Buscar

Atv 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A primeira situação que percebi foi em uma notícia veiculada no jornal Sputnik News (disponível em: https://sptnkne.ws/GbxH) em abril desse ano. O subtítulo resume:
‘’ Mães de estudantes brasileiros denunciam à Sputnik Brasil que professores de escolas portuguesas estariam dando notas menores a eles por falarem com sotaque brasileiro. Em um dos casos, uma professora mandou uma aluna brasileira colocar um lápis na boca para treinar o sotaque local. ’’
O preconceito é perceptível na intolerância da professora ao sotaque da menina, tão expressivo que chega a recomendar o uso de um lápis para que mude seu jeito de falar.
Pode-se citar também a personagem Adelaide do programa humorístico Zorra Total, entre as diversas manifestações preconceituosas, o uso caricato e cômico dado ao vocabulário popular carrega um tom discriminatório à expressão lingüística e corporal de pessoas sem nenhuma ou pouca instrução.
Recorte da personagem: https://globoplay.globo.com/v/2212633/
Por fim, a tirinha revela a perda de interesse apenas pela forma que o pretendente se expressa, revelando o pré julgamento por uma questão lingüística.

Continue navegando