A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
FAMÍLIAS DE INTERESSE ZOOTÉCNICO LEUCENA E CANA DE AÇÚCAR

Pré-visualização | Página 2 de 2

3.6.1 Leucena
A Leucena é uma planta leguminosa arbustiva de característica perenifólia, mantendo suas folhas durante todo o ano, com raízes profundas, o que torna resistível a período de grandes secas. Devido a sua tolerância a seca associado a capacidade de rebrotamento, mesmo durante a seca, a leucena é opção promissora de forrageira, especialmente para regiões de clima semiárido, como no Nordeste (CARNEIRO et al., 2006).
Diversos estudos revelam que a leucena produz altas quantidades de forragem com elevados teores de proteínas e minerais, sobretudo, em solo de alta fertilidade natural (PEREIRA et. al., 2004), o que contribui para substituição parcial de produtos comerciais geralmente empregados na suplementação animal, uma vez que a leucena é uma alternativa de baixo custo que suporta pastejos intensos e altamente nutritiva, considerada por muitos especialistas na área de alimentação bovina, um alimento completo. 
Figura 3: Análise da composição bromatológica da Leucena
Fonte: Bismarck Passos, 2012.
3.6.2 Cana-de-Açúcar
A cana-de-açúcar é utilizada como suplementação volumosa, rico em fibra, para o gado nos períodos em que há menor produção das pastagens, principalmente em períodos de seca. A produção de cana para a alimentação animal é mais viável para o produtor por ser uma planta de fácil cultivo, exigir poucos tratos culturais, não exigir nenhuma prática de conservação de forragem, a época de colheita coincidir com o período de seca e ser bem consumida pelo gado - consumo acima de 45 quilos por animal por dia (TORRES, 2019). 
O período da safra da cana-de-açúcar coincide com a época de escassez de forragens, tornando-se assim um alimento importante para os bovinos. De acordo com Rodrigues (2005), utilização de cana-de-açúcar como alimento para bovinos, o teor de fibra em detergente neutro (FDN) limita o consumo e, consequentemente, a ingestão de açúcar solúvel, que é a fração que contribui com a maior parte do fornecimento de energia para o animal.
REFERÊNCIAS
CANEIRO, Maria S. de S. [et. al.]. Efeito do consórcio de capim-elefante com leucena na produção de forragem. Revista Caantiga, Mossoró, v. 19, n. 1, p. 51-55, jan./mar., 2006.
CORBAL, Larissa; SALLES, Antônio. Produção Forrageira e Intensidade de Pastejos. 2019. Disponível em: https://pastocomciencia.com.br/2019/04/25/producaoeintensidade/. Acesso em: 01 abr. 2021.
EVANGELISTA, Antonio R. [et. al.]. Composição bromatológica de silagens de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) aditivadas com forragem de leucena (Leucaena leucocephala (LAM.) Dewit), Ciências Agrotec., Lavras, v. 29, n. 2, p. 429-435, mar./abr., 2005.
PEREIRA, Rosana C. [et. al.]. Efeitos da inclusão de forragem de leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) Dewit) na qualidade da silagem de milho (Zea mays L.), Ciências Agrotec., Lavras, v. 28, n. 4, p. 924-930, jul./ago., 2004.
RODRIGUES, Armando de A. [et. al.]. Avaliação da qualidade de variedades de cana-deaçúcar como alimento para bovinos. Circular Técnica. 
TORRES, Rodolpho de A. Árvore do conhecimento: Cana-de-açucar. 2018. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/seca. Acesso em: 05 abr. 2021.
Embrapa gado de cortelegumineira - cultura forrageira para produção de proteína LEUCENA (Leucaena spp) 
EMBRAPA-UAPNFBS, km 47 Seropédica, 23460 Rio de Janeiro, Ri. Pesq. agropec. bras., Brasilia, 19 s/n: 83-90, jun. 1984. FIXAÇÃO DE NITROGÉNIO EM ÁRVORES
	
COT Nº 73, dezembro de 2002
 
Embrapa gado de corte CANA-DE-AÇÚCAR:
UMA ALTERNATIVA DE ALIMENTO PARA A SECA
Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
On-line version ISSN 1519-9940
Rev. bras. saúde prod. anim. vol.13 no.4 Salvador Oct./Dec. 2012
https://doi.org/10.1590/S1519-99402012000400011 NUTRIÇÃO ANIMAl
Uso da cana-de-açúcar na alimentação de ruminantes
Gustavo Rezende SiqueiraI, *; Marcella de Toledo Piza RothII; Matheus Henrique MorettiII; João Marcos Beltrame BenattiII; Flávio Dutra de ResendeI
IAgência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Departamento de Descentralização do Desenvolvimento, Colina, São Paulo, Brasil
IIUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Departamento de Zootecnia, Jaboticabal, São Paulo, Brasil