Buscar

ATIVIDADE 3 Biologia

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – BIOLOGIA CELULAR
a) Explique os princípios dos mecanismos de transporte ativo e passivo
b) Descreva como ocorre o transporte de água entre o meio intra e extra celular
c) Diferencie os transportes passivos denominados de difusão simples e facilitada.
a) São os transportes realizados através da membrana celular. Quando uma substância é transportada de um lado para o outro da membrana, A FAVOR do gradiente de concentração, esse transporte não gasta energia (ATP) e é denominado de transporte passivo, que pode ser classificado como: difusão simples, difusão facilitada e osmose. Quando este transporte é realizado CONTRA o gradiente de concentração, o mesmo requer gasto de energia (ATP) e é denominado de transporte ativo. Ele é realizado apenas para solutos e apenas por proteínas carreadoras, chamadas de bombas. O transporte ativo pode ser classificado de uniporte (uma única molécula é transportada contra o gradiente de concentração), simporte (duas moléculas atravessam a membrana plasmática simultaneamente, contra o gradiente de concentração e para o mesmo sentido) e antiporte (duas moléculas são transportadas pelas proteínas carreadoras, contra o gradiente de concentração e em sentidos opostos).
b) O transporte da água do meio intracelular para o meio extracelular é denominado OSMOSE. Ele ocorre sempre a favor do gradiente de concentração, portanto sem gasto de energia (ATP) sendo um transporte passivo por essa razão. A água se move através da membrana celular, do meio hipotônico (menos concentrado) para o meio hipertônico (mais concentrado), ou seja, se o meio extracelular está hipertônico, a água vai sair da célula, já se o meio extracelular estiver hipotônico, a água vai entrar para que os meios se equilibrem. A passagem da água pode ocorrer por meio da bicamada lipídica ou por meio de proteínas canais. Quando se equilibram as concentrações, temos um meio isotônico, e a água para de ser transportada, já que nosso organismo sempre busca o equilíbrio.
c) Difusão é um processo de transporte passivo de solutos, sem gasto de energia (ATP), sempre do meio mais concentrado para o menos concentrado. Na difusão simples, as moléculas são transportadas de forma “natural”, através da permeabilidade da membrana plasmática. A velocidade da difusão simples vai depender dos níveis de concentração da substância que está sendo transportada, pois quanto maior a diferença de concentração, maior a velocidade do processo.
A difusão facilitada conta com a “ajuda” de proteínas carreadoras ou canais, que vão auxiliar as moléculas a atravessar a membrana celular. Essas proteínas carreadoras são, de maneira geral, glicose ou aminoácidos. Quanto maior for o número de proteínas carreadoras, maior a velocidade desse processo.

Continue navegando

Outros materiais