Buscar

Avaliação I -Licenciatura em Foco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual 
	Prova:
	28776573
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Implementar uma política de inclusão é muito mais que ser permissivo. Nesse sentido, ter acesso aos sujeitos negados nos faz pensar e estruturar condições para que essa inclusão saia do papel e verdadeiramente se aplique em nosso cotidiano. Para isso, tal estratégia preconiza o respeito à rotina da população, tanto do campo quanto indígena e quilombolas, organizando situações de aprendizagem que se articulam juntamente às culturas dessas comunidades, desde a estrutura física até a pedagógica, atendendo assim à diversidade. Sobre como podemos analisar e praticar políticas mais inclusivas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O não desenvolvimento de práticas e propostas que se tornam pedagógicas.
	 b)
	O desenvolvimento pedagógico e o surgimento de práticas que nos levam a zelar pela integridade e respeito para direitos adquiridos com lutas e glórias.
	 c)
	Gerar ações no ambiente escolar que geram discrepância e dificuldades de relacionamentos.
	 d)
	Desenvolver currículos e propostas pedagógicas específicas para educação escolar para as escolas do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, incluindo os conteúdos culturais.
	2.
	A perspectiva intercultural surge da necessidade de dar um novo rumo ao que propõe o monoculturalismo, que defende a ideia do compartilhamento dos povos em uma mesma cultura. A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura e o contexto oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto de diferentes sistemas simbólicos se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	O termo "raça ariana" surgiu dos termos "indo-germânico" e "indo-europeu", substituídos depois por ariano, fundamentado no evento dos povos que invadiram a Índia e cuja língua era o sânscrito. Sobre o mito da superioridade ariana, ou nórdica, analise as seguintes afirmativas:
I- Os adeptos acharam necessário criar hierarquias biológicas e psicológicas dentro da própria raça branca.
II- Suas ações foram tentativas de justificar a dominação e opressão sobre outros povos e etnias.
III- A teoria da existência de uma raça ariana, ou nórdica, não deu origem a outros mitos secundários, como o germanismo, por exemplo.
IV- Uma das maiores ameaças para tal teoria era a miscigenação, pois casamentos mistos poderiam trazer o fim da raça ariana.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COMAS, J. Manual de Antropologia Física. México: Fundo de Cultura Econômica, 1960.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	4.
	O processo de aculturação não significa abandono de uma cultura em detrimento a outra, mas o acolhimento da outra cultura como parte de seu contexto cultural. Um exemplo é a culinária oriental trazida ao Brasil. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta outros exemplos que integram esse processo de aculturação:
	 a)
	Conservadorismo e corporativismo.
	 b)
	Atividade econômica e política de outros países.
	 c)
	Música e vestuário.
	 d)
	Estratégias políticas para lidar com problemas específicos.
	5.
	A discriminação, cultural ou racial, é uma gravidade que vem ocorrendo há muito tempo em nossa história. Nesse contexto, o ato discriminatório constituiu-se de interpretações equivocadas propositalmente para manipular a opinião e justificar a escravidão. Sobre a discriminação racial, assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa relevância:
	 a)
	A discriminação racial gera a desigualdade social.
	 b)
	A discriminação racial promove a diversidade.
	 c)
	A discriminação racial é causada pela falta de punição aos preconceituosos.
	 d)
	A discriminação racial provém da pobreza.
	6.
	Trata-se de um programa com intuito de resgatar a cultura, pois é considerado um patrimônio da história mundial. A valorização desta cultura é uma questão de inclusão, de ética e compromisso com gerações castigadas pela discriminação. Por conta disso, tais programas desenvolvidos pelo governo tentam suprir essa "deficiência" nas escolas. Sobre esse programa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O pacto contra desigualdades sociais.
	 b)
	Programa de desenvolvimento do cidadão.
	 c)
	O Programa Ética e Cidadania.
	 d)
	O programa da etnicidade e orientação.
	7.
	A educação intercultural e os direitos humanos nos fazem construir diversos caminhos. Como educadores, somos desafiados a promover processos de desconstrução e de desnaturalização de preconceitos e discriminações que impregnam, muitas vezes, com caráter difuso, as relações sociais e educacionais que configuram os contextos em que vivemos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A natureza humana, advinda de fatores sociais, muitas vezes vem sendo inserida a contextos preconceituosos, não levando em conta o lado individual do ser humano.
	 b)
	Um dos fatores de ser natural é abdicar os direitos das crianças, propondo ações exclusivas para cada sociedade, para tornar um ambiente mais acessível.
	 c)
	A naturalização é um componente que faz em grande parte invisível e especialmente complexa esta problemática, que invade e povoa nossos imaginários individuais e sociais.
	 d)
	Ao se naturalizar com posturas incorretas, a sociedade se acostuma com práticas discriminatórias, prejudicando a natureza das situações advindas de várias culturas.
	8.
	Os educadores precisam se conscientizar que qualquer ação deve ser coerente com o discurso. Devemos compreender que a escola, para muitos alunos, é o único lugar de acesso aos conhecimentos. A escola é o lugar que proporcionará condições para eles se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, conferindo oportunidades de ser e de viver dignamente.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais consta que "para viver com democracia em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem" (BRASIL, 1997, p. 27). Sobre a pluralidade cultural dentro do ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos
parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. As migrações colocam em contato grupos diferentes. O grande desafio da escola, que é um lugar de diálogo, é superar a discriminação e promover a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.
	 b)
	A sociedade do Brasil é formada não só de diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. Os processos migratórios colocam em contato grupos de diferentes raças e etnias, porém a escola não ajuda no sentido do diálogo para que o aluno possa se desafiar, até porque acredita que os alunos não sofram discriminação por conta disso.
	 c)
	O Brasil é uma colonização acolhedora, oriunda de diversos tipos de miscigenações e de diferentes povos. As migrações de outras nações sempre tiveram apoio da ONU, do consulado brasileiros, para que os diferentes tipos de raças, povos e etnias fossem democraticamente dialogadosnas escolas, como uma prática comum e rotineira.
	 d)
	A sociedade brasileira, tendo em vista uma formação de diferentes etnias, protege os direitos de todos os alunos. No entanto, os processos de migrações no Brasil não ajudam outras culturas a terem abertura nesses processos de diferentes raças, crenças e saberes, necessários, par a superação por falta de diálogo na escola.
	9.
	De acordo com a pesquisa e o resultado realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas - FIPE -, as pessoas não se julgam preconceituosas, mas suas ações representam a discriminação. A frase "não tenho nada contra, porém não quero contato" é um exemplo de preconceito velado. Sobre o preconceito vivenciado dentro da realidade escolar, analise as seguintes afirmativas:
I- Os professores são julgados principalmente por sua etnia (negro), sua situação econômica (pobre) e orientação sexual (homossexual).
II- Os demais profissionais da escola são julgados principalmente por sua idade (idoso), orientação sexual (homossexual) e gênero (mulher).
III- Os professores são menos julgados por morarem em área rural, por serem índios ou ciganos.
IV- Os demais profissionais da escola são menos julgados por serem negros, pobres e pertencerem ao gênero feminino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Pesquisa sobre preconceito e discriminação no ambiente escolar. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diversidade_apresentacao.pdf. Acesso em: 14 maio 2016.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	10.
	Tanto o monoculturalismo quanto o multiculturalismo compartilham visões da concepção intercultural. Sobre diversidade e desafios atuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Educar para a cidadania global requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade
(    ) Educar para a cidadania global não requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo.
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os diferentes sistemas simbólicos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais