Buscar

Identidade e Cultura na Sociedade Contemporânea

Prévia do material em texto

TRABALHO 
Comunicação e Identidade
1°). Segundo Nestor G. Canclini, de que maneira é produzida e renovada a identidade em fins do século XX? 
Canclini, traz a reflexão sobre o processo de hibridização da cultura e nos impactos causados pela globalização, segundo ele as mais variadas estruturas sociais e práticas existentes no contexto social que circulavam de maneira individual se unem e geram novas estruturas assim fazendo com que a sociedade tenha novas vivencias, esse hibridismo foi o grande desencadeador de novas identidades com a junção de cultura diferentes que em vários momentos do século XX.
2°). Descreve os três tipos de identidade apontadas por Castells e dê exemplos de cada uma delas?
Castells, nos apresenta seus três conceitos de identidade, a legitimadora, resistência, e identidade de projeto. Ao longo, da leitura somos levados aos a exemplos de cada identidade, a legitimadora é construída de organizações e instituições sociais no qual somos inseridos desde o nosso nascimento até a nossa morte, como exemplo podemos citar aqui as instituições religiosas, pois em toda a sociedade, em qualquer século, ou qualquer cultura sempre terá um símbolo religioso como templos, igrejas e etc. a religião é algo universal e sempre existira. Identidade de resistência, nasce quando algum grupo social é oprimido, sofrem ataques ou morrem por serem e terem características físicas, políticas, religiosas ou sexuais e etc. assim sendo colocados em posição de luta, e reinvindicações de direitos para não serem ‘’exterminados’’ por aqueles que acreditam terem a razão. Podemos citar a luta e as causas LGBTQIA+, que morrem diariamente por ‘’destoar’’ do que considerado certo em questões de sexualidade apontados por muitos como monstruoso segundo a bíblia. Identidade de projeto, quando um grupo social, não se reconhece enquanto padrões socialmente construídos e enxergados como certos, não representam mais a maioria e buscam formular uma outra identidade, fazendo com que em alguns casos, padrões e comportamentos sejam redefinidos, como a luta feminina numa sociedade controlada por homens, onde o mesmo ocupam melhores cargos de trabalho, melhores salários e são vistos como símbolo de força e superioridade, enquanto as mulheres são vista como fracas e simples donas de casa onde não se pode opinar e acatar ordens de seus cônjuges, a luta nasce quando se tem que mostrar que tão pensamento arcaico não é mais normal e que lugar de mulher é onde ela quiser e sente bem, desde um cargo executivo ou a simplesmente dona de casa, o que vale é podemos escolher o que nos representa e faz bem, não que escolham par nós por simplesmente nascemos mulher. 
3°). De que modo Douglas Kellner compreende a identidade, a partir da observação ao fenômeno Madonna e sua relação com a moda e a imagem? Dê exemplos a partir do texto.
Ao decorrer, do período podemos observar que a identidade nunca foi algo biológico e sim construído através de nossas experiências de vida é o que podemos observar durante a análise do Douglas Kellner, que usa como objeto de estudo a grande artista Madonna, que nasce enquanto artista em uma sociedade extremamente conservadora, onde as identidades estão se modificando, ou seja, nascendo novas referências e Madonna serviu como um ícone de identidade para muitas de suas fãs, pois a mesma quebrava os padrões sociais onde a mulher assumia um papel de submissão no meio em que vivia. A moda, vem como um grande contraponto, em que as mulheres poderiam se vestir como quisesse e como se sentisse à vontade, Madonna nos mostra uma evolução ao longo de sua carreira, no seu clipe ‘’Lucky Star’’ no qual a mesma fez questão de usar sua sexualidade e a forma como dançava para mostrar que os códigos de condutas estavam se modificando, levando uma legião de fãs a adotarem uma nova identidade. Mas, Madonna não estagnou somente nesse perfil, ela foi também mostrando que poderia passear através de outro viés da sociedade como questões políticas e de causas sociais, lutar pelos que não tinham voz usando de sua grande influência, ela é um símbolo de que a cultura do consumismo é construída pela imagem, onde influencia várias gerações e pessoas, que um artista tem grande impacto nas relações de identidade e influencia milhares de pessoas, como é visto até hoje grandes marcas contratando influenciadores para alavancar seus lucros pelo intermédio da imagem que essas pessoas tem e pelo lugar que ocupam na sociedade. Madonna, foi a primeira mostrar como a imagem influencia tudo o que a mesma vestia gerava desejo, e vontade serem iguais a ela, e suas várias fases desde a mais acessível financeiramente a mais sofisticada, independente de classe social ela sabia transitar livremente por cada grupo, assim ocupando sendo quem ela queria e estando onde ela queria, sem se preocupar com a sociedade conservadora no qual ela nasceu e quebrou padrões.

Continue navegando