Buscar

00Atividade_01_BESA_QA_2020 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DAS ÁGUAS
Disciplina: Química Ambiental
Turma: BESA
Professor da disciplina: Israel Nunes Henrique
Aluno: Cliviane Araujo Mat.:201801585
Com a ajuda do capitulo 1 do livro Química Ambiental (MANAHAN, S.E.), responda:
1. Quais são os exemplos que caracterizam a relação da química ambiental com a temática, “do Sol aos combustíveis fosseis, e de volta”. Utilize todo item 1.1
R: Emissão de dióxido de carbono, gases efeito estufa, redução da calota polar, aquecimento global. A descarrega de poluente vem degradando a atmosfera, hidrosfera e a geosfera. A produtividade de terra para agricultura e reduzida pela erosão do solo, pelo desmatado e pela contaminação.
2. Como a ciência e a sustentabilidade estão relacionadas com a química do ambiente. Use exemplos. 
R: Crescimento sustentável- capacidade das gerações futuras de atender a sua própria necessidade.
Conservação de suporte da terra- capacidade de manter um nível aceitável de atividade e consumo humano.
Agua de reuso- produto a ser utilizado
Caldeira em uma indústria 
3. Como a ciência ambiental e a ciência verde podem ajudar a engenharia ambiental?
R: Preservação- Evitar ao máximo pelo estudo das rotas de produção, a formação de subprodutos nocivos,
Fontes renováveis: As matérias primas devem ser provenientes de fontes renováveis de preferencias. 
 
4. Como pode ser visto a relação da química e com o ambiente. Apresente exemplos.
R A química desempenou um grande papel na compreensão do ambiente e na preservação da sua qualidade. Química toxicológica desenvolveu como disciplina que relaciona a natureza química das substancias e seus efeitos tóxicos. 
- O desenvolvimento sustentável e as praticas da ecologia industrial e da química verde são exemplos de harmonias com os sistemas de suporte da Terra.
5. A figura 1.2 mostra interações sobre a água, o ar, a terra e a tecnologia. Interprete-a descrevendo os percursos.
R: A superfície do planeta Terra é composta por 70% de água. Todavia, isso não significa dizer que o volume do planeta seja majoritariamente composto por água, uma vez que essa percentagem faz referência somente à área superficial, pois internamente a maior parte do planeta é formada por rochas em estado pastoso ou líquido, além de inúmeros tipos de minerais. A agua lixiviada os constituintes solúveis da matéria mineral, transportada das regiões continentais. Eles formam um ciclo são: ÁGUA – ANTROPOSFERA, ÁGUA – ATMOSFERA, ATMOSFERA – GEOSFERA, ATMOSFERA – ANTROPOSFERA, GEOSFERA – ANTROPOSFERA, perfeito de sustentação da vida de todas as espécies no planeta e estão diretamente presentes em nossas vidas. A água dos mares e rios evapora com o calor, elemento fogo, é suspensa pelo ar tornando a chover e nutrindo a terra.
6. Relacione a química com: a água (hidrosfera), o ar (a atmosfera), terra (geosfera) e a vida (biosfera).
R: Existem interação entre os organismos vivos e as diversas esferas do meio abiótico que envolve vários ciclos. À parte a evidente interdisciplinaridade intrínseca à Química, que permite compreender que a Terra do ponto de vista dos insumos químicos, até a compreensão do metabolismo dos vários seres vivos; uma das vertentes apontadas é a questão energética, tanto em conexão com as fontes – geotérmica; gás natural; combustível fóssil e biocombustível – quanto com o tipo de reação envolvida nas transformações de energia química.
7. Como a química tem influenciado na biosfera. Dê exemplos.
R: A biologia é a ciência da vida, e esta baseada nas espécies químicas biologicamente sintetizadas. Os seres vivos e os aspectos do ambiente tem relação direta com a biótica, enquanto as outras partes do ambiente são abióticas. Ex: Gases emitidos do efeito estufa , processo de intemperismo das rochas, fotossíntese vegetal. 
8. Faça uma relação da ecologia e ecotoxicologia com a química do ambiente.
R: Um ecossistema tem componentes físicos, químicos e biológicos. Além de fontes de energia, vias energéticas e intercambio de matéria.  E com o meio ambiente em que vivem; da ecotoxicologia seria então entender e prever efeitos de substâncias químicas. O Ambiente terrestre esta fundamentada na terra e consiste em biomas como pastagens, savanas, deserto, ou um dos muitos tipos floresta.
Falando sobre energia, interprete a figura 1.3.
R: O fluxo de energia solar útil é essencialmente um processo de sentido único. Todos os organismos, incluindo os seres humanos, precisam de energia para conduzir as reações metabólicas de crescimento, desenvolvimento e reprodução. Mas os organismos não podem usar a energia luminosa diretamente para as suas necessidades metabólicas. Em vez disso, eles devem primeiro convertê-la em energia química através do processo de fotossíntese. Os organismos fotossintéticos também removem grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera e usam os átomos de carbono para construir moléculas orgânicas
9. Como a poluição química tem afetado os seres humanos? Use os exemplos.
R: A poluição é descrita de substâncias ou de energia no meio ambiente, causando efeito negativo em seu equilíbrio. Ela ocorre naturalmente ou por meio da ação humana e gera danos à nossa saúde, além de afetar animais, plantas e todos os seres vivos do ecossistema em questão. Ex: Poluicão do ar, poluição da agua, poluição do solo.
10. O transporte químico é fator crucial para o entendimento das influencias no ambiente. Baseado nisto, interprete a figura 1.4.
R: As principais vias envolvendo no destino o transporte químicos: Atmosfera, as aguas superficiais, o ambiente terrestre ou subterrâneo, incluindo o solo, as camadas minerais e as aguas subterrâneas. A adverção devido ao movimento de massa de fluidos carregam os poluentes com elas. O transporte difusivo, e a tendência natural das moléculas de se moverem aleatoriamente de regiões de concentrações altas para concentrações baixas. O transporte difuso é semelhante a uma mistura turbulenta. 
11. O que significa a falada reatividade.
R: Incluem as reações químicas, a absorção biológica e a adsorção e dessorção de superfícies. O processo reativo abrangem as duas categorias amplas de reações químicas e trocas interfásicas. Os processos biológicos se enquadram na categoria ampla de troca interfásica, mas qualquer reação bioquímica sofrida pelos poluentes absorvidas por microrganismo é claramente uma alteração química.
 
12. Fale sobre o balanço de massa. Utilize a figura 1.6 para ajudar.
R: O balanço de massa é toda a matéria em um poluente, independente do seu movimento ou as reações que possa sofrer. Um poluente é descrito de acordo com a relação de balanço de massa que na maioria das vezes, simplifica o estudo do destino e transporte ambientais, quando não existe variação liquida na massa do poluente no interior do sistema de estudo, chamado de estado estacionário.
13. Fale sobre os poluentes na atmosfera. Dê exemplos.
R:São substâncias relativamente voláteis, que podem ser transportados na atmosfera, incluindo as que estão no estado gasoso nas condições ambientais normais, exemplos exemplo, aqueles que estão presentes na gasolina. Já os compostos orgânicos menos voláteis são denominados de compostos orgânicos semivoláteis.
14. Fale sobre os poluentes na hidrosfera. Dê exemplos.
R: Os poluentes podem penetrar na água por parte direto, pela atmosfera ou pelo escoamento superficial nos solos. A água subterrânea pode incorporar poluentes a água superficial contaminada flui para o aquífero nos processos de recarga. Outra fonte de poluentes de grande relevância é o lixiviado de resíduos descartados de maneira inadequada na superfície ou em aterros sanitários.
15. Fale sobre os poluentes na geosfera. Dê exemplos.
R: Esse poluente ocorre devido ao movimento da água subterrânea através de formações rochosas que compõem o aquífero. Nos casos em que o material mineral do aquífero é composto por matéria finamente dividida, como a areia, os contaminantes na água subterrânea estão expostos o tempo todo o superfíciemineral e podem ser absorvidos por ela. Os contaminantes tem pouca probabilidade de serem absorvidos pela superfície mineral. No entanto, com muita frequência o aquífero consiste em rochas solidas fragmentada por fraturas por entre as quais a água subterrânea flui com rapidez por longas distancias. 
16. Qual a relação química com o dano ambiental pelo terrorismo. Dê exemplos.
R: O terrorismo causa danos ambientais utilizando compostos e processos químicos de forma inadequada. Uma área urbana superpovoada atingida por fumaça, vapores de gasolina, óxidos de nitrogênio e ozônio seja vítima de ataque terrorista. Os ataques terroristas podem ocasionar danos ambientais, quando seus alvos são o abastecimento de água ou o solo.
17. O que a proteção da química e das engenharias verdes trazem de benefícios ao ambiente
R: A química verde previne também o uso ou a produção de substâncias com potencial de gerar reações violentas, queimar, acumular pressão, ou causar outros acidentes imprevistos no processo de produção. A eficiência no processo na prática da química requer a adoção de técnicas de monitoramento e controle de processos em tempo real. Tem como objetivo impedir que perigos sejam transformados em objetivos maléficos, ela evita o uso ou a geração de substâncias que trazem riscos para os seres humanos e o ambiente. A química verde minimiza ou evita o uso de substâncias secundárias e perigosas, como solventes inflamáveis, podendo aumentar a segurança, minimiza a severidade das condições sobretudo aqueles de temperatura e pressão, minimiza o consumo de energia
18. Como você interpreta a questão do aspecto forense como benefício de ajuda ambiental?
R: O aspecto forense é as características legais e médicas da poluição ambiental, tendo um papel importante em função dos efeitos dos poluentes para a saúde e das inúmeras junções que na maioria das vezes estão em jogo em processos que tem o intuito de responsabilizar as partes imputáveis por uma contaminação ambiental, como acontece com os resíduos perigosos.

Outros materiais