Buscar

A variabilidade genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A variabilidade genética, ou pode ser denominada de diversidade genética, pois se relaciona com a variedade de genes presentes nos indivíduos de uma determinada população. A variabilidade de alelos em uma determinada espécie possibilita que os indivíduos tenham mudanças que podem ocorrer no ambiente ou não. Alguns fatores motivadores da variabilidade genética são eles: mutação, recombinação gênica, reprodução sexuada e até mesmo a evolução.
- Mutação: é um dos principais fatores motivadores da diversidade genética, ocorrem através do surgimento de novos alelos nos indivíduos.
- Recombinação gênica: estabelece a variabilidade, proporciona várias combinações gênicas.
- Reprodução sexuada: para poder ocorrer ela precisa da participação de dois gametas, um feminino e outro masculino. A produção desses gametas possibilita o acréscimo da variabilidade genética.
- Evolução: muda a periodicidade gênicas ao longo das gerações.
	Essas variações são capazes de ocasionar alterações comportamentais, também realiza a mudança de posição do gene em um determinado cromossomo. A variabilidade pode beneficiar ou danificar uma adaptação de uma espécie. A diversidade genética pode contribuir para a perpetuação evolutiva das espécies. A geração de novos fenótipos tem um efeito na reprodução. Numa população com o aumento da diversidade ocorre o aumento de probabilidade de se adaptar a mudanças que ocorrem no meio.
	Essas mudanças ocorrem geralmente no habitat. Alguns genes ao longo de um determinado tempo vão sendo eliminados, por fim dando origem a evolução. A diversidade genética também está interligada com a biodiversidade, pois é uma variação intraespecífica. A seleção natural também é considerada um dos fatores evolutivos, que diz que a evolução é o resultado da atuação da seleção natural. A deriva genética ao contrário de outros fatores, está relacionado a uma diminuição da variabilidade genética. A deriva genética pode ser definida como as alterações na frequência dos alelos causadas por eventos aleatórios no processo de eliminação de certos alelos ou fixação, independentemente de serem benéficos ou não. É importante notar que a deriva genética é óbvia em um pequeno número de populações. 
Alelos que não interferem e, portanto, não trazem vantagens ou desvantagens, oscilam entre as diferentes gerações, mecanismo denominado deriva genética. Os alelos que conferem certas desvantagens tendem a desaparecer. Portanto, quanto maior a variabilidade genética dentro de uma espécie, maior a chance de ela apresentar indivíduos capazes de sobreviver às mudanças que ocorrem no meio ambiente, garantindo assim a evolução da espécie.	
Quando a variabilidade genética é baixa, diminui a possibilidade de indivíduos sobreviverem às mudanças ambientais. Desse modo, a variabilidade genética torna os indivíduos mais capazes de sobreviver em um determinado ambiente do que outros indivíduos, tornando possível a seleção natural.

Outros materiais