Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário 2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Conteúdo do teste
 Pergunta 1
 1 ponto
 Leia o excerto a seguir:
 “É fácil identificar o passageiro de primeira viagem. É o que já entra no avião desconfiado. O cumprimento da aeromoça, na porta do avião, já é um desafio para a sua compreensão.
 – Bom dia…
 – Como assim?
 […]
 De repente, outra voz. Desta vez é a do comandante:
 – Senhores passageiros, aqui fala o comandante Araújo. Neste momento, à nossa direita, podemos ver a cidade de…
 Ele pula outra vez da cadeira e grita para a cabina do piloto:
 – Olha para a frente, Araújo! Olha para a frente!”
 Fonte: VERÍSSIMO, L. F. Emergência. In. GRANATIC, B. Redação: humor e criatividade. São Paulo: Scipione, 1997. p. 10 e 13.
 Considerando os estudos sobre os tipos de coerência; pode-se afirmar que, no trecho citado, verifica-se falta de:
 (A) coerência sintática.
 (B) coerência temática.
 (C) coerência genérica.
 (D) coerência pragmática.
 (E) coerência estilística.
 Pergunta 2
 Leia o excerto a seguir:
 “Há três modos básicos de organização de texto: o narrativo, o descritivo e o dissertativo. Todo texto é apresentado por um ‘eu’ que não tem existência real. Há uma diferente entidade para cada modo de organização de texto.”
 Fonte: SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna, 2004, p. 377.
 Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipologias textuais, os objetivos, as temáticas, as marcas linguísticas dos textos e as diferentes sequências textuais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 I. ( ) O uso da sequência narrativa é caracterizado por marcas de tempo, com progressão temporal envolvendo fatos e ações.
 II. ( ) O uso da sequência expositiva tem como marca fundamental o verbo no imperativo ou outras maneiras de indicar ordem ou orientação.
 III. ( ) O uso da sequência injuntiva tem como marca fundamental a explicação, seu objetivo é transmitir um saber.
 IV. ( ) O uso da sequência argumentativa tem como marca fundamental a defesa de uma ideia, expressando um parecer com intenção persuasiva.
 (A) V, F, V, F.
 (B) V, F, F, F.
 (C) F, V, V, F.
 (D) V, F, F, V.
 (E) F, V, F, V.
 Pergunta 3
 1 ponto
 Leia o excerto a seguir:
 “A coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as ideias apresentadas num texto. Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, à sequência ordenada das opiniões e fatos expostos de forma coerente, sem contradições ao que se afirma para os interlocutores.”
 Fonte: SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna, 2004, p. 376.
 A partir da leitura do trecho acima e considerando o conteúdo estudado sobre o tópico, analise os tipos de coerência a seguir e associe-os com suas respectivas características.
 1) Coerência semântica.
 2) Coerência sintática.
 3) Coerência pragmática.
 4) Coerência temática.
 ( ) Corresponde ao uso dos conectivos entre termos e orações.
 ( ) Corresponde à satisfação das condições de uma situação comunicativa.
 ( ) Corresponde à relação entre os significados dos elementos das frases.
 ( ) Corresponde à concordância entre as ideias e assuntos apresentados.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 (A) 4, 1, 3, 2.
 (B) 4, 3, 1, 2.
 (C) 2, 3, 1, 4.
 (D) 3, 2, 4, 1.
 (E) 2, 4, 1, 3.
 Pergunta 4
 1 ponto
 Leia o excerto a seguir:
 “É a coerência que faz com que uma sequência linguística qualquer seja vista como um texto, porque é a coerência, através de vários fatores, que permite estabelecer relações (sintático-gramaticais, semânticas e pragmáticas) entre os elementos da sequência.”
 Fonte: KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2003. p. 45.
 A partir da leitura do excerto e considerando o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as condições de coerência a seguir e associe-as com os exemplos nas quais estão representadas.
 1) Falta coerência semântica.
 2) Falta coerência sintática.
 3) Falta coerência estilística.
 4) Falta coerência pragmática.
 ( ) Se o emissor declarar: “A alegria onde senti foi imensa”.
 ( ) Se o emissor declarar: “A professora aspirou o aluno”.
 ( ) Se o emissor, numa situação formal, declarar: “Infelizmente, a vaca foi pro brejo!”.
 ( ) Se o emissor, ao responder se aceita sua noiva como legítima esposa, declarar: “Fiz uma ótima refeição na hora do almoço”.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 (A) 4, 2, 3, 1.
 (B) 2, 1, 3, 4.
 (C) 1, 2, 4, 3.
 (D) 3, 1, 4, 2.
 (E) 4, 3, 1, 2.
 Pergunta 5
 1 ponto
 Leia o excerto a seguir:
 “Tipologia corresponde ao ‘estudo dos traços característicos de um conjunto de dados e determinação dos seus tipos ou sistemas’; isso quer dizer que, quando falamos em tipologias textuais, observamos o objetivo, a temática e as marcas linguísticas específicas de cada tipo de texto.”
 Fonte: TIPOLOGIA. In: Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2019. 
 Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipologias textuais e suas marcas linguísticas, pode-se afirmar que a descrição é caracterizada por:
 uso de substantivos, adjetivos, verbos no presente ou no pretérito imperfeito do modo indicativo.
 uso de operadores discursivos, como conjunções e preposições; modalizadores, verbos no presente do indicativo.
 uso de verbos com valor imperativo, mesmo que não estejam no modo imperativo; uso de pronomes.
 uso de verbos, advérbios, conjunções, verbos no presente ou no pretérito perfeito do indicativo.
 uso de operadores discursivos, expressões denotativas, modalizadores, verbos no futuro.
 Pergunta 6
 1 ponto
 Leia o excerto a seguir:
 “Gênero textual é um conceito geral que engloba textos com características comuns em relação à linguagem, ao conteúdo e à estrutura, utilizados em determinadas situações comunicacionais, orais ou escritas.”
 Fonte: SARMENTO, L. L. Oficina de Redação. São Paulo: Moderna, 2003. p. 13.
 Considerando essas informações e os estudos sobre gêneros textuais, analise as tipologias a seguir e associe-as com seus respectivos exemplos.
 1) descrição.
 2) narração.
 3) argumentação.
 4) injunção.
 ( ) “Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bata mais. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mistura delicadamente até encorpar. Leve ao forno por cerca de quarenta minutos” (CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 83).
 ( ) “As filmagens começaram e, no fim, o diretor não continha seu entusiasmo. O cachorro magro tinha atuado de forma magnífica. Jogara-se da ponte e, depois de improvisar uma cena dramática de afogamento…” (CAPPARELLI, S. 30 fábulas contemporâneas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 15).
 ( ) “Exigir o veloz, o imediato e o sintético, sem ter a consciência de que estes valores são injetados em nossas mentes, é ter a confirmação de que o ‘Panis et circenses’ da Roma antiga é tão contemporâneo quanto o advento da globalização” (CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 391).
 ( ) “No meio dos campos de trigo e beterraba, a aldeia dos Deux-Cent-Quarante dormia sob a noite negra. Distinguiam-se vagamente os quatro imensos corpos de pequenas casas encostadas umas às outras” (ZOLA, É. O germinal. In: CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 34).
 Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 (A) 4, 2, 3, 1.
 (B) 4, 1, 3, 2.
 (C) 3, 2, 1, 4.
 (D) 2, 4, 2, 3.
 (E) 1, 2, 3, 4.
 Pergunta 7
 1 ponto
 Leia o excerto a seguir:
 “Nunca tinha visto uma mulher assim tão grande, metida num longo vestido preto, os olhos revirados para o alto, os braços pendidos diante do corpo, as mãos fortemente entrelaçadas no gesto da Senhora das Dores na procissão da Paixão.”
 Fonte: TELES. L. F. O segredo e outras histórias de descoberta. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 38.
 Considerando o conteúdo estudado sobre tipologias textuais e suas marcas linguísticas, pode-se afirmar que o excerto apresentado tem predominância de características do tipo:
 (A) descrição.
 (B) injunção.
 (C) narração.
 (D) exposição.
 (E) argumentação.
 Pergunta 8
 1 ponto
 Leia o excerto a seguir:
 “Durante a sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos.”
 Fonte: SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna, 2004. p. 376.
 Quando se produz um texto, tem-se a intenção de se fazer entender, ou seja, ser coerente para os receptores; porém, alguns trechos ou aspectos podem apresentar problemas de incoerência.
 Considerando essas informações e os estudos a respeito dos tipos de coerência textual, verifica-se no trecho citado a falta de coerência:
 (A) genérica.
 (B) temática.
 (C) estilística.
 (D) pragmática.
 (E) semântica.
 Pergunta 9
 1 ponto
 Leia o excerto a seguir:
 “Tarde demais para lamentações. O aquecimento global já está afetando ecossistemas do mundo inteiro há pelo menos três décadas, alerta um grupo de pesquisadores da Europa e dos EUA. O aumento nas temperaturas médias, de 0,6 ºC no último século, tem provocado desde mudanças no ciclo de crescimento das plantas até a migração forçada de espécies para zonas mais amenas desde a década de 70, no mínimo.”
 Fonte: SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna, 2004. (Adaptado).
 Considerando os estudos sobre os gêneros textuais e analisando as marcas textuais apresentadas no trecho, pode-se afirmar que sua tipologia correspondente é a:
 (A) narração.
 (B) instrução.
 (C) exposição.
 (D) argumentação.
 (E) injunção.
 Pergunta 10
 1 ponto
 Veja a imagem a seguir:
COMUNICACAO E EXPRESSAO-unid3-q12.PNG
 Fonte: MANGINI, C. Comunicação Institucional. Santa Maria: Prefeitura Municipal, [s.d.]. Disponível em: <http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=dengue>. Acesso em: 14 set. 2019.
 De acordo com as marcas linguísticas observadas nos textos, conseguimos diferenciar as intenções comunicativas dos emissores e identificar seus objetivos: descrever, narrar, expor, argumentar, influenciar ou mudar o comportamento dos receptores.
 Considerando essas informações e os estudos realizados sobre os tipos e as sequências textuais, pode-se afirmar que predominam no cartaz as sequências:
 (A) narrativa e expositiva.
 (B) injuntiva e narrativa.
 (C) expositiva e injuntiva.
 (D) argumentativa e expositiva.
 (E) narrativa e descritiva.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais