Buscar

Atividade 1 - Direito Ambiental

Prévia do material em texto

Atividade 1:
Leia atentamente o material referencial da disciplina, E-book da Unidade 1 e atenda às solicitações abaixo: 
1 – Escolha e discorra a respeito de três dos princípios ambientais existentes, justificando o motivo de sua escolha e sua importância para a proteção do Meio Ambiente.
2 – Relacione os princípios ambientais escolhidos com algum crime ambiental recente ocorrido no Brasil, analisando se foram devidamente respeitados.
- Seu texto deverá conter, de 10 a 20 linhas, fonte Times New Roman ou Arial, com Tamanho 12, digitados diretamente no campo abaixo.
Princípio do protetor-recebedor;
Princípio da ubiquidade;
Princípio da educação ambiental;
	Como bem estudado ao longo desta unidade, é sabido que o direito ambiental possui suma importância nos dias de hoje, pois é um assunto que permeia o dia a dia dos seres humanos de forma muito singular, posto que a nossa vida inteira, e tudo que fazemos sobre ela, ocorre no meio ambiente (bem como por causa dele). Por isso, os princípios ambientais existentes que permeiam o direito ambiental são muito necessários para que este tenha sua aplicação de forma efetiva e correta, auxiliando que a condução da evolução humana seja feita em conformidade com o meio em que se desenvolve. 
	Considerando a presença do meio ambiente como plano de fundo de tudo o que acontece no mundo, escolhi três princípios que chamaram a minha atenção ao longo do estudo da unidade 1: o Princípio do Protetor-Recebedor, o Princípio da Ubiquidade e o Princípio da Educação Ambiental. Acredito que eles estão conectados, ao passo em que todos tratam da forma como as pessoas humanas conduzem (e devem conduzir) suas ações em conformidade com a preservação ambiental.
	O princípio do protetor-recebedor é muito inteligente ao utilizar a ideia de reforço-positivo e incentivo às condutas de preservação ambiental, pois, realmente, é mais assertivo e fomentador recompensar as condutas virtuosas, do que apenas punir as danosas. O princípio da ubiquidade, age de forma importante quando insere o direito ambiental no centro dos direitos fundamentais, evidenciando que os reflexos negativos atingem não só um nicho isolado, mas o planeta inteiro. Portando, faz-se de grande necessidade de que a defesa de um meio ambiente equilibrado seja norteadora da atuação dos Poderes Jurisdicionais (executivo, legislativo e judiciário). O princípio da educação ambiental é o princípio que conecta todos os outros, pois a educação é imprescindível para o conhecimento, informação e desenvolvimento adequado de políticas ambientais e sustentáveis que sejam realmente efetivas. Infelizmente, no mundo que vivemos hoje em dia, nem todas as pessoas possuem consciência da importância e necessidade do meio ambiente no nosso dia a dia, ainda que, muitas informações andem sendo veiculadas ultimamente acerca da adoção de posturas como o vegetarianismo, o boicote a empresas de cosméticos que realizam testes em animais etc. Com isso, segue sendo de grande importância e relevância a promoção de educação ambiental para todos os setores da sociedade.
	Recentemente, o Brasil vem sofrendo diversos casos de queimadas e desmatamento do seu meio ambiente. Em 2020, recordes foram atingidos. Com isso, fica evidente o quanto os princípios do direito ambiental vêm sendo violados e devem urgentemente ser seguidos para que situações como essas sejam evitadas e a sociedade construa uma nova consciência à este respeito.

Mais conteúdos dessa disciplina