Buscar

ava final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669056) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29182290
	Nota da Prova:
	
	1.
	As fachadas são desenhos que representam as vistas da edificação, projetados ortogonalmente, no plano vertical do desenho. Em sua representação, todas as vistas mantêm a verdadeira grandeza (em escala), a fim de representar os elementos da edificação em sua real proporção. Com base no exposto, descreva as principais funções de uma fachada.
	Resposta Esperada:
- A função básica de uma fachada é, a exemplo do que acontece com os cortes, complementar informações das plantas baixas e dos próprios cortes, mostrando o edifício através de suas vistas externas.
- Na fachada, aparecerão os elementos gráficos que representarão as esquadrias, a cobertura, paredes, revestimentos, indicações de materiais, entre outros.
- Isto permite, aos profissionais envolvidos na execução do projeto, ter o completo entendimento do projeto.
	2.
	Em 1939, em conjunto a outros países latino-americanos, o Brasil foi convidado a expor seus produtos na Exposição Internacional de Nova Iorque. O evento previa que fosse edificado um pavilhão, de caráter temporário, como sede das atividades. Na época, objetivou-se que um arquiteto de renome desenvolvesse o projeto, a fim de garantir visibilidade à iniciativa. Foi proposto um concurso, e Oscar Niemeyer, como vencedor, propôs uma edificação, que pretendia oferecer uma visão do "mundo de amanhã", sendo este o tema do evento. Com base no exposto, descreva as principais características do Pavilhão do Brasil para a Feira Mundial de Nova Iorque.
	Resposta Esperada:
- O projeto deveria apresentar um caráter nacional, com "uma forma arquitetônica que pudesse traduzir a expressão do meio brasileiro".
- O Pavilhão Brasileiro, projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, antecipou futuras tendências, através de sua rampa, da flexibilidade de volumes, da proteção da insolação com elementos fixos, do uso da curva como elemento expressivo e indistinção entre espaço interno e externo.
- Começou, neste projeto, o estabelecimento de uma linguagem brasileira própria, independente e autônoma da matriz europeia.

Outros materiais