Buscar

AV1 - FISIOLOGIA HUMANA

Prévia do material em texto

1) O arco reflexo é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do indivíduo. Vamos agora pensar no famoso exemplo de colocar o dedo no ferro de passar roupa, e retirá-lo imediatamente. Sobre esse exemplo, assinale a alternativa correta:
a) O ato de retirar o dedo do ferro representa o estímulo dentro do arco reflexo.
b) O aumento da temperatura do ferro percebido pela pele do dedo representa o estímulo do arco reflexo.
c) Após a chegada da informação motora no sistema nervoso central é gerada uma informação sensitiva.
d) A resposta de tirar o dedo do ferro é realizada pelos receptores sensoriais da pele.
2) A via eferente do Sistema Nervoso Periférico é dividida em duas partes: o Sistema Nervoso Somático e o Sistema Nervoso Autônomo, dividido em Parassimpático e Simpático. Nesse assunto, assinale a alternativa incorreta:
a) Uma ação consciente como subir uma escada é realizada através da inervação do sistema nervoso somático.
b) Uma ação consciente como levantar o braço é inervada por um neurônio motor que chega até a musculatura esquelética.
c) Uma ação inconsciente como um batimento cardíaco é controlado por neurônios pré e pós-ganglionares, sendo que quando se trata do ramo simpático, o neurônio pré-ganglionar é mais curto.
d) Uma ação inconsciente como um batimento cardíaco é controlado por neurônios pré e pós-ganglionares, sendo que quando se trata do ramo simpático, o neurônio pré-ganglionar é mais longo.
3) O impulso nervoso (ou potencial de ação) é uma rápida alteração do potencial elétrico das membranas dos neurônios. Sobre o potencial de ação, assinale a alternativa correta:
a) Se a célula recebe um estímulo de -56mV, o potencial de ação acontece, por ter atingido o limiar.
b) O período refratário absoluto é quando os canais iônicos estão fechados mas podem se abrir a qualquer momento.
c) A célula sai de -70mV a +40mV devido a entrada de sódio nos canais iônicos durante a fase ascendente.
d) A célula volta para o potencial de repouso, na fase ascendente, devido à saída de sódio nos canais iônicos do potássio.
4) Resuma em NO MÁXIMO DUAS FRASES o que acontece no Eixo Hipotálamo-Hipófise, em relação à conexão das duas glândulas (hipotálamo e hipófise) e suas peculiaridades.
A conexão do hipotálamo e da hipófise acontece por axônios que partem do hipotálamo e se estendem até o lobo posterior da hipófise, assim são produzidos os dois hormônios: oxitocina e ADH. Através de células localizadas no hipotálamo, o transporte dos hormônios é feito por axônios até a hipófise, onde é armazenado e secretado depois.
5) O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:
a) O hormônio do crescimento (GH) é importante por induzir o crescimento em tecidos capazes de crescer e aumenta sua secreção durante pequenos cochilos.
b) O hormônio antidiurético (ADH) faz com que os rins conservem a água no corpo, concentrando e reduzindo o volume da urina.
c) A ocitocina é um exemplo de feedback positivo que ocorre no nosso organismo.
d) A insulina é produzida pelas células beta das ilhotas pancreáticas.
6) O esqueleto humano adulto é formado por 206 ossos, que atuam na sustentação do organismo, proteção dos órgãos vitais, garantia da movimentação, produção de células sanguíneas e armazenamento de alguns sais minerais, tais como cálcio e fósforo. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
a) Na osteoporose, ocorre desequilíbrio entre as células ósseas, tendo aumento da atividade dos osteoclastos.
b) Na osteoporose, ocorre desequilíbrio entre as células ósseas, tendo aumento da atividade dos osteoblastos.
c) Durante a consolidação de uma fratura, podemos observar aumento da atividade dos osteoclastos para formação de calo ósseo.
d) Nos ossos, o paratormônio (PTH) aumenta a atividade dos osteoblastos.
7) A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica, progressiva e autoimune. Isso significa que as células de defesa do nosso corpo atacam nosso próprio sistema nervoso. Explique em NO MÁXIMO DUAS FRASES o que acontece na Esclerose Múltipla a nível dos neurônios para que apareça os sinais e sintomas comuns dessa doença.
Sendo a esclerose múltipla uma doença inflamatória crônica, desencadeada por motivos genéticos, ambientais ou autoimune, por isso o sistema imunológico passa a agredir a bainha de mielina que recobre os neurônios, dificultando a chegada de informação e comprometendo a função do sistema nervoso.

Continue navegando