Buscar

Agropecuária e Problemas Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agropecuária
Definição 
O assunto abordado retrata sobre a questão da agropecuária e os problemas ambientais que são enfrentados pela população, principalmente ao povo camponês. A agropecuária é o conjunto de atividades em que está ligado à agricultura e à pecuária, sendo de importância para a humanidade e para a economia, visto que essa produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos que serão obtidos. No entanto, podemos ver vários problemas ambientais em que estão sendo desencadeados em virtudes da expansão da agropecuária e da utilização de métodos para o cultivo e criação de animais.
Problemas Ambientais
Um dos principais problemas ambientais em que pode citar são a utilização dos agrotóxicos, que contaminam o solo, os rios e prejudicam bastante os alimentos que essa população produz. Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis seja implantado na agropecuária, provocado por essa atividade. 
Podemos destacar como ponto principal a questão desses problemas ambientais que é bastante preocupante até os dias de hoje, pois donos de empresas querem que os camponeses produzam o máximo esses alimentos e utilizem esse agrotóxico para que esses alimentos tenham uma durabilidade maior e que esses empresários possuam ter um lucro alto, e quando alguns desses camponeses não aceitam a proposta acabem sendo mortos por essas pessoas. Alguns desses empresário acabam tomando posse dos terrenos desses camponeses. 
Podemos concluir então, que a questão da agropecuária é bastante importante para os camponeses, pois é uma forma em que esse povo tem como produzir o seu próprio alimento, lucrar com esses alimentos também, eles tirar seus sustentos com a venda desses produtos, só que em alguns momentos ocorrem prejuízos pela causa de produtos indevidos adicionado a esses alimentos, mesmo assim esses camponeses não deixam de procurar seus sustentos com a agricultura.
Agropecuária e o Capitalismo
O capitalismo industrial ainda introduziu na agricultura os insumos produzidos pelas indústrias, como os adubos químicos, os venenos, os agrotóxicos e a mecanização agrícola. Porém, a crise do capitalismo industrial no Brasil na década de 80 deu espaço ao neoliberalismo. Esse modelo, conforme revelou o palestrante, fez com que a organização da economia brasileira passasse a ser moldada pelo capital financeiro e as transnacionais. “Eles controlam o mercado e decidem o que vai ser produzido. A concentração da propriedade da terra não é mais gerada pela produção agrícola. As empresas dominaram o comércio agrícola mundial, em especial dos grãos, e passaram a controlar os mercados nacionais e impor preços internacionais, independente dos custos de produção locais, e impedem que os estados nacionais pratiquem políticas públicas, de interesse social, na área de armazenagem e preços”.

Outros materiais