Buscar

Sistema integrado de gestão ambiental - atv 1

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“[...]os estudos concernentes ao princípio do Desenvolvimento Sustentável servem como uma “moldura” que visa integrar estratégias e medidas voltadas ao campo das políticas ambientais (gestão ambiental) e ao desenvolvimento socioeconômico, a fim de que se respeitem os limites finitos da natureza e se permita transmitir às gerações futuras o legado ambiental”.
 
NÚÑEZ NOVO, B. O direito internacional ambiental . Portal Jus.com.br, publicado em 09/2017. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/60424/o-direito-internacional-ambiental>. Acesso em: 1/12/2018.
 
A partir do parágrafo introdutório e do que você aprendeu até aqui, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    Os acordos derivados da Conferência de Estocolmo e Rio-92, entre os países participantes, tiveram valor jurídico, considerados, desta forma, como as primeiras leis ambientais implementadas nas nações envolvidas.
II.                 A prática da Gestão Ambiental, a partir da implementação de normas e demais instrumentos de aplicação surgiram por influência dos debates científicos e políticos, que concluíram a real necessidade de se regulamentar as questões voltadas ao meio ambiente.
III.              O conceito de Desenvolvimento Sustentável definido pelo Relatório Brundtland, embora não tenha valor jurídico, foi utilizado como princípio básico para políticas ambientais em muitos países, incluindo o Brasil.
IV.              A Agenda 21 é um plano de ação formulado na Rio-92 para ser adotado em escala global, nacional e local pelos governos e pela sociedade civil, em todas as áreas que refletem impactos ambientais.
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A economia brasileira, hoje em grande medida conectada aos mercados globais, depende do equilíbrio entre produção e proteção ambiental para prosperar. Retrocessos na agenda ambiental do país podem representar riscos enormes à reputação das empresas e produtores brasileiros, colocando o Brasil na contramão do movimento global de transição para a economia de baixo carbono.
 
ESTADÃO. Servidores protestam contra possível fusão do Meio Ambiente com Agricultura . Portal Globo Rural, publicado em 19 de outubro de 2018. Disponível em:<https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2018/10/globo-rural-servidores-protestam-contra-possivel-fusao-do-meio-ambiente-com-agricultura.html>. Acesso em: 1/12/2018.
 
A notícia em destaque aborda a possível fusão do Ministério do Meio Ambiente com o Ministério da Agricultura, após a eleição do presidente Jair Bolsonaro.
 
A partir da afirmação acima e do conteúdo estudado até aqui, selecione a única afirmação correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Considerando o processo histórico da relação entre o ser humano e a natureza, a partir das suas atividades produtivas, a fusão entre os ministérios do meio ambiente e agricultura apresenta risco de conflito de interesses, sob condição de enfraquecimento da Gestão Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável nas políticas desenvolvimentistas.
	Resposta Correta:
	 
Considerando o processo histórico da relação entre o ser humano e a natureza, a partir das suas atividades produtivas, a fusão entre os ministérios do meio ambiente e agricultura apresenta risco de conflito de interesses, sob condição de enfraquecimento da Gestão Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável nas políticas desenvolvimentistas.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A partir dos anos 1970, o Brasil adotou em sua política ambiental a criação de instituições ambientais em níveis estaduais e municipais, descentralizando o poder que antes era concentrado em nível Federal. Muitos destes órgãos criados eram responsáveis, principalmente pelo saneamento básico, licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização das atividades humanas e os impactos gerados ao meio ambiente.
 
A partir desse contexto e do que estudamos até aqui, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    A descentralização dos órgãos ambientais, em níveis estaduais e municipais foi realizada com o objetivo de melhorar a efetividade da política ambiental em nível local.
II.                 A criação dos órgãos ambientais em níveis estaduais e municipais foi uma forma de extinguir em nível federal a competência pelo meio ambiente.
III.              A Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) foi instituída em 1975 como órgão estadual de São Paulo.
IV.              A SEMA e o MINTER elaboraram, em 1976, uma série de resoluções que permitiram maior autonomia aos órgãos estaduais do meio ambiente.
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV.
	Resposta Correta:
	 
I e IV.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O processo de construção do conceito de Desenvolvimento Sustentável percorreu uma série de etapas até a sua legitimação como novo paradigma de desenvolvimento humano. Para tanto, essas etapas se destacaram por determinadas estratégias que envolveram deliberações em eventos científicos e conferências governamentais em nível internacional, nas quais e o tema foi discutido e lançado definitivamente na agenda global.
 
A partir do parágrafo apresentado acima, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    O termo Ecodesenvolvimento, criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizado em 1972, em Estocolmo (Suécia), é considerado uma das raízes da formação do conceito de Desenvolvimento Sustentável.
II.                 O conceito de Desenvolvimento Sustentável definido pelo Relatório Brundtland não levou em consideração as gerações futuras, sendo um conceito estritamente voltado para a adoção de medidas de resolução dos problemas ambientais em curto prazo.
III.              A Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi inovador ao legitimar e difundir o conceito de Desenvolvimento Sustentável, impulsionando ações de cunho governamental e empresarial baseadas neste novo paradigma.
IV.              O documento “Estratégia Mundial para a Conservação da Natureza” (1980) contribuiu para a conceptualização do Desenvolvimento Sustentável e foi elaborado pela UICN, PNUMA e a ONG Greenpeace . 
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III.
	Resposta Correta:
	 
I e III.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O documentário de 20 minutos Story of Stuff (A História das Coisas) de Annie Leonard (2007) mostra, de uma maneira didática, o processo industrial de ponta a ponta, desde a extração da matéria-prima ao consumo e descarte de produtos, gerando reflexões sobre os atuais padrões de consumo da sociedade, suas consequências ao meio ambiente e à saúde da população.
 
LEONARD, A. A história das coisas ( Story of Stuff ) . Produção: Tides Foundation; Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption; Free Range Studios. Canal João Faraco, YouTube. Publicado em 20 de dez. 2008. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k >. Acesso em: 21/11/2018.
 
A partir do que você estudou, do vídeo e das informações dadas, considere as seguintes afirmações.
 
I.                    O modelo de produção é considerado linear e não é sustentável sob o ponto de vista da exploração dos recursos naturais considerados finitos.
II.                 Se todos os países fossem desenvolvidos no atual modelo de produção e consumo dos Estados Unidos, seria possível viver de maneira sustentável.
III.              Todos os produtos químicos sintéticos utilizados no comércio não apresentam riscos à saúde e ao meio ambiente.
IV.              As empresas internalizam todos os custos de produção em seus bens comercializados, considerando desde os recursos naturais extraídosà mão de obra industrial e comercial.
V.                Obsolescência planejada e obsolescência percebida são conceitos incorporados aos modelos de produção e consumo para estimular ainda mais a substituição de bens em um menor tempo possível, mesmo que o bem esteja em perfeito estado de uso.
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e V.
	Resposta Correta:
	 
I e V.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os acidentes causados ao meio ambiente são gerados por poluentes, sejam eles materiais, ou energia que desencadeiam transformações nas propriedades físico-químicas e capacidade de absorção e recuperação do meio ambiente. Estes impactos negativos atingem o meio ambiente social, físico e biológico.
 
Para compreender como ocorre o processo de poluição, podemos adotar uma classificação, de acordo com a fonte, o meio receptor e o impacto ambiental.
 
A partir da afirmação de Barbieri (2016) e os critérios de classificação da poluição, associe os itens, de acordo com as suas respectivas classificações.
 
1. Fonte da poluição
2. Meio receptor
3. Impacto sobre o meio ambiente
( ) Ecossistemas
( ) Biológico
( ) Eutrofização
( ) Solo
( ) Global
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 1, 3, 2, 3.
	Resposta Correta:
	 
2, 1, 3, 2, 3.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“A contribuição das ciências é muito importante para responder a essa pergunta, fornecendo conhecimentos sobre limites e fronteiras do meio natural, gerando tecnologias que poupem matérias primas e permitam a produção com um mínimo de desgaste da qualidade ambiental (agricultura menos dependente de produtos químicos, indústria menos poluente, materiais recicláveis etc.)”.
 
BURSZTYN, M. BURSZTYN, M. A. Fundamentos de política e gestão ambiental : caminhos para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2013. p. 47.
 
É inegável a contribuição da ciência e da tecnologia para avançar nas metas do Desenvolvimento Sustentável. No entanto, não são suficientes para solucionar todos os problemas ambientais surgidos pelas atividades humanas. Nesta perspectiva, conclui-se que são necessárias também:
 
(  ) a externalização dos custos sociais e ambientais como prioridade na forma de otimizar os gastos de produção e permitir o crescimento econômico e o desenvolvimento dos países;
(  ) a redução da desigualdade social, sobretudo no combate à pobreza, na geração de emprego, renda e oportunidades de negócios de impacto social que resolvam as demandas das comunidades locais;
(  ) mudanças nos hábitos de consumo da sociedade, baseado no consumo consciente, no atendimento às reais necessidades do homem e diminuição do acúmulo de bens;
(  ) políticas de distribuição de riquezas entre nações, permitindo maior equilíbrio entre os grupos sociais e menor risco de ausência de matéria-prima essencial à sobrevivência.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O conceito de Desenvolvimento Sustentável passou pela influência de diversas correntes de pensamento, que tiveram espaço na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizada em 1972, em Estocolmo (Suécia). A riqueza do debate permitiu a escolha de uma dessas corretes, que foi aprimorada no Relatório Brundtland e legitimada na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992.
 
Diante disto, assinale a corrente de pensamento que se tornou hegemônica, atribuída ao conceito de Desenvolvimento Sustentável e difundida em nível global.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A corrente de pensamento moderada, ainda de permanência do status quo, mas socialmente receptivo e implementado com o uso racional dos recursos naturais e respeito ao meio ambiente.
	Resposta Correta:
	 
A corrente de pensamento moderada, ainda de permanência do status quo, mas socialmente receptivo e implementado com o uso racional dos recursos naturais e respeito ao meio ambiente.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o parágrafo abaixo.
 
“De acordo com os dados da nova edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa ( SEEG ), lançado na quinta-feira (26 de outubro) pelo Observatório do Clima , as emissões totais do País cresceram 8,9% em comparação à 2015. É o nível mais alto desde de 2008, e a maior elevação de um ano para outro desde 2004. 2,278 bilhões de toneladas de gás carbônico chegaram à atmosfera, um acréscimo de 187 bilhões de toneladas de CO²”.
 
FLORESTI, F. Agronegócio brasileiro é responsável por poluir mais do que todo o Japão . Portal Revista Galileu, publicado em: 26/10/2017. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/10/agronegocio-brasileiro-e-responsavel-por-poluir-mais-do-que-todo-o-japao.html>. Acesso em: 1/12/2018.
 
Segundo dados do SEEG, além do acréscimo da emissão de CO² pelas atividades de diferentes setores produtivos no Brasil, o agronegócio é um dos principais vilões, por conta da emissão de outros gases tóxicos, seja a partir do processo de digestão do boi, seja pelo uso de fertilizantes.
Considerando as informações contidas neste tópico, bem como a notícia em destaque, escolha os poluentes abaixo, que fazem parte da classificação do setor do agronegócio e que aumentam consideravelmente as emissões de gases do efeito estufa.
 
I.                    Óxido de Nitrogênio (NOx)
II.                 Metano (CH4)
III.              Óxido Nitroso (N²O)
IV.              Monóxido de Carbono (CO)
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e IV.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Thomas Robert Malthus (1766-1834) publicou em 1798, o “Ensaio sobre a população: como afeta o futuro progresso da humanidade”, no qual defende a hipótese
de que as populações humanas crescem em progressão geométrica , enquanto os meios de subsistência poderiam crescer em escala aritmética. Neste sentido, Malthus propôs a imposição de limites ao crescimento demográfico como medida para evitar a escassez dos recursos naturais.
 
BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial - Conceitos, modelos e instrumentos . 4. ed. São Paulo: Saraiva, 06/2016. p. 49.
 
A partir das afirmações contidas acima e dos aspectos destacados, considere as seguintes afirmações.
 
I.                    A perspectiva de Thomas Malthus é considerada uma visão pessimista em relação a escassez de recursos naturais em virtude das atividades industriais.
II.                 O relatório elaborado pelo Clube de Roma em 1972, denominado Limits to Growth (Limites do Crescimento) mostra previsões de decrescimento da produção industrial no século XXI, em virtude da escassez de recursos.
III.              Paul e Anne Ehrlich se tornariam, futuramente, estudiosos com teses neomalthusianas, apresentando previsões sombrias sobre períodos de fome em larga escala.
IV.              Em 2006, um novo relatório do Clube de Roma afirmou que o crescimento industrial reduziu nos últimos anos, considerando um resultado significativo na busca pelo desenvolvimento sustentável.
V.                Em um sentido oposto, os otimistas, ou cornucopianos não viam problemas em relação à escassez de recursos, pois acreditavam nas soluções científicas e tecnológicas como solução para qualquer crise ambiental existente.
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e V.

Continue navegando