Buscar

DIREITO CIVIL PARTE GERAL - AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL PARTE GERAL - AV2/2020.2
OBSERVAÇÕES:
I- A PRESENTE AVALIAÇÃO VALERÁ 10 (DEZ PONTOS) E SERÁ O ÚNICO MÉTODO AVALIATIVO PARA A AV2;
II- ESTA PROVA PODERÁ SER FEITA EM GRUPOS FORMADOS POR ATÉ 5 (CINCO) ALUNOS. QUALQUER ALTERAÇÃO NO QUANTITATIVO DE ALUNOS EM QUALQUER DOS GRUPOS DEVERÁ SER DEFERIDA PELO PROFESSOR;
III- AS PROVAS RESPONDIDAS PELOS GRUPOS DEVERÃO SEREM POSTADAS, NECESSIARIAMENTE, EM ÚNICO ARQUIVO, NO FORMATO "PDF", DENTRO DO CAMPOS "ARQUIVOS", NA PASTA DENOMINADA "AV2", NO SISTEMA MICROSOFT TEAMS ATÉ O DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2020;
IV- O ARQUIVO COM AS RESPOSTAS DE CADA GRUPO DEVERÁ SER RENOMEADO COM O NOME DOS 5 (CINCO) INTEGRANTES DESTES;
V- NÃO HAVERÁ QUALQUER DILAÇÃO DE PRAZO PARA A ENTREGA DA PRESENTE AVALIAÇÃO.
"Qualquer um pode ser herói. Até uma pessoa que põe um casaco nos ombros de um menino para mostrar que o mundo não acabou." (BATMAN)
BOA PROVA!
* Obrigatória
* Este formulário registrará seu nome. Preencha-o.
1. O domicílio da pessoa natural pode ser definido voluntariamente ou obrigatoriamente na forma da lei. Com base nesta afirmação, diferencie as formas de domicílio, discorrendo sobre todas as hipóteses de Domicílio Legal, Voluntário e por Foro de Eleição. Responda de forma fundamentada, justificando sua resposta, inclusive citando a legislação pátria *
O artigo 70 do código civil dispõe que domicílio da pessoa natural é o legar onde ela estabelece a sua residência com animo definitivo, dentre as espécies de domicílio, há domicílio voluntario estabelecido por iniciativa própria e vontade da pessoa natural de ale permanece. 
O domicilio legal ou necessário imposto por lei no artigo 76 do código civil cita o domicilio do incapaz é o representante ou assistente, o do servidor público, o lugar que exercer permanentemente suas funções, o militar, onde serve, a marinha ou da Aeronáutica a sede do comando, a da marinhe onde o navio estiver matriculado, e o preso onde cumpri sua sentença. 
Domicílio convencional ou de eleição está citado no artigo 78 do código civil. O domicílio convencional é aplicável também as pessoas jurídicas e guarda relação com Foro de Eleição previsto no art.111 do CPC, distinguindo por ser mais abrangente. Já enquanto o domicílio de eleição é o previsto para exercício de direitos e cumprimentos de obrigações.
2. Análise a seguinte afirmativa:
A presunção decorrente da comoriência é absoluta, e de acordo com a legislação vigente não há transmissão de direitos hereditários entre os comorientes. Com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre podemos dizer que a supramencionada afirmativa está correta? Responda de forma fundamentada, justificando sua resposta, inclusive citando a legislação pátria. *
Levando em conta o art. 8º do Cód. Civil, onde se dispõe que: Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos. É razoável afirmar que a presunção de comoriência para o Direito brasileiro é relativa, portanto, admite prova em contrário. Em caso de comoriência, a transmissão de direitos hereditários entre os comorientes é inexistente, mesmo que haja de fato relação sucessória de herança entre as partes, já que a comoriência torna nula essa transmissão.
3. Análise a seguinte afirmativa: 
Os bens públicos dominicais são inalienáveis, assim como os bens de uso comum do povo e os de uso especial são alienáveis. Com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre podemos dizer que a supramencionada afirmativa está correta? Responda de forma fundamentada, tecendo comentários sobre os bens públicos dominicais, de uso como e de uso especial, justificando sua resposta, inclusive citando a legislação pátria. *
A afirmativa está incorreta. Conforme o art.100 do código civil, os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que lei determina. Já os bens públicos dominicais podem ser alienados, se observadas as exigências da lei conforme art.101 do código civil.
4. Acerca dos Elementos acidentais do Negócio Jurídico, discorra sobre as diferenças entre CONDIÇÃO (suspensiva/resolutiva), TERMO (certo/ incerto/ Resolutivo/ suspensivo) e ENCARGO. Responda de forma fundamentada, justificando sua resposta, inclusive citando a legislação pátria. *
Condição, termo e encargo, são chamados elementos acidentas do negócio jurídico, porque não são elementos essenciais aos negócios que podem ou não conter uma condição, um termo e um encargo., os quais somente constarão no negócio se as partes assim quiserem, (vontade das partes).
CONDIÇÃO: É o uma cláusula que pode ser inserida no negócio jurídico pela vontade das partes e que subordina a eficácia do negócio jurídico, a um evento futuro, não se sabe quando vai ocorrer e incerto, não se sabe se vai ocorrer. conforme dispõe, o Art. 121 do código civil. Pode ser: 
· SUSPENSIVA: É aquela que suspende a eficácia do ato até que ocorra o evento futuro e incerto, conforme dispõe o Art. 509 do código civil. Ex. o empregado será efetivado caso os números de vendas permaneçam em alta, a condição que se implementado o volume de vendas o negócio será efetivado.
· RESOLUTIVA: É aquela na qual o ato ou o negócio jurídico produz efeitos desde logo, mas, ele pode deixar de produzi-los se acontecer um evento futuro e incerto, conforme dispõe o Art. 505 do código civil. Ex. Uma desconto em uma mensalidade que cessará se a mesma for pago após uma data estipulada.
TERMO: É o elemento acidental do ato ou negócio jurídico que subordina a sua eficácia a um elemento futuro e certo, quais sejam, de acordo com o Art. 131 do CC. Sendo: 
· CERTO: Vai ocorrer e já se sabe quando; se soubermos quando vai ocorrer.
· INCERTO: Vai acontecer, porém não se sabe quando vai ocorrer.
Existem dois tipos 
· SUSPENSIVO, termo inicial: Neste caso o direito já é adquirido na assinatura do contrato, no entanto só poderá ser exercido quando for cessada a suspensão. Ex: aluguel de casa de para m evento a partir de uma data futura. O exercício do direito será adquirido na data futura prevista
· RESOLUTIVO termo final: É o momento a data é o dia em que o negócio jurídico deixará de surtir efeito Ex: o contrato será prestado até o dia 31 de dezembro.
ENCARGO: É o elemento acidental dos atos e negócios jurídicos o qual existe um ônus, imposto a uma liberalidade, que não representa uma contraprestação. E que se não cumprido pode-se pedir a revogação por não execução do encargo, (art. 555, do CC). Ex: Doação de um veículo com o encargo deste ser utilizado único e exclusivamente para transportar deficientes.

Continue navegando