Buscar

Estudo dirigido Sistema digestório

Prévia do material em texto

Nome: Leonam da Silva Pereira Batista
GUIA DE ESTUDO (SISTEMA DIGESTÓRIO I)
1)Quais são os componentes anatomo-funcionais que fazem parte do sistema digestório? 
Cavidade bocal a qual possui dentes e língua e próximo a ela temos glanduas salivares; faringe; esôfago; estômago; intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo); intestino grosso; ânus; fígado; pâncreas e vesícula biliar.
2) Quais são as camadas do trato GI e quais são suas funções?
Mucosa – A qual possui uma grande área de absorção;
Submucosa – aonde teremos vasos sanguíneos e linfáticos além da inervação do SN entérico;
Muscular externa e serosa – responsável pelos movimentos que estão presentes no TGI
3) Quais são as quatros ações (processos) que ocorrem no sistema digestório? 
O TGI apresente 4 processos:
Secreção os quais o sistema utiliza tanto para facilitar a passagem do alimento (muco) como para deixar o ambiente adequado (suco gástrico).
Digestão a qual pode ser mecânica como por exemplo utilizando os dentes ou de forma química pela secreção de enzimas como por exemplo a amilase salivar;
Absorção que consiste na captação dos nutrientes para a corrente sanguínea;
Motilidade que consiste na passagem do alimento através de movimentos musculares realizados pela musculatura lisa do TGI.
4) Explique como ocorre o controle neural e hormonal do sistema digestório? Explique a função deles na digestão.
O controle neural ocorre através do sistema nervoso entérico de forma sinérgica com o sistema nervoso parassimpático facilitando com que ocorra a absorção de nutrientes e uma melhor digestão pelo TGI facilitando assim também a motilidade do bolo alimentar através do sistema.
Os hormônios do TGI possuem diversas funções atuando no controle do funcionamento adequado do sistema, dessa forma eles agem auxiliando com que ocorra a absorção e secreção de substancias de forma e horário corretos.
5) Fale sobre as características da musculatura lisa que facilitam a motilidade. 
A musculatura lisa apresenta junções comunicantes entre as células e esse fato favorece com que as contrações responsável pela motilidade sejam facilitadas
6) Como ocorre o movimento de peristaltismo e de mistura?
O movimento de peristaltismo ocorre a partir da contração da musculatura lisa anterior ao bolo alimentar ocorrendo assim a propulsão do bolo alimentar para o direcionamento normal do TGI ( boca – ânus)
Os movimentos segmentares ocorrem de forma uniforme a contração muscular lisa contra o bolo alimentar ocorrendo assim apenas um pequeno ou nenhum movimento do bolo para frente havendo apenas a mistura do bolo alimentar.
7) Explique o processo de motilidade e secreção da cavidade oral.
Na cavidade oral ocorre a mastigação a qual é responsável pela digestão mecânica do bolo alimentar e essa é realizada pelo o contato mecânico entre a dentição superior e inferior, é importante para gerar partículas menores que irão entrar dentro do TGI e por romper nutrientes os quais não possuímos enzimas que é o caso da celulose. Além do mais na cavidade oral ocorre também digestão química realizada pela amilase salivar a qual é resposável por iniciar a digestão de carboidratos e, também, ocorre a secreção de muco que possui a função de proteger e lubrificar a cavidade oral.
8) Explique o processo mecânico de deglutição. 
O processo de deglutição é dividido em estágios voluntários o qual ocorre na cavidade oral aonde nós possuímos o controle de engolir o alimento e nos estágios involuntários os quais o TGI é responsável. Os estágios involuntários ocorrem na faringe aonde a língua empurrará o bolo contra o palato mole disparando o reflexo de deglutição dessa forma a respiração é inibida através da descida da epiglote a fim de fechar a laringe e o esfíncter superior do esôfago é relaxado ocorrendo assim a passagem do alimento para dentro do esôfago aonde ocorrera a segunda parte da deglutição involuntária a qual é definida por movimentos peristálticos primários os quais empurram o alimento para frente e secundário responsável por dilatar o esôfago aonde não esta ocorrendo o movimento primário. Quando o bolo alimentar chega no final do esôfago o esfíncter esofágico inferior é relaxado para que chegue ao estômago.
9) Quais são os processos mecânicos que ocorrem no estômago e quais suas funções? 
No estomago ocorre o processo de relaxamento receptivo responsável por aumentar a capacidade do estomago perante a comida que acabou de chegar; onda de mistura responsável por misturar o bolo alimentar facilitando assim o contato dos nutrientes com o ácido clorídrico e a pepsina; e o movimento de esvaziamento responsável pela passagem do quimo para o intestino delgado aonde ocorrerá digestão e a absorção dos nutrientes. 
10)Quais são as secreções que o estômago secreta? Qual a função da gastrina?
O estomago secreta o suco gástrico o qual é formada por ácido clorídrico, muco e pepsinogênio (percussor da pepsina) essa secração possui a função de acomodar o bolo alimentar e começar a digestão das proteínas. O estômago secreta a gastrina hormônio responsável por aumentar a secreção de ácido clorídrico e a motilidade gástrica facilitando assim a ocorrência de ondas de misturas.
11)Fale do controle do esvaziamento estomacal. Quem excita e quem inibe?
O esvaziamento estomacal é o movimento do quimo contra o piloro devido a contração do antro ocorrendo assim a passagem lenta do quimo para duodeno. Esse movimento é excitado pela gastrina e pelo enchimento estomacal e inibido pela secração de CCK e por reflexos enterogástricos.
GUIA DE ESTUDO (SISTEMA DIGESTÓRIO II) 
1) Quais são os movimentos que ocorrem no instestino delgado? De que forma eles ocorrem? 
No intestino delgado ocorre o movimento de peristaltismo o qual consiste na contração da musculatura lisa impulsionando o quimo para frente em direção ao ânus. O outro movimento são os movimentos segmentares que consiste na contração da musculatura lisa de forma lenta com o objetivo de misturar o quimo.
2) Como ocorrem os controle nervoso e hormonal da contratilidade intestinal? 
Com a chegada do quimo no intestino e a sua distensão ocorre o reflexo gastroenterico o qual o plexo mioenterico irá aumentar o peristaltismo no TGI. Os hormônios gastrina, insulina e colecistocinina irão aumentar a motilidade intestinal e a secretina e glucagon diminuem essa motilidade.
3) Quais são as secreções liberadas pelas células e regiões do intestino delgado? Quais são as funções dessas secreções e quais são as células que as produzem? 
As glândulas intestinais liberam uma secreção alcalina e muco os quais tem a função de proteger o epitélio pois o quimo que chega do estomago está acido. Os enterócitos liberam enzimas digestivas que agiram sobre os 3 macronutrientes (lipídeos, carboidratos e proteínas) 
4) Fale das secreções do pâncreas. Por quais células são secretadas e quais as funções?
As secreções do pâncreas tem como principal função secretar enzimas e o bicarbonato de sódio. As enzimas cujo tem como função digerir os macronutrientes são produzidas pelas células dos ácinos e as células dos ductos tem como função secretar uma solução de bicarbonato de sódio que tem como função neutralizar o quimo. O pâncreas também possui função exócrina a qual é responsável por produzir insulina e glucagon.
 5) Fale das secreções de bile do fígado. Quais as funções? 
As secreções de bile do fígado têm como composição os ácidos biliares que tem como função excretar a bilirrubina e emulsificar as partículas de lipídeos formando micelas aumentando a superfície de contato com os ácidos graxos, além desses ácidos possuem ions de bicarbonato que tem como função neutralizar o ácido gástrico. 
6) Como ocorre a absorção de água, íons, carboidratos, lipidios e proteínas pelo intestino delgado? 
A água é absorvida por osmose;
Ions são absorvidos de forma ativa e o sódio é transportado para o espaço intercelular a fim de estabelecer um diferencial de concentração
Carboidratos são absorvidos como monossacarídeos por meio de transporte ativo através de proteínas de transporte (GLUT2 e GLUT4)ou através de cotransporte com sódio.
Lipideos são absorvidos na forma de micelas que através de transporte passivo devido ao fato de serem lipossolúveis dessa forma passam pela membrana extrecelular sem a necessidade de proteínas de transporte
Proteinas são absorvidas na forma de peptídeos com uma proteínas transportadora especifica que realiza co-transporte com sódio.
7) Quais são os processos mecânicos e químicos do intestino grosso? Há absorção lá? 
No intestino grosso ocorre movimentos propulsivos que visam empurrar o quimo e movimentos Haustral que são constricçoes circulares lentas que visam misturar o quimo já em relação aos processos químicos ocorre a secracao de muco que visam proteger e facilitar a passagem do quimo. Nessa região ainda ocorre absorção principalmente de água e de eletrólitos.
8) Explique o reflexo de defecação.
O reflexo de defecção é um estimulo nervoso que visam a eliminação das fezes que estão armazenadas no intestino grosso. Embora seja um estimulo nervoso, possui controle voluntario, onde um esfíncter é controlado pelo SN parassimpático e o esfíncter externo é de ação voluntaria.
GUIA DE ESTUDO (SISTEMA DIGESTÓRIO III)
Carboidratos e proteínas 
1- Como ocorre a digestão química? (Como ocorre a quebra de compostos orgânicos?) 
Através de enzimas localizadas desde a entrada do alimento na cavidade oral até a porção inicial do intestino que irão hidrolisar os macronutrientes em partículas menores.
2 – Onde ocorre a maior parte da digestão? 
A maior parte da digestão ocorre na porcao proximal do intestino delgado, ou seja, no duodeno.
3 – Explique como ocorre a hidrólise carboidratos e de proteínas.
 A hidrolise nos carboidratos ocorrem na ligação glicosídicas onde ocorrerá a adição de um ion hidrogênio em um monossacarídeo e uma hidroxila na outra parte. Nas proteínas ocorrerá na ligação peptídica ocorrerá a adição de um ion hidrogênio em um AA e a adição de uma hidroxila no outro AA.
4 – Detalhe quais são os tipos de carboidratos e qual é a forma bioquímica como eles são absorvidos. 
Os carboidratos são encontrados de diversas formas: monossacarídeos que é a forma que é absorvida e os principais são: glicose, frutose e galactose; também podem ser encontrados como dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos que são monossacarídeos unidos por ligação glicosídica.
5 – Sobre enzimas que digerem carboidratos diga quais são detalhando a forma como elas fazem a quebra do carboidrato no:
 a) Boca 
A principal enzima é a amlase salivar que será responsável por hidrolisar o amido.
b) Pâncreas 
As enzimas pancreáticas irão hidrolisar todos os carboidratos formando os seus monossacarídeos os quais serão absorvidos.
c) Intestino delgado 
Os enterócitos secretam enzimas que irão clivar os principais dissacarídeos (maltose, sacarose, lactose) em monossacarídeos.
4 – Qual é a forma bioquímica na qual as proteínas são absorvidas? 
São absorvidos como aminoácidos.
5 – Sobre enzimas que digerem proteínas diga quais são detalhando a forma como elas realizam a química no: 
a) Estômago 
Local onde inicia a digestão das proteínas e quem é responsável por esse processo é a pepsina que será responsável por digerir o colágeno das carnes e essa enzima necessita de pH acido para que realiza a sua função.
b) Pâncreas 
As enzimas pancreáticas são tripsina, quimiotripsina, carboxipolipeptidase e proelastase que irão hidrolisar moléculas maiores de proteínas e transforma-las em polipeptideos e em alguns aminoácidos.
c) Intestino delgado
Os enterócitos irão produzir peptidases que irão digerir todos os dipeptideos e tripeptideos dessa forma restará apenas aminoácidos.
6 – Quais são as características do intestino delgado que permitem que esta seja uma grande área de absorção de nutrientes? 
A presença de vilosidades e microvilosidades fato o qual irá aumentar a superfície de contato dessa forma a passagem dos nutrientes se torna mais fácil e possui espaço suficiente para todos.
7 – De que forma os carboidratos são transportados para serem absorvidos pela célula intestinal? 
A glicose e galactose serão absorvidos por proteína canal que realiza o co-transporte do nutriente com o sódio pelo SGLT-2 e sairá do enterocito pelo o GLUT-2. Já a frutose é absorvida por difusão facilitada.
8 – De que forma as proteínas são transportadas para serem absorvidos pela célula intestinal? 
As proteínas são absorvidas através de um transporte ativo por proteínas especificas. Apenas alguns aminoácidos são absorvidos por difusão facilitada. 
Lipídios 
1 - Qual é o tipo de lipidio que mais ingerimos na dieta?
Triacilglicerol.
2 – O que as lipases fazem no triacilglicerol? 
Eles irão remover quebrar o triacilglicerol formando assim um monoglicerol e dois ácidos graxos.
3 - Descreva todo o processo de como ocorre a digestão dos lipídios no trato GI. Detalhe desde os locais onde ela ocorre, até os tipos de substâncias que emulsificam e digerem. 
As grandes partículas de gorduras chegam no duodeno onde se encontraram com os sais biliares que irão emulsificar as gorduras até formaram partículas menores denominas de micelas as quais possuem uma maior superfície de contato com isso a lipase pancreática irá agir sobre essas micelas quebrando o triacilglicerol em monoglicerol e em duas moléculas de ácidos graxos. Alem do mais, ocorre movimentos segmentares desde o esôfago responsáveis por misturar e tentar quebrar de forma mecânica e separar as partículas de gorduras
4 - Como ocorre a absorção dos lipídios no trato GI? 
A absorção de lipídeos ocorre no intestino delgado aonde as micelas irão difundir através da membrana plasmática do enterocito e ácidos graxos de cadeia curta não necessitam a formação de micelas e passam por difusão simples sem necessitar de nenhum processo.
5 – Como ocorre a absorção das vitaminas?
As vitamina lipossolúveis (A,D,E e K) serão absorvidas juntamente com as micelas e as vitaminas solúveis em água ( vitamina C e complexo B) serão absorvidas com o auxilio de um transportador.
GUIA DE ESTUDO ( CONTROLE DO APETITE)
1) Qual a relação entre necessidade metabólica e a ingestão de alimentos? 
A ingestão de alimentos deve ser o suficiente para conseguir atender a necessidade metabólica para que dessa forma o organismo consiga alcançar a homeostase.
2) Quais são os locais do corpo onde ocorre o controle da nossa ingestão de alimentos? 
Os locais que ocorre o controle da ingestão de alimentos são os núcleos hipotalâmicos laterais (centro da forme) e o núcleo hipotalâmico ventromedial ( centro da saciedade); o núcleo arqueado será o local de atuação dos hormônios liberados pelo tecido adiposo e pelo TGI.
3) Quais são os fatores que controlam a nossa ingestão de alimentos, ou seja, os que podem inibir ou estimular? 
Neurônios e neurotransmissores podem aumentar ou diminuir a ingestão de alimentos. O POMC é responsável por reduzir a ingestão de alimentos e aumentar o gasto energético; e NPY e AGRP são responsáveis por elevar a ingestão de alimentar e diminuir o gasto energético.
4) Uma regulação da alimentação é importante? Por que? Como ocorre uma a curto prazo e uma a longo prazo?
Sim, porque essa regulação fará com que o nosso corpo se adapte ao ambiente externo em que está presente. Essa regulação pode ser de curto prazo o qual podem inibir que ocorrem quando há enchimento gastrointestinal ou por fatores hormonal (CCK e Peptideo YY) ou estimulado no estado de jejum, ocorrendo assim a secreção de grelina que é responsável por aumentar a fome.
Essa regulação também pode ser de longo prazo que ocorre a partir da concentração dos nutrientes na corrente sanguínea que irão sinalizar para os núcleos do hipotálamo responsáveis pela fome (lateral) e o ventromedial (saciedade) havendo a inibição e estímulos de um e do outro em decorrência dessa concentração.

Continue navegando

Outros materiais