Buscar

Estudo Dirigido sobre: Fisiologia do sistema digestório 1) Compare o sistema nervoso entérico com o cérebro cefálico. Dê alguns exemplos específico...

Estudo Dirigido sobre: Fisiologia do sistema digestório
1) Compare o sistema nervoso entérico com o cérebro cefálico. Dê alguns exemplos específicos a respeito de neurotransmissores.
2) Explique como os antagonistas dos receptores H2 e inibidores da bomba de prótons diminuem a secreção ácida no estômago.
3) Como ocorre a síntese e secreção dos hormônios secretina e colecistocinina (CCK)? E qual a função dessas substâncias?

Essa pergunta também está no material:

ED sistema digestório odonto
5 pág.

Fisiologia I Universidade Federal do PiauíUniversidade Federal do Piauí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Vou responder às suas perguntas sobre fisiologia do sistema digestório: 1) O sistema nervoso entérico é uma rede de neurônios que controla as funções do trato gastrointestinal, enquanto o cérebro cefálico é responsável pelo controle central dessas funções. Alguns exemplos específicos de neurotransmissores envolvidos são a acetilcolina, que estimula a contração muscular no sistema nervoso entérico, e a serotonina, que regula o humor e a motilidade intestinal. 2) Os antagonistas dos receptores H2 e os inibidores da bomba de prótons são medicamentos utilizados para diminuir a secreção ácida no estômago. Os antagonistas dos receptores H2 bloqueiam a ação da histamina nos receptores H2 das células parietais do estômago, reduzindo a produção de ácido clorídrico. Já os inibidores da bomba de prótons bloqueiam a enzima ATPase H+/K+ na membrana das células parietais, reduzindo a secreção de ácido clorídrico. 3) A secretina e a colecistocinina (CCK) são hormônios produzidos e secretados pelas células endócrinas do intestino delgado. A secretina é liberada em resposta à acidez do quimo no duodeno e estimula a secreção de bicarbonato pelo pâncreas, neutralizando o ácido e regulando o pH do intestino. A CCK é liberada em resposta à presença de gordura e proteínas no duodeno, estimulando a contração da vesícula biliar para liberar bile e a secreção de enzimas pancreáticas para a digestão desses nutrientes. Espero que essas respostas tenham sido úteis para o seu estudo dirigido! Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais