Buscar

HISTORIA CONTEMPORANEA I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.A contemporaneidade, iniciada a partir das últimas décadas do século XVIII, é marcada por uma aceleração do tempo intensa, onde o homem passa a viver o tempo do relógio e detrimento do tempo da natureza. As relações se modificam e a tônica daquele período passa a ser o quanto uma pessoa produz para além do que ela é. O grande símbolo desse período foi a :
Certo:	Ferrovia	
Explicação: O grande símbolo das transformações operadas no século XVIII foi a criação e disseminação das ferrovias como meio de transporte.
2. Sobre a Revolução Francesa podemos afirmar, exceto:
	
Certo:	A convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime.
	Representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder político, sublevou-se, tornando-se senhora do Estado.
Explicação: A opção incorreta é a convocação dos estados gerais como demonstração de força econômica. Sabidamente, a convocação foi com o intuito de arrecadar mais com a ampliação dos impostos.
 	
3. Escolha a alternativa que complemente de maneira mais adequada a afirmação abaixo. Após a derrota de Napoleão Bonaparte ocorre a formação da Santa Aliança. Esta aliança foi importante para:
	
Certo		Manter o ordenamento europeu e impedir a difusão do ideário de revolução francês, que havia sido estabelecido por Napoleão.
		
Explicação:
A proposta da Santa Alinça era de reestabelecer a Europa com as características anteriores às da Revolução Francesa.
 	
4. Concluído em 1815, o Congresso de Viena, baseou-se em três princípios políticos fundamentais:
	Escravismo, industrialismo e protecionismo
CERTO:	Restauração, legitimidade e equilíbrio europeu
	
Explicação:
O Congresso de Viena foi sustentado por três premissas: Legitimidade, Restauração e Equilíbrio europeu. 	
5.Napoleâo Bonaparte foi um importante personagem no contexto da Idade Contemporânea. Sobre ele e suas realizações é possível afirmar que:
I - Após sua retirada do governo a Europa estava organizada e próspera.
II - Após sua retirada do poder a Europa desorganizada; as monarquias reinantes haviam sido depostas por ele.
III - Após sua retirada do poder o objetivo era restaurar a harmonia e, principalmente, decidir as questões territoriais. 
	
Certo		
Apenas as opções II e III estão corretas.
Explicação: É possível afirmar que após a saída de Napoelão a Europa estava desorganizada; as monarquias reinantes haviam sido depostas e o maior objetivo era restaurar a harmonia e, principalmente, decidir as questões territoriais. 	
6.No processo revolucionário francês, a Convenção deu ensejo a constituição da Junta de Salvação Pública, que assume funções executivas. Inicialmente liderada por Danton, passa ao comando de Robespierre. A esse período específico são tomadas as seguintes medidas, exceto:
	
CERTO:	Abolição dos direitos feudais; igualdade de todos perante a lei (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão); secularização dos bens do clero.
	Uma nova constituição é elaborada em 1793, instituindo o mecanismo do referendo, o sufrágio universal, reconhecendo e consolidando, desse modo, a soberania do povo.
Explicação:
Este período estabeleceu a abolição das propriedades do clero, a isonomia (igualdade) entre todos indivíduos.
 	
7.O fim do Antigo Regime, a elaboração de Constituições, a defesa de ideais de democracia, liberdade econômica, separação entre Igreja e Estado, igualdade perante a Lei está na base do surgimento do Democrático de Direito moderno. Assinale qual, dentre as lutas travadas na Europa e mencionadas abaixo, adotou esses ideais
	as guerras de independência do século XX.
	as revoluções socialistas do século XIX.
	as guerras religiosas do século XVIII.
	as guerras de independência do século XVI.
Certo: As revoluções burguesas do século XIX.
Explicação: Foram as revoluções burguesas que permitiram os avanços citados no enunciado da questão acima
8. "Na maioria dos campos da atividade intelectual, a Europa do século XX, orgulhosamente afirmou a sua independência do passado. Já no século XVIII, a palavra "moderno" adquiriu a forma de um grito de guerra, mas apenas como uma antítese do "antigo" o que implica em um contraste com a antiguidade clássica." SCHORSKE, Carl E. Vienna: fin-de-siècle - politics and culture. Washington: Randon House, 1998. p. 17. De acordo com esta concepção, a modernidade:
	
CERTO: 	Se se afirma como um embate aos valores clássicos de outrora, construindo uma nova concepção de mundo.	
Explicação:
A modernidade seria a negação do antigo, do período clássico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando