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Dicas empresariais de Marketing Digital

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DABAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT CAMPUS XVI
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COVID-19 E AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: 
MARKETING DIGITAL E VENDAS ONLINE.
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
IRECÊ/BA
2020
Todos os Direitos Reservados.
Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer
fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra é do autor.
Esta publicação está disponível em:
www.unebcampus16.blogspot.com
Elaboração, distribuição e informações:
Universidade do Estado da Bahia – UNEB 
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias DCHT-Campus XVI
Colegiado de Administração – UNEB Campus XVI
Projeto COVID-19 e as Micros e Pequenas Empresas
Coordenadora: Professora Lara Amorim Helfenstein
Discentes: Cristiano Silva Santos; Jaciara Pereira dos Santos; Fernanda Andrade Cunha; Gabriel
Ferreira Alves; Mônica Luciene Nunes; Jacqueline Souza do Nascimento; Camilla dos Santos
Carvalho; Caio Dos Santos Soares
Endereço: BA 052 – Km 353 – Estrada do Feijão – Irecê – Ba.
Telefones: 74 3641-3503/3486
Email:capacitauneb@gmail.com/ lhelfenstim@uneb.br
2ª Edição. Ano 2020
Tiragem: digital/impressa
Apoio
Pró Reitoria de Extensão – PROEX UNEB
Cactus Marketing Digital
Fontes: 
1. Gomes, Debora. Tráfego pago: o que é, quais as vantagens e como utilizar no seu
projeto.Sambatech,2019. Disponível em:
https://sambatech.com/blog/insights/trafego-pago/
2. Prechede, Diego. Desafio 30 dias marketing digital. Cactus Marketing Digital, 2020. Disponível
em:
 file:///C:/Users/Lara/Downloads/Des%C3%A1fio%2030%20dias%20Cactus.pdf
3. D’ Angelo, Fernando. 5 dicas para criar conteúdos relevantes a seus clientes. Canaltech, 2015.
Disponível em: 
https://canaltech.com.br/marketing/5-dicas-para-criar-conteudos-relevantes-para-seus-
clientes/
4. Como criar conteúdo do Instagram. Business.Instagram,2020. Disponível em: 
https://business.instagram.com/getting-started/#create-content
5. Facebook for business. Facebook, 2020. Disponível em:
https://www.facebook.com/business/learn
O surto do Coronavirus vem marcando a história recente da humanidade não só pelo
impacto da pandemia na saúde pública ou na crise econômica mundial, mais também pela
transformação no modo das pessoas e das empresas se relacionarem. A conversação e a
interatividade online deixaram de ser práticas que estavam em processo de aceitação e
adaptação para se tornarem a maneira mais eficiente [e segura/“novo” normal] na busca de
encurtar os laços interpessoais; de trabalho e comércio diante do atual cenário.  
 
Para as empresas, durante o isolamento social, a venda online passou a ser, na maioria dos
casos, a única solução viável para manter seu negócio funcionando, fazendo com que
grande parcela dessas organizações aderisse ao universo digital. Fato que possibilitou aos
Microempreendedores, administradores e comerciantes de modo geral, a percepção e uso
dos recursos digitais enquanto estratégia de divulgação e venda.
 
A presença digital é extremamente necessária neste momento, ela permite que os
empresários não parem seus negócios, entretanto ao mesmo tempo em que é uma aliada
fundamental nesse processo, a presença digital também pode oferecer perigo, logo, neste
caso, além de ter fluência com os recursos digitais é preciso que a empresa saiba se
posicionar e criar uma identidade digital compatível com a qualidade dos seus produtos e
serviços.
A adaptação das Micros e Pequenas Empresas (MPE’s) sempre é mais lenta, mesmo
quando o momento exige rapidez, a escassez de recursos e ausência de suporte e
assessoramento em gestão, acaba por dificultar o processo de posicionamento nesse “novo”
normal. 
 
Como forma de auxiliar as MPE’s na construção desse posicionamento digital a 2ª edição
da cartilha desenvolvida pelo Projeto de Extensão COVID-19 e as Micros e Pequenas
Empresas, ligado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Departamento de Ciências
Humanas e Tecnologias (DCHT- Campus XVI), coordenado pela Professora Ms. Lara
Amorim Helfenstein, com participação dos estudantes do curso de Administração, do
campus supracitado, traz como tema: Marketing digital e vendas online.
APRESENTAÇÃO
O que é Marketing? 
Normalmente, ao serem perguntados: “O que o cliente compra da sua empresa?”
Imediatamente, muitos empreendedores irão responder o seu principal produto ou
serviço, mas será que já pararam para pensar que em um cenário tão competitivo em que
outras empresas ofertam os mesmos produtos ou serviços, o envolvimento com o cliente
demanda muito mais que a relação de compra e venda? 
O Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do
mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A
finalidade do marketing é entregar além do produto ou serviço ofertado chamando a
atenção do cliente e gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
O objetivo de agregar valor (o algo a mais que você entrega para o cliente) no seu
produto ou serviço está vinculado à prática do marketing. Os principais estudiosos sobre
o tema, Kotler e Armstrong (2007), no livro Princípios de Marketing apontam que o
marketing tem a função nos negócios de lidar com os clientes. Tendo ainda como
principais objetivos atrair novos clientes, prometendo-lhes valor agregado superior ao
concorrente, mantendo e cultivando clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação.
Público Alvo
Para o marketing conseguir gerar resultados as empresas precisam ter bem definido qual
é seu público alvo, ou seja, para quem irá vender. O público alvo vai além da carteira de
clientes, ele abrange todos os potenciais compradores do produto ou serviço do negócio.
Exemplo: uma loja de Calçados em geral tem por público alvo todos àqueles de qualquer
localidade e com faixa etária e classe social bastante variada, já se pensarmos em uma
loja de calçados que só venda produtos femininos adultos de marcas X teremos foco em
mulheres, com determinada faixa etária, e renda específica. Logo, nota-se que no
primeiro caso temos um público mais abrangente, enquanto que no segundo já estamos
segmentando e criando um nicho de mercado no qual está o potencial cliente.
Capítulo
Presença Digital e as redes sociais
O advento do desenvolvimento tecnológico, melhoria da sofisticação da internet e maior
acessibilidade da mesma, tornaram o ambiente virtual uma opção de “vitrine” para as
empresas, hoje podemos vender para qualquer lugar do Brasil ou do mundo, por estar
conectado em um website e/ou uma página em rede social.
As redes sociais, no mundo virtual, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos
— profissional, de relacionamento, dentre outros —, mas sempre permitindo o
compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.
A presença digital que basicamente é todo e qualquer material de uma organização
presente na internet seja ele um texto publicado, uma imagem, site, perfil nas redes
sociais entre outros, é fundamental para o estabelecimento de conexão e identificação
com seu cliente, garantindo além da venda a fidelização do cliente. 
É preciso manter atenção constante com postagens que não prezam somente a venda do
seu produto ou serviço, mas também (e principalmente) a aproximação da empresa com
o seu público-alvo. Busque conteúdos interativos, que mostrem a imagem do seu negócio
e como as pessoas podem se identificar com ele. Responda comentários amigavelmente,
com a linguagem adequada e sempre atendendo as dúvidas dos clientes, caso necessário.
Até brincadeiras são uma excelente forma de manter a proximidade!
Entre os países com maior presença digital em redes sociais, o Brasil se destaca em
vários quesitos, conforme os gráficos apresentados abaixo:
Tipos de Mídia digital:
Mídia paga ou Tráfego pago – Para esclarecer o que significa tráfego pago, é preciso
entender o quesignifica o tráfego da sua página. Simplificando, tráfego diz respeito aos
acessos no seu site, loja ou página. Hoje em dia, como os sites, páginas e até mesmo
perfis em rede sociais são ferramentas poderosas para o marketing digital, é possível
investir uma determinada quantia para atrair visitantes para suas páginas, ou seja, o tal
tráfego pago.
Nesse caso, você investe um valor em uma determinada fonte e isso faz com que mais
visitantes cheguem até sua página. Um exemplo que você com certeza já se deparou são
os anúncios do Google. Nesse caso, você escolhe uma palavra chave relevante para o seu
negócio e, quando pessoas pesquisarem por ela, a sua página aparece primeiro. 
A mídia digital paga é a que mais se assemelha aos outros tipos de mídia tradicionais.
Tal como um patrocinador paga a uma rede de TV ou rádio para exibirem seu anúncio,
na internet, empresas e profissionais pagam para terem seus domínios e banners
promovidos em sites, redes sociais de famosos e influenciadores digitais e plataformas de
grande alcance. Inserem-se aqui as famosas ferramentas de publicidade na internet,
como: 
Mídia Orgânica ou Tráfego Orgânico – A mídia orgânica ou gratuita pode ser
comparada à mídia espontânea, ou seja, o conhecido “boca a boca”. Mas essa definição
acaba limitando-a, pois sugere que os resultados são obtidos de uma maneira
demasiadamente natural, o que não é verdade. A mídia orgânica é aquela em que não há
pagamento direto para a exibição, distribuição ou promoção do conteúdo. 
O tráfego orgânico não possui nenhum custo direto, então, os visitantes chegam até suas
páginas de forma natural. Exemplo: Uma pessoa que está procurando por uma gráfica, ao
realizar uma pesquisa no Google com os termos “gráficas no centro em Irecê” encontrará
vários resultados e, clicando neles, se torna uma visita orgânica para aquele site. Então, é
como ter publicidade gratuita para um enorme número de pessoas. Parece fácil, certo? O
problema é que, com tantos resultados e tanta concorrência, aparecer na primeira página
das buscas do Google não é uma tarefa simples.
Funil de vendas
O funil de vendas é uma representação da jornada de seus clientes, que começa no
instante em que eles têm o primeiro contato com sua marca e se estende até a efetivação
da compra. O ideal é que inclua também a fase de pós-venda e fidelização. Quando
discutimos o processo de funil de vendas estamos falando sobre o caminho que seu
cliente percorre desde primeiro contato até a concretização da venda. 
Entende-se que a compra não é um processo homogêneo, mas ocorre por etapas. Isso
porque, durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos até a finalização da
compra, conforme a figura abaixo: 
Mídia própria é a mídia controlada diretamente pela sua empresa. O site
corporativo, blog, e-commerce ou aplicativo de uma organização geralmente são
canais com conteúdo e estrutura totalmente pertencentes e dirigidas pela marca
responsável.
Capítulo
Figura1: Etapas que o cliente percorre durante o processo de compra
Fonte: Elaborado pelo autores.
Mas como seu desempenho nas mídias digitais poderá gerar resultados concretos? E
como auxiliam na criação de um funil de vendas? As mídias digitais permitem as
empresas estarem muito mais visíveis, entretanto para ter efetividade o posicionamento
da marca em ambiente virtual precisar ser atrativo para atrair novos consumidores.
Para auxiliá-los delimitamos 5 passos necessários para atingir concretização de vendas na
internet:
 Gerar conteúdo de valor 1.
1.1 Agregue valor ao usuário
O objetivo dos conteúdos gerados é sempre transferir informações relevantes para o
usuário e que sejam diretamente ligadas à proposta de valor do seu negócio. Munir o
cliente de informações pertinentes é a melhor forma de criar vínculo com o mesmo,
conteúdo relevante é aquele que soluciona de forma prática um problema de alguém.
(Ex: no Stealthelook, os editores usam imagens de celebridades usando um determinado
conjunto de roupas, fazem uma análise da situação, e então sugerem a compra de roupas
similares através do próprio site).
1.2. Elabore conteúdos de qualidade
Mais importante do que encher o usuário com muitas informações, é criar conteúdo de
qualidade. Lembre-se: Você precisa ser referência no assunto, pesquise sempre
conteúdos relevantes para o seu público alvo. 
1.3 Publique com Frequência
Para não ser esquecido, é necessário que as publicações sejam feitas com frequência
definida, e de preferência em datas e horários estratégicos. (ex: no app Receitas Light),
todo dia perto das 18h a editora faz uma notificação aos usuários com uma sugestão de
receitas para o jantar). No entanto, em alguns casos, a produção de conteúdo com
qualidade é demorada. Neste caso, inicie com publicações que tenham uma frequência
semanal, por exemplo. 
Fonte: Elaborado pelo autores.
Figura2: 5 passos para geração de vendas online
1.4 Utilize linguagem próxima ao seu público
Defina uma linha de postagens que utilize a mesma linguagem do seu público. Isso
significa que você precisa recorrer a recursos de escrita e ícones visuais que façam
sentido para o seu público. Mas cuidado! Com uso em excessos de recursos e erros de
português.
1.5 Defina um tema principal
Para complementar, posicione a linha editorial sobre um tema bem definido, ou seja,
deixe claro o contexto no qual você está inserido. (ex: A IBM possui uma linha editorial
sobre SMARTER CITIES, e nela utiliza uma linguagem formal mas descontraída).
 2. Estratégias de Distribuição de Conteúdo
 
De nada adianta gastar tempo gerando conteúdo, pesquisando, estudando e ao fazer a
publicação alcançar um número mínimo de usuários, atingindo somente o público que já
lhe segue, sem aumentar o engajamento e tráfego na sua página. Para melhorar seu
tráfego de maneira gratuita, siga dicas que estão no capítulo 3, como colocar # [hashtag]
adequadas, marcar pessoas que tenha relação com conteúdo ou clientes importantes, entre
outras ações, entretanto se quiser aumentar de forma exponencial o número de acessos ao
seu conteúdo o tráfego pago será a melhor opção, para isso as próprias mídias digitais
possuem cursos para ajudar a garantir que seu investimento se transforme em resultados
efetivos. Um exemplo disso é o facebook ads, https://www.facebook.com/business/learn
nesse link você tem acesso a vários cursos gratuitos que lhe orientarão em como ajustar o
seu investimento aos seus interesses de alcance, tráfego, visualizações de vídeos, dentre
outros.
 3. Criação do Funil de Vendas
 
A partir do momento em que a empresa consegue gerar tráfego, aumentando
exponencialmente o número de pessoas que tem a primeira experiência de contato com a
organização, ela consegue iniciar a montagem do seu funil de vendas, que nada mais é do
que criar o caminho que o seu cliente em potencial levará até realizar a compra.
Fonte: Elaborado pelo autores.
Figura3: Exemplo de Funil de Vendas Simples 
No exemplo apresentado na figura 03, o tráfego foi gerado a partir de campanha paga no
facebook, levando a pessoa a ter o primeiro contato com a empresa, após esse momento
veio a conversa via WhatsApp, das pessoas que entraram em contato X pessoas
realizaram a compra e tornaram-se clientes, a empresa agora precisa fidelizá-los, outras
Y não finalizaram a compra, mas já mostraram que têm interesse no seu produto ou
serviço, essas pessoas vão ser objeto de sua estratégia de remarketing (quando você
divulga seu produto ou serviço as pessoas que já se interessaram por ele), podendo
futuramente serem convertidas em clientes. 
4. Custo de aquisição de novos clientes
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o resultado da soma dos investimentos feitos em
marketing e vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo
período. É uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa.
 
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos
clientes
5. Metasde Vendas
Para finalizar o processo de conversão de vendas, o valor investido em tráfego vai poder
ser analisado de acordo com o seu custo de aquisição de cliente, dessa forma você poderá
provocar a escala seu negócio. Exemplo: Se você gastou R$12,00 reais em anúncios e
conseguiu converter 10 vendas, cada cliente seu custou 1,20, se da próxima vez você
gastar R$36,00, a sua meta de venda é 30 clientes, já que 1,20x30 = 36.
Capítulo
WhatsApp Business 1.
O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download e desenvolvido
especialmente para os proprietários de pequenas empresas. Em que é permitida a criação
de um catálogo para exibição dos seus produtos e serviços; facilidade na conectividade
com seus clientes ao usar recursos que automatizam, classificam e agilizam suas
respostas às mensagens.
 1.1 Como se cadastrar no WhatsApp Business:
A primeira etapa é fazer o download do aplicativo no Play Store (Android) ou no Apple
Store (IOS). Posteriormente, é só fornecer a descrição, o telefone e o endereço do seu
negócio e, em seguida, confirmar o número;
 1.2 Configurar mensagem de saudação no
WhatsApp Business:
Umas das funcionalidades do WhatsApp Business é
fornecer proximidade, agilidade e eficiência, ao cadastrar
uma mensagem de saudação [ex: Olá! Seja bem-vindo
a <nome da empresa>! Digite sua dúvida abaixo e um
atendente responderá suas dúvidas em alguns
instantes.] sempre que alguém entrar em contato com
você, uma mensagem de saudação vai ser enviada
automaticamente. Fazendo com que diminua o tempo de
espera do cliente de ter uma resposta e que ele saiba que
em breve terá o contato com a empresa.
Para isso, você precisa configurar e ativar uma
mensagem de saudação no seu WhatsApp Business.
Além disso, você também precisa estar conectado à
internet.
Siga os passos na imagem ao lado:
Fonte: Elaborado pelo autores.
 1.3 Configurar mensagem de ausência no
WhatsApp Business:
Com a mensagem de ausência configurada em seu
WhatsApp Business, os seus clientes vão saber que você
não está disponível naquele momento.
Isso é muito útil nos momentos em que você está muito
ocupado e não pode responder as mensagens,
imediatamente. Ex: “<Olá! No momento estamos
impossibilitados de responder sua mensagem.
Retornamos o mais breve possível. Agradecemos o
contato, equipe <nome da empresa>.” Além de passar
a informação de que você se importa com eles.
Siga os passos na imagem ao lado:
 1.4 Como criar um link do seu WhatsApp para
compartilhamentos
Você tem um negócio que precisa constantemente entrar
em contato com os clientes pelo WhatsApp?  Quando
você cria um link para seu Whats, pode ser WhatsApp
normal ou WhatsApp Business, você encurta o trabalho
do seu cliente dessa maneira! A probabilidade de uma Fonte: Elaborado pelo autores.
venda acontecer aumenta, pois com esse link gerado o
cliente não tem o trabalho de adicionar o seu número na
lista de contato deles.
Ter seu link curto do WhatsApp é fácil e rápido, no
tutorial a seguir vamos te ensinar como fazer. Mas
atenção, esse recurso só está disponível no
WhatsApp Business:
Para os empreendedores que não tiverem conta do
whatsApp business alguns sites darão a opção de criar
apenas pelo número do telefone, apresentamos como
sugestão o site abaixo:
 
http://www.whatsfacil.com/ Fonte: Elaborado pelo autores.
2. INSTAGRAM
Ao criar uma página no Instagram é importante que ela ganhe notoriedade, aumento de
tráfego de pessoas, pois assim que sua empresa conseguirá vender via rede social. Dessa
forma, algumas atitudes básicas devem ser tomadas como: definir seu público alvo ou
nicho de mercado, definir a amplitude geográfica do negócio, quais produtos ou serviços
irão oferecer para assim conseguir gerar conteúdo que atraia seguidores e possíveis
clientes para seu empreendimento. 
2.1 Como criar conteúdo no Instagram
Para começar, decida que história deseja contar, escolha uma aparência homogênea para
sua conta e publique de forma constante. O intuito ao utilizar o Instagram é criar um
espaço que transmita ao seu cliente quem você é, para isso você precisa de uma
identidade visual – Repetição de Core, elementos e formas – nas suas postagens, pois
essa conversa das postagens fará com que o cliente não precise ver sua logo para
identificar que a postagem é da sua empresa, criando uma conexão e um fortalecimento
da sua marca. 
Além da identidade visual, suas postagens devem ter qualidade, não só no conteúdo,
também na seleção e na resolução nas imagens e/ou vídeos que está divulgando. Não é
um fotógrafo? A criação de conteúdo de qualidade no Instagram não precisa ser difícil.
Você pode tirar fotos e fazer vídeos com aparência profissional usando apenas seu
telefone, usando boa iluminação ou aplicativos como layout.
DICAS:
1. Busque referências para montar sua identidade visual: sites como Pinterest, Behance e
o próprio instagram;
2. Usar sua logo em formato PNG garante uma qualidade melhor e não distorce quando
realizar alteração de tamanho;
3. Use imagens de qualidade para cards e postagens: sites de referência Unsplas (banco
de fotos); Pexel (banco de fotos); Flaticon(banco de ícones); adobelightroom (editor de
fotos).
4. Caso não contrate uma agência de marketing para gerenciar suas postagens, tente ser o
mais profissional possível, utilize sites como canva ou photopea.com (photoshop web
gratuito) para criar uma identidade visual.
2.2 Como aumentar seu alcance no Instagram.
Se você adicionar hashtags a suas publicações, elas ajudam a ampliar a
visibilidade do conteúdo e atraem pessoas que estão interessadas no tema. Isso
fará com que você seja mais facilmente encontrado por diferentes públicos.
EXEMPLOS:
• Hashtags utilizando produto ou serviço: #Blusa / #Pizzaria #Padaria
• Hashtags utilizando o seu nicho de mercado: #Pizzariafit #Fotografodecasamentos
• Hashtags para eventos ou datas especiais: #Diainternacionaldamulher #Diadapizza
• Hashtags utilizando localização: #CasadapizzaIrece #PepeuLubfeiradesantana
• Hashtags diárias: #sextafeliz #segundacomsaúde 
IMPORTANTE: As hashtags devem ser utilizadas tanto nas publicações do feed
quanto nos stories. 
DICAS:
1. Acompanhe a popularidade das hashtags;
2. Adicione novas hashtags a sua lista, experimente digitar uma hashtag que você
usou antes e veja quais opções semelhantes são preenchidas automaticamente na
pesquisa. Continue alternando entre as hashtags para encontrar a melhor
combinação;
3. Use as Informações para observar o desempenho de suas hashtags, toque em
“Ver informações” na publicação para ver as Impressões de hashtags, indicando a
quantidade de visualizações para suas diferentes hashtags;
4. Crie uma hashtag para sua empresa, pode ser #comnomedaempresa ou outra
forma que lembre seus produtos ou serviços, após a criação peça para seus clientes
utilizarem a hashtag
5. Siga a hashtag da sua empresa, acompanhe as publicações em que as pessoas
utilizam a hashtag de sua empresa;
2.3 Utilizar marcações nas postagens
Marcar ou mencionar outras pessoas no Instagram pode ser uma maneira de se conectar
com sua comunidade. As pessoas que você marcar ou mencionar serão notificadas, o que
poderá incentivá-las a continuar se conectando com sua empresa.
DICAS: 
1. Marque e mencione Clientes;
2. Incentive outras pessoas a marcar você na publicação dela;
3. Marque e mencione outras empresas;
4. Crie uma marcação de localização para sua empresa
5. Marque seguidores que você tem um relacionamento maior, ao marcar muitas pessoas
você pode acabar sendo desagradável se não tem uma proximidade maior.
2.4 Destaques
Lançada em 2018, os destaques do Instagram é um recurso que te possibilita prolongar a
duração dos seus stories compartilhados. Além de conferir um toque especial,
transmitindo organização, torna seu perfil bem mais atraente visualmente. Por ocupar
uma posição favorável por estando abaixo da sua biografia chama atenção de novos
visitantes. Influenciandoa clicarem em “seguir” se o conteúdo for realmente relevante.
Outro ponto importante é facilitar para o seu seguidor/ potencial cliente, fixando
informações importantes e de forma adequada sobre o seu negócio. Pois irá guia-lo
exatamente para o que precisa do destaque que o interessar.
3. PRINCIPAIS SITES PARA CRIAÇÃO DE POSTAGENS E
GERENCIAMENTO NAS REDES SOCIAIS
Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um
quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar
imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, de
animes, etc
As redes sociais exigem qualidade de postagem e de imagem, pois isso passa
ao usuário segurança sobre o produto ou serviço que a empresa oferece.
Entretanto, quantas empresas podem pagar designs qualificados ou empresas
que gerenciam instagrans? Por isso o Canva vem como sugestão para aqueles
que querem profissionalizar suas redes sociais, ele possui templates
customizados, possibilidade de inserir texto, cortar a foto e muito mais. Você
precisa apenas fazer um cadastro e começar a criar as artes.
Sabe aquela imagem que perde a qualidade quando aumentamos ou
diminuímos? Ou que tem plano de fundo que acaba atrapalhando quando
queremos incluí-las em algum post? O remove.bg é um site que resolve esse
problema com AI e faz o trabalho chato para você. Basta subir qualquer
imagem e o site identifica automaticamente qualquer pessoa/objeto, cortará o
primeiro plano e permitirá que você faça o download de um PNG com plano
de fundo transparente.
O Language Tool é bem útil quando o seu texto está finalizado. Mesmo você
lendo e relendo várias vezes, ainda é possível passar algum errinho, já que os
nossos olhos vão “blindando” alguns elementos. 
Por isso, essa ferramenta é bem interessante para revisão.Você insere o seu
conteúdo na plataforma, seleciona o idioma, o país e clica em “Verificar
texto”. Então, o Language Tool mostra erros de concordância, digitação,
pontuação e repetição de termos.
Vale ressaltar que a plataforma não é perfeita em relação à grafia, mas vale
muito a pena utilizar. Revisar o texto é sempre essencial e essa ferramenta
ajuda bastante.
Plataforma de ícones, fundamental para montagem de postagens,
principalmente para quem usa o canva, que possui muitas imagens pagas, o
flaticon lhe oferece um banco de dados gratuito com muito mais opções
O Behance é a principal plataforma online para exibição e descoberta de
trabalhos criativos e faz parte da família Adobe. A equipe de curadores do
Behance fornece novos trabalhos todos os dias dos melhores portfólios nos
campos de design, moda, ilustração, design industrial, arquitetura, fotografia,
belas-artes, publicidade, tipografia, animação gráfica, design sonoro e muito
mais
E tem coisa melhor do que saber o que seu público alvo quer descobrir sobre
determinado assunto?
Dessa forma, você realmente consegue criar um conteúdo que vai interessar e
gerar valor para a sua audiência. Além de mostrar os questionamentos de
acordo com a palavra-chave pesquisada, o Answer the Public mostra os
primeiros resultados no Google para aquelas perguntas.
Um dos pontos mais interessantes do Adobe Color é a facilidade com que um
tema de cores pode ser criado. Isso pode ser feito a partir da indicação de uma
cor ou então de uma imagem capturada pelo seu aparelho. Feito isso, a
ferramenta dá as dicas e você pode editá-las ao seu gosto, mantendo um alto
grau de personalização.
Você pode ainda criar suas paletas de cor baseando-se nas teorias das cores,
ideal para quem está procurando um ponto de partida para começar.
O Leetags é um gerador de hashtags para legendas do Instagram. No aplicativo
você pode pesquisar e copiar as hashtags do nosso banco de dados exclusivo
que possui milhões de hashtags, ver quantos posts cada hashtag possui,
organizar suas hashtags favoritas, explorar nossas categorias de hashtags com
milhares de temas construídas pelo nosso algoritmo secreto, ler dicas
importantes sobre como conseguir mais seguidores e curtidas no Instagram e
muito mais.

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