Buscar

AVALIAÇÃO AV1 ATENÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Após o movimento da Farmácia Clínica, em meados da década de 1970, alguns autores se empenharam em redefinir o papel do farmacêutico em relação ao paciente. Diferencie explicando os conceitos de assistência e atenção farmacêutica, apresentando a importância do farmacêutico no cuidado integral do paciente.
A assistência farmacêutica é conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Conjunto de campo multidisciplinar; Interdisciplinar, tudo isso para envolver ações gerenciais e assistenciais e sistemáticas através do ciclo da assistência farmacêutica onde todas as etapas têm seu grau de importância. Na assistência farmacêutica envolve também, a pesquisa, desenvolvimento e a produção de insumos e medicamentos, desde sua seleção, programação aquisição, distribuição, dispensação e a garantia da qualidade dos produtos e serviços para uma melhor qualidade de vida da população.
Atenção farmacêutica é a provisão responsável do tratamento farmacológico, com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, onde se promove a educação do uso racional de medicamentos, dando a orientação necessária a cada paciente sobre o medicamento a ser dispensado e analisando o histórico de cada paciente sobre como usar, para assim fazer sua dispensação e o seu acompanhamento farmacológico de cada paciente concluindo com seus registros sistemáticos.
A importância do farmacêutico é de vital importância para o gerenciamento dos modelos de assistência e atenção farmacêutica, para que não haja problemas na execução no ambiente, seja ele hospitalar, drogarias, manipulação etc. fazendo-se de extrema competência o farmacêutica para a realização deles e o cuidado integral do paciente.
2. A Atenção Farmacêutica baseia-se principalmente no acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes, buscando a obtenção de resultados terapêuticos desejados por meio da resolução dos problemas farmacoterapêuticos. Os modelos de Atenção Farmacêutica mais utilizados por pesquisadores e farmacêuticos no mundo são o espanhol (Método Dáder) e o americano (Modelo de Minnesota). Apesar de muito semelhantes estas metodologias, existem algumas diferenças entre eles. Explique qual a diferença principal na classificação dos problemas farmacoterapêuticos.
Os modelos de Atenção Farmacêutica mais utilizados são o espanhol (Método Dáder) e o americano (Modelo de Minnesota). Entretanto, existem pequenas diferenças entre eles, principalmente na classificação dos problemas farmacoterapêuticos. A diferença principal na classificação dos problemas farmacoterapêuticos baseia-se na adesão ao tratamento, pois para o Método Dáder a não aderência ao tratamento é uma causa dos PRM (problemas relacionados aos medicamentos), enquanto para o modelo de Minnesota, a não aderência torna-se um problema farmacoterapêutico. O modelo de Minnesota utiliza o termo Problemas Farmacoterapêuticos (PFT), ou seja, qualquer evento indesejável que apresente o paciente, que envolva ou suspeita-se que envolva a farmacoterapia e que interfere de maneira real ou potencialmente em uma evolução desejada do paciente.

Continue navegando