Buscar

Anatomia do sistema digestório

Prévia do material em texto

SISTEMA DIGESTÓRIO é composto de uma série de órgãos tubulares interligados, formando um único tubo que se estende desde a boca até o ânus, os órgãos do sistema digestório proporciona a digestão do que ingerimos, permitindo que seja feita a absorção de nutrientes, além de eliminação de partículas não utilizada pelo organismo, nele encontramos glândulas anexada que contribui para o processo digestivo. Seus órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, e os órgãos intestino delgado, grosso, glândulas salivarias e glândulas anexas, fígado e pâncreas. 	
BOCA - língua (mistura), dente (tritura) - órgão do trato gastro intestinal
FARINGE – serve para respirar e digestão - órgão do trato gastro intestinal
ESÔFAGO - órgão do trato gastro intestinal, é um tubo que sai da faringe para o estômago e libera substância que ajuda o alimento para ser empurrado para baixo - 
ESTÔMAGO - órgão do trato gastro intestinal responsável pelo armazenamento e câmara de mistura para os alimentos, ocorrendo alguma digestão, possui glândula que produzem o suco gástrico. Porções: Fundo do estômago, corpo gástrico, porção pilórica (antro pilórico e canal pilórico), cárdia, piloro, curvatura maior, curvatura menor e esfíncter pilórico músculo que se abre para passar o kino para o duodeno.
REGIÃO ILEOCECAL – é o encontro do intestino delgado com o grosso, começa a ser preparado o bolo cecal 
INTESTINO GROSSO - órgão do trato gastro intestinal que tem função de absorver água e sais minerais. Suas porções, ceco, apêndice vermiforme, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide, reto, canal anal, flexura hepática, flexura esplênica e ânus (possui esfíncter anal interno e esterno). 
INTESTINO DELGADO - órgão do trato gastro intestinal, tem como função a absorção dos nutrientes, quebra de moléculas para serem absorvida pelo sistema circulatório. Divide-se em duodeno (suas porções são superior, descendente horizontal e ascendente), jejuno e íleo, 
GLÂNDULAS SALIVARES produzem salivas por meios de canais (parótida - libera saliva e enzima digestiva, sublinguais e submandibulares) glândulas anexas.
FÍGADO maior glândula anexa do corpo humano, que produz o bile para emulsificar a gordura, regula a quantidade a água no organismo, transforma a glicose em glicogênio. Nele se encontra o ducto colédoco que é a junção do ducto hepático com o ducto cístico, os ligamentos coronário, falciforme, lobo direito, lobo esquerdo, lobo quadrado, lobo caudado, hilo e vesícula bilar. 
PÂNCREAS glândulas mista e anexa, porções cabeça, corpo e cauda e o ducto pancreático, funções ENDÓCRINA (produz os hormônios, insulina e glucagon). EXÓCRINA produz suco pancreático. 
AMPOLA HEPATOPANCREÁTICO junção do ducto colédoco com o ducto pancreático. DUCTO HEPÁTICO COMUM, junção do hepático esquerdo e direito. DUCTO COLÉDOCO junção do hepático comum com o cístico.
• SISTEMA URINÁRIO é o sistema responsável pela filtragem do sangue e produção de urina é uma das 4 vias excretoras do corpo. Ele é composto de órgãos que irão produzir conduzir e armazenar a urina.
ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA FILTRAGEM DO SANGUE / RINS – URETERES - BEXIGA URINÁRIA – URETRA
RIM é o principal órgão do sistema urinário, capsula fibrosas e adiposas, grande unidade de filtragem, tem função de controlar o volume de água no organismo, filtrar o sangue, controlar os íons, pressão e volume sanguíneo, excretar resíduos tóxicos, controlar o ph e síntese hormonal. Os rins se localizam numa região determinada retroperitonial. Morfologia: face anterior e posterior, bordas medial e lateral e extremidades superior e interior. 
Pirâmides renal, colunas renais, Córtex Renal, Seio Renal, Pelve renal, papilas, cálice menor, cálice maior, ureter, Hilo, Medula renal, glândulas supra-renais ou adrenais 
NEFRON é a estrutura funcional que tem função de filtrar o sangue e formar a urina, recebe a artéria renal que se divide para chegar ao néfron, é chamada de arteríola aferente e eferente. Fica entre a pirâmide e o córtex e terminam nos tubos coletores. 
CAMINHO DO FILTRADO GLOMERULAR PAPILA, TÚBULO RENAL, TÚBULO COLETOR, CÁLICE MENOR, CÁLICE MAIOR, PELVE RENAL, URETER, BEXIGA, URETRA, MEIO EXTERNO.
URETERES são tubos que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é propelir a urina do rim até à bexiga.
BEXIGA localizada na cavidade pélvica, posterior à sínfise púbica, serve como reservatório de urina e comunica a bexiga ao meio externo através da uretra.
URETRA último segmento das vias urinárias, liga a bexiga ao meio externo. No homem é mais longa que na mulher, e é comum a micção e ejaculação, na feminina é menor e só passa micção.
URETRA MASCULINA Liga a bexiga ao meio esterno, vai do óstio interno o óstio externo da uretra, é mais longa que das mulheres, possui 3 porções: porção URETRA PROSTÁTICA(quando a uretra passa por dentro da próstata), URETRA MEMBRANÁCEA (sai da próstata e entra no bulbo raiz do pênis), e URETRA ESPONJOSA(quando ela entra no pênis, localizada no corpo esponjoso), é comum a micção e ejaculação.
URETRA FEMININA Liga a bexiga ao meio esterno menor que a do homem, vai do óstio interno o óstio externo da uretra, localizado entre a abertura vaginal e os clitóris. O vestíbulo da vagina possui o canal vaginal e canal anal. Na mulher a uretra só passa a micção.
• SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO dividido em internos e externos. Interna do homem existe o testículo, glândula que é responsável pela gametogênese, produz os espermatozoides e lança através do ducto deferente, sai de dentro do escroto, colado ao intestino, levando até a glândula anexa vesícula seminal, e serve para a produção do líquido seminal ou alcalino, que auxilia o espermatozoide na sobrevivência (alimentação e proteção), é lançado pelo ducto ejaculatório passa por dentro da próstata, recebe o líquido prostático que compõe líquido seminal, esse não é alcalino é levemente ácido. A glândula bulbouretral produz um líquido alcalino e viscoso que antes do ato sexual limpa a uretra, e se aloja na glande para lubrificar e iniciar o processo de relação sexual. Externo tem o escroto saco fibroso que contem testículos e são responsáveis pela produção do gameta (espermatozoide) e lança para o epidídimo que tem função de armazenar e amadurecer o espermatozoide, sai pelo ducto deferente e faz o caminho para o ducto da vesícula seminal, se encontram formando ducto ejaculatório que passa por dentro da próstata e deságua na uretra prostática. Pênis é o órgão de cúpula masculina, e saída comum de urina e sêmen através da uretra, consistem em corpo, glande e raiz e contém 3 massa cilíndrica túnica albugínea, corpo cavernoso e esponjoso. 
EXTERNOS: ESCROTO (envolve os testículos que são responsáveis pelas espermatogêneses e produção do hormônio testosterona e também controla a baixa de temperatura); PÊNIS (órgão de cópula masculina e saída comum de sêmen e da urina através da uretra, formato que consiste em corpo, glande e raiz, e é composto de 3 massas cilíndricas túnica albugínea, corpo cavernoso e corpo esponjoso).
INTERNOS: DUCTO DEFERENTE, VESÍCULA SEMINAIS (produzem liquido alcalino), DUCTOS EJACULATÓRIOS; PRÓSTATA (maior glândula acessória do aparelho, produz líquido prostático), GLÂNDULAS BULBOURETRAIS (secretam lubrificante).
• SISTEMA REPRODUTOR FEMININO interno e externo. Interno: vagina canal ou tubo que vai do vestíbulo da vagina até o colo do útero, a parte externa é chamada de vulva. Útero órgão que está no final do canal vaginal e tem a função de abrigar o embrião, durante a grávida. Os ovários são responsáveis pela gametogênese feminina (ovogêneses). Tubas uterinas ou oleodutos, canais que ligam o útero ao ovário. As fimbrias puxam o ovócito quando há ovulação, passa pelas tubas uterinas, pelo infundíbulo, depois ampolas e istmo, através de contração peristal. Após a ejaculação o espermatozoide entra no útero passa na tuba, o ovócitos sobre pelas fimbrias passa pelo infundíbulo e se encontram na ampola, acontecendo a fecundação, entram no útero e as fimbrias fecham asportas do útero. Externo: lábios maiores (dobras cutâneas) servem para proteger, lábios menores função de proteger, com uma estrutura mais intimas que se cria o clitóris, que é o órgão sexual de prazer feminino e o monte pubiano recoberto de pelos e gordura, e serve para a proteção contra impacto. Dentro temos o vestíbulo da vagina, espaço onde tem o óstio esterno e o óstio vaginal, e juntos tem as glândulas vestibulares para produzir um liquido que serve para lubrificar o ato sexual. Clitóris é uma parte dos lábios menores e serve para o prazer rico em terminação nervosa (homólogo ao pênis). 
EXTERNO: LÁBIOS MAIORES (2 pregas proteção ao óstio, é preenchido por gordura subcutânea), LÁBIOS MENORES (2 pregas de pele sem gordura, localizada entre os lábios maiores), MONTE DO PÚBIS, (elevação situada na frente da síntese púbica é um coxim de tecido conjuntivo adiposo e torna-se revestidos de pelos pubianos a partir da puberdade), VESTÍBULO DA VAGINA: espaço entre lábios menores; uretra (óstio externo), vagina (óstio vaginal) e glândulas vestibulares maiores e menores abrem-se no vestíbulo, CLITÓRIS: (homólogo ao pênis) 2 a 3cm, órgão sexual feminino, composto por tecido erétil altamente sensível, importante no estímulo sexual feminino (rico em terminações nervosas);.
INTERNO: VAGINA órgão de cópula, tubo 7 a 15cm de comprimento, estende do colo uterino até o vestíbulo vagina; ÚTERO: órgão muscular oco responsável pelo acomodamento do embrião durante a gravidez; OVÁRIOS: responsáveis pela ovogênese e produção dos hormônios progesterona e estrogênio; TUBAS UTERINAS: possuem de 10 a 12cm de comprimento; conduzem os ovócitos dos ovários e os espermatozoides para o local de fertilização, que é na ampola da tuba uterina. Em seguida a tuba uterina conduz o zigoto até o útero.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO OVÁRIOS ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA GAMETOGÊNESE FEMININA E MASCULINA TESTÍCULOS
• SISTEMA NERVOSO sistema de integração e coordena todas as funções do corpo. NEURÔNIO é a unidade funcional do corpo. NEURÓGLIA função de suporte, sustentação, revestimento, modulação da atividade neural, defesa e produção de neurônios.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) (neurônio e neuróglia), 1- ENCÉFALO: CÉREBRO (telencéfalo e diencéfalo), TRONCO ENCEFÁLICO (mesencéfalo, ponte e bulbo) e CEREBELO, 2- MEDULA ESPINHAL.
ENCÉFALO divide em dois hemisférios direito e esquerdo, dividindo o córtex (externo- substância cinzenta) e região interna (substância branca com axônios e dendritos), função de sensações, atos conscientes e voluntários (movimento) pensamentos, memória, inteligência, aprendizagem, sentidos e equilíbrio. Encéfalo 4 lobos: 
LOBO FRONTAL (responsável pela coordenação motora, escrita, fala linguagem e articulação). 
LOBO PARIETAL (responsável pela sensação pele). 
LOBO TEMPORAL (responsável pela audição, sons e memória). 
LOBO OCCIPITAL (responsável pela visão).
CEREBELO tem função de coordenação do movimento e equilíbrio do corpo e orientação espinhal.
MEDULA ESPINHAL/CANAL VERTEBRAL elabora resposta rápida em situações de emergência, sem a interferência do encéfalo, acontece o reflexo medular que é a resposta rápida da medula.
TALÁMO responsável por redirecionar os impulsos sensitivos e sensoriais, (menos o olfatório) para o córtex cerebral. 
HIPOTÁLAMO abaixo do tálamo, Funções vitais como regulação das funções vísceras, parte emocional ou instintiva. Produz diversos hormônios, dos quais são liberados pela hipófise posterior. (ocitocina e hormônio antidiuverticol). 
MENINGES reveste e protege o S.N 3 delicadas membranas. DURA-MÁTER (externa), PIA-MÁTER (interna) e ARACNOIDE (meio). 
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP) INTEGRAÇÃO 1- NERVOS CRANIANOS ou ENCÉFALO (sensitivos, motores e vísceras) e ESPINHAIS OU MEDULA. 2- GÂNGLIOS. 3-TERMINAIS NERVOSOS receptores de dor, tato, frio e calor.
NERVOS fios que conectam o SNC, envolvidos por tecido conjuntivo e transmitem mensagem de várias partes do corpo. 
NEURÔNIOS SENSITIVOS OU AFERENTES (apenas neurônios sensitivos) aquelas que transmitem o impulso vindo da periferia para o SNC.
NEURÔNIOS MOTORES OU EFERENTES (apenas motores), aquelas que transmitem o impulso do SNC para a direção periférica.
NEURÔNIOS MISTOS (sensitivos e motores).
CLASSIFICAÇÃO POSIÇÃO ANATÔMICA: CRANIANOS E ENCÉFALO e RAQUIDIANOS OU ESPINHAIS
GÂNGLIOS NERVOSOS são aglomerado de corpo celulares de neurônio localizado fora dói sistema nervoso central. Pequenas dilatações nervosas( tem corpos neurônicos, elevação fora do sistema e tem elevações nos nervos).
TERMINAÇÕES NERVOSAS captam estímulos e levam ao sistema nervoso central, existem terminações nervosas e cada uma tem a sua função: 
SISTREMA NERVOSO VOLUNTÁRIO (somático) Comanda ações de falar, pensar, movimentar etc. (CONSCIENTE)
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO não comandam ações involuntárias, digestão, batimentos cardíacos, movimentos das vísceras. (INCONSCIENTE).
SIMPÁTICO / PARASSIMPÁTICO 
•	SISTEMA ENDÓCRINO é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios, que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos alvo sobre os quais atuam. E auxiliam no canal excretor.
GLÂNDULA HIPÓFISE OU PITUITÁRIA pequena 1 cm, aloja-se na sela túnica ou fossa hipofiséria do osso esfenoide na base do cérebro, abaixo do hipotálamo pelo pedúnculo hipofisário ou infundíbulo. Duas partes adeno-hipófise ou lobo anterior da hipófise e neuro-hipófise ou lobo posterior da hipófise. 
GLÂNDULA TIREOIDE-TIROIDE produz hormônios metabólicos, T3 e T4. CALCITOCINA OU TIREOCALCIOTONINA TIROXINA hormônio que controla a velocidade do metabolismo do corpo.
HIPERTIREOIDISMO metabolismo acelerado, presença de bócio, os olhos ficam saltados.
HIPOTIREOIDISMO metabolismo mais lento, falta ou insuficiência de iodo na alimentação.
GLÂNDULAS PARATIREOIDES produzem paratormônio realiza o controle de cálcio.
GLÂNDULAS SUPRA RENAIS OU ADRENAIS
MINERALOCORTICOIDE – GLICOCORTICOIDE – ANDROGÊNIOS EPINEFRINA.
TIMO frente do coração entre os dois pulmões, está relacionado com a produção de linfócitos T.
PÂNCREAS – glândulas anexas mista, função endócrina e produzida por um grupamento de células chamadas ILHOTAS DE LANGERHANS, que produz os hormônios, insulina e glucagon. Exócrina produz suco pancreático, porções cabeça, corpo e cauda e nela fica o ducto pancreático.

Continue navegando