tem um formato de esfera e se encaixam na cavidade de outro osso que faz parte da articulação. O quadril é um grande exemplo desta articulação onde a cabeça do fêmur encaixa no acetábulo.
 Trocodeas 
São articulações em pivô que só fazem movimentos de rotação. Um belo exemplo e a  ligação entre o atlas e o axis , a primeira e a segunda vértebra da nossa coluna, o atlas ele gira entre um processo que é  o dente do axis, fazendo o movimento de rotação do pescoço e a cabeça.
Patologias 
Artrite reumatoide
E uma doença auto imune, que atingem primeiro as articulações pequenas como estalar os dedos das mãos causando uma inflamação na membrana sinovial e podendo destruir a cartilagem e o tecido fibroso.
Osteoartrose ( desgaste) 
É uma doença degenerativa, que atinge a cartilagem articular. Ela é resultante a idade , irritação articular e principalmente com as articulações sinoviais de suporte como o peso os joelhos e o quadril são os mais afetados.
A artrite gotosa ( gota) 
Muita concentração de ácido úrico no sangue causando inflamações, inchaço e dor aguda. 
Não esqueça de trabalhar as articulações 
Obrigada

Continue navegando