Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre a classificação de epidemia, assinale a alternativa correta:
Grande número de casos que aumentam em um curto espaço de tempo em várias regiões.
a. Uma queda rápida do número de casos, após terem se mantido constantes por alguns anos.
b. Grande número de casos que aumentam em um curto espaço de tempo em várias regiões.
c. Aumento súbito do número de casos limitados a uma determinada região.
d. Um número constante de casos, mas que afetam apenas crianças.
e. Pequeno número de casos, mas que persistem por muitos anos.

A respeito das grandes epidemias de gripe, assinale a alternativa correta:
Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar, por isso, devem ser empregados métodos de controle para evitar disseminação do vírus.
a. É comum os profissionais da área médica desenvolverem imunidade a determinadas doenças e por isso não há riscos de contágio.
b. A velocidade de propagação dessa doença é baixa, pela facilidade de um doente se deslocar de um país ou continente para outro.
c. O convívio de doentes com médicos e enfermeiros é inofensivo para a transmissão da doença a eles.
d. Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar, por isso, devem ser empregados métodos de controle para evitar disseminação do vírus.
e. A contenção dos doentes e seu tratamento é uma atitude desnecessária para controlar a epidemia.

Correlacione o agente etiológico presente na coluna A, com as suas características, apresentadas na coluna B.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Clostridium botulinum ( ) É transmitida por meio da picada do carrapato-estrela
2. Rickettsia rickettsii ( ) A doença causada por esse agente deu origem as vacinas
3. Príons ( ) Tipo de partícula aberrante que transmite a doença de Creutzfeldt-Jakob
4. Orthopoxvírus ( ) Causa intoxicação alimentar quando são ingeridas as suas toxinas
a. 2, 4, 3, 1.
b. 2, 1, 3, 4.
c. 4, 3, 2, 1.
d. 3, 2, 1, 4.
e. 1, 3, 4, 2.

Assinale a alternativa que apresenta doenças causadas apenas por bactérias:
a. Sarampo, dengue, raiva humana.
b. Febre amarela, leptospirose, varíola.
c. Doença de chagas, malária, leishmaniose.
d. Coqueluche, poliomielite, rubéola.
e. Botulismo, cólera, sífilis.

Sobre os agentes físicos e químicos utilizados para controle microbiológico, correlacione o método empregado (coluna A), com a categoria de controle ao qual pertence (coluna B):
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Autoclave ( ) Calor seco
2. Amônios quaternários ( ) Calor úmido
3. Incineração ( ) Radiação
4. Luz UV ( ) Desinfecção de alto nível
5. Ácido peracético ( ) Desinfecção de baixo nível
a. 2, 1, 5, 4, 3.
b. 5, 4, 3, 2, 1.
c. 1, 3, 4, 5, 2.
d. 3, 1, 4, 5, 2.
e. 1, 3, 4, 2, 5.

São equipamentos de proteção individual:
a. Extintor e protetor auditivo.
b. Protetor ocular e lava-olhos.
c. Luvas descartáveis e jaleco.
d. Capela química e fluxo laminar.
e. Fluxo laminar e touca descartável.

São equipamentos de proteção coletiva:
a. Protetor ocular e lava-olhos.
b. Capela química e fluxo laminar.
c. Extintor e protetor auditivo.
d. Fluxo laminar e touca descartável.
e. Luvas descartáveis e jaleco.

De acordo com as classes de risco biológico assinale as asserções abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A classe de risco 1 representa baixo risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos não causadores de doenças em humanos ou animais sadios
( ) A classe de risco 2 representa moderado risco individual e limitado risco para a comunidade por englobar agentes biológicos que apesar de provocarem infecções no homem ou nos animais, o potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, existindo medidas terapêuticas e profiláticas eficazes
( ) A classe de risco 3 representa alto risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos com grande potencial de transmissibilidade e cuja infecção não possui nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz
( ) A classe de risco especial representa alto risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos de vetores animais não existentes no País que podem infectar humanos e cuja infecção não possui nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz
a. V, V, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, F, V, V.
d. F, V, F, V.
e. V, F, F, V.

As normas de biossegurança compreendem um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente, e têm como objetivo:
a. Capacitar o profissional de saúde com ferramentas que auxiliem na recuperação de perdas materiais e, principalmente, humanas, diminuindo o prejuízo econômico e social para a comunidade.
b. Capacitar os profissionais e as instituições com ferramentas que visem desenvolver as atividades com um grau de segurança adequado seja para o profissional de saúde, seja para o meio ambiente ou para a comunidade.
c. Identificar e autuar os profissionais que possam comprometer a saúde humana e o meio ambiente, trazendo prejuízos sociais e econômicos, especialmente para a instituição na qual trabalham.
d. Elencar os principais fatores de risco inerentes à atividade profissional a partir da contribuição de vários domínios do conhecimento científico, tais como, Biologia, Climatologia, Física, Sociologia, Ecologia e Saúde Pública.
e. Prever os desastres naturais e estipular punições adequadas para as instituições que não conseguirem conter os prejuízos sociais e econômicos oriundos das perdas humanas e materiais.

Correlacione o tipo de controle microbiológico presente na coluna A, com a sua definição, apresentada na coluna B:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Assepsia. ( ) Processo de destruição de todas as formas de vida de microrganismos, patogênicos e esporulados.
2. Antissepsia. ( ) Conjunto de medidas empregado para inibir o crescimento ou destruir microrganismos existentes nas superfícies e nas camadas externas da pele ou mucosa.
3. Desinfecção. ( ) Medidas de controle da disseminação da infecção, pela destruição dos microrganismos patogênicos, com exceção dos esporulados.
4. Esterilização. ( ) Métodos empregados para impedir que determinado local, superfície, equipamento e/ou instrumental seja contaminado.
a. 4, 1, 3, 2.
b. 4, 2, 3, 1.
c. 3, 4, 2, 1.
d. 2, 3, 1, 4.
e. 2, 4, 1, 3.

A pandemia do coronavírus tem trazido inúmeros prejuízos à população, não apenas físicos, mas também sociais, emocionais, econômicos. Dessa forma, há urgência dos órgãos de saúde pública para o desenvolvimento de medidas profiláticas para combater essa doença, como o desenvolvimento de uma vacina eficaz e segura. Sobre o mecanismo de ação das vacinas, é correto afirmar:
a. Possui anticorpos contra o agente causador da doença.
b. Possui antibióticos que eliminam o agente causador da doença.
c. Estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
d. Possui linfócitos que neutralizam o agente causador da doença.
e. Estimula a produção de leucócitos pela medula óssea.

Quando uma pessoa é picada por uma cobra, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem ser fatais. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica corretamente o motivo pelo qual é utilizado o soro em vez de vacina para tratar esse problema.
a. Tanto o soro quanto a vacina podem ser utilizados nesse caso, sendo o primeiro para prevenção e o segundo para tratamento.
b. Não existe vacina para todas as doenças, logo, sempre que essa não estiver disponível, deve-se utilizar o soro para realizar a imunização ativa.
c. O soro é utilizado para estimular o organismo a produzir anticorpos contra o veneno nele injetado.
d. O soro é utilizado por possuir os anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.
e. O soro é mais rápido e eficaz do que as vacinas e, por isso, sempre deve ser utilizado como primeira opção de prevenção e tratamento.

Parasitismo é a interação entre indivíduos de espécies diferentes, em que se estabelecem relações intimas e duradouras com certo grau de dependência metabólica, especialmente, por nutrientes. Nessa relação, apesar do parasito não ter a intenção de causar danos ao seu hospedeiro, algumas ações inerentes ao crescimento e metabolismo desse invasor pode causar eleitos deletérios no organismo. Acerca dessas ações causadas por parasitos no hospedeiro, relacione a coluna A com a coluna B:
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
1. Ação espoliativa ( ) Bloqueio do fluxo de alimentos, da secreção de bile ou da absorção de nutrientes.
2. Ação tóxica ( ) Migração das formas larvais do parasito no interior do hospedeiro.
3. Ação mecânica ( ) Absorção de nutrientes e sangue do hospedeiro.
4. Ação traumática ( ) Produção de enzimas e metabólitos que causam danos ao hospedeiro.
a. 2, 1, 3, 4.
b. 1, 3, 4, 2.
c. 3, 4, 1, 2.
d. 4, 3, 2, 1.
e. 4, 1, 2, 3.

São exemplos de ectoparasitas:
Estão corretas apenas as afirmacoes:
I. Pulgas
II. Carrapatos
III. Sanguessugas
IV. Ascaris lumbricoides
V. Giardia lamblia
a. I, II e III.
b. II, III e IV.
c. III e IV.
d. I e II.
e. IV e V.

Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de parasitos:
a. Staphylococcus aureus e Giardia lamblia.
b. Malassezia furfur e Clostridium botulinum.
c. Candida albicans e Ascaris lumbricoides.
d. Aspergillus niger e Penicillium glaucum.
e. Taenia sollium e Toxoplasma gondii.

A prevenção da parasitose causada pela Taenia solium pode ser evitada por meio do(a):
a. Uso de água potável ou fervida.
b. Diminuição do contato com fezes de animais domésticos.
c. Cocção adequada da carne.
d. Uso de telas mosquiteiras.
e. Uso de sapatos e roupas que protejam a pele.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre a classificação de epidemia, assinale a alternativa correta:
Grande número de casos que aumentam em um curto espaço de tempo em várias regiões.
a. Uma queda rápida do número de casos, após terem se mantido constantes por alguns anos.
b. Grande número de casos que aumentam em um curto espaço de tempo em várias regiões.
c. Aumento súbito do número de casos limitados a uma determinada região.
d. Um número constante de casos, mas que afetam apenas crianças.
e. Pequeno número de casos, mas que persistem por muitos anos.

A respeito das grandes epidemias de gripe, assinale a alternativa correta:
Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar, por isso, devem ser empregados métodos de controle para evitar disseminação do vírus.
a. É comum os profissionais da área médica desenvolverem imunidade a determinadas doenças e por isso não há riscos de contágio.
b. A velocidade de propagação dessa doença é baixa, pela facilidade de um doente se deslocar de um país ou continente para outro.
c. O convívio de doentes com médicos e enfermeiros é inofensivo para a transmissão da doença a eles.
d. Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar, por isso, devem ser empregados métodos de controle para evitar disseminação do vírus.
e. A contenção dos doentes e seu tratamento é uma atitude desnecessária para controlar a epidemia.

Correlacione o agente etiológico presente na coluna A, com as suas características, apresentadas na coluna B.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Clostridium botulinum ( ) É transmitida por meio da picada do carrapato-estrela
2. Rickettsia rickettsii ( ) A doença causada por esse agente deu origem as vacinas
3. Príons ( ) Tipo de partícula aberrante que transmite a doença de Creutzfeldt-Jakob
4. Orthopoxvírus ( ) Causa intoxicação alimentar quando são ingeridas as suas toxinas
a. 2, 4, 3, 1.
b. 2, 1, 3, 4.
c. 4, 3, 2, 1.
d. 3, 2, 1, 4.
e. 1, 3, 4, 2.

Assinale a alternativa que apresenta doenças causadas apenas por bactérias:
a. Sarampo, dengue, raiva humana.
b. Febre amarela, leptospirose, varíola.
c. Doença de chagas, malária, leishmaniose.
d. Coqueluche, poliomielite, rubéola.
e. Botulismo, cólera, sífilis.

Sobre os agentes físicos e químicos utilizados para controle microbiológico, correlacione o método empregado (coluna A), com a categoria de controle ao qual pertence (coluna B):
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Autoclave ( ) Calor seco
2. Amônios quaternários ( ) Calor úmido
3. Incineração ( ) Radiação
4. Luz UV ( ) Desinfecção de alto nível
5. Ácido peracético ( ) Desinfecção de baixo nível
a. 2, 1, 5, 4, 3.
b. 5, 4, 3, 2, 1.
c. 1, 3, 4, 5, 2.
d. 3, 1, 4, 5, 2.
e. 1, 3, 4, 2, 5.

São equipamentos de proteção individual:
a. Extintor e protetor auditivo.
b. Protetor ocular e lava-olhos.
c. Luvas descartáveis e jaleco.
d. Capela química e fluxo laminar.
e. Fluxo laminar e touca descartável.

São equipamentos de proteção coletiva:
a. Protetor ocular e lava-olhos.
b. Capela química e fluxo laminar.
c. Extintor e protetor auditivo.
d. Fluxo laminar e touca descartável.
e. Luvas descartáveis e jaleco.

De acordo com as classes de risco biológico assinale as asserções abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A classe de risco 1 representa baixo risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos não causadores de doenças em humanos ou animais sadios
( ) A classe de risco 2 representa moderado risco individual e limitado risco para a comunidade por englobar agentes biológicos que apesar de provocarem infecções no homem ou nos animais, o potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, existindo medidas terapêuticas e profiláticas eficazes
( ) A classe de risco 3 representa alto risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos com grande potencial de transmissibilidade e cuja infecção não possui nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz
( ) A classe de risco especial representa alto risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos de vetores animais não existentes no País que podem infectar humanos e cuja infecção não possui nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz
a. V, V, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, F, V, V.
d. F, V, F, V.
e. V, F, F, V.

As normas de biossegurança compreendem um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente, e têm como objetivo:
a. Capacitar o profissional de saúde com ferramentas que auxiliem na recuperação de perdas materiais e, principalmente, humanas, diminuindo o prejuízo econômico e social para a comunidade.
b. Capacitar os profissionais e as instituições com ferramentas que visem desenvolver as atividades com um grau de segurança adequado seja para o profissional de saúde, seja para o meio ambiente ou para a comunidade.
c. Identificar e autuar os profissionais que possam comprometer a saúde humana e o meio ambiente, trazendo prejuízos sociais e econômicos, especialmente para a instituição na qual trabalham.
d. Elencar os principais fatores de risco inerentes à atividade profissional a partir da contribuição de vários domínios do conhecimento científico, tais como, Biologia, Climatologia, Física, Sociologia, Ecologia e Saúde Pública.
e. Prever os desastres naturais e estipular punições adequadas para as instituições que não conseguirem conter os prejuízos sociais e econômicos oriundos das perdas humanas e materiais.

Correlacione o tipo de controle microbiológico presente na coluna A, com a sua definição, apresentada na coluna B:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Assepsia. ( ) Processo de destruição de todas as formas de vida de microrganismos, patogênicos e esporulados.
2. Antissepsia. ( ) Conjunto de medidas empregado para inibir o crescimento ou destruir microrganismos existentes nas superfícies e nas camadas externas da pele ou mucosa.
3. Desinfecção. ( ) Medidas de controle da disseminação da infecção, pela destruição dos microrganismos patogênicos, com exceção dos esporulados.
4. Esterilização. ( ) Métodos empregados para impedir que determinado local, superfície, equipamento e/ou instrumental seja contaminado.
a. 4, 1, 3, 2.
b. 4, 2, 3, 1.
c. 3, 4, 2, 1.
d. 2, 3, 1, 4.
e. 2, 4, 1, 3.

A pandemia do coronavírus tem trazido inúmeros prejuízos à população, não apenas físicos, mas também sociais, emocionais, econômicos. Dessa forma, há urgência dos órgãos de saúde pública para o desenvolvimento de medidas profiláticas para combater essa doença, como o desenvolvimento de uma vacina eficaz e segura. Sobre o mecanismo de ação das vacinas, é correto afirmar:
a. Possui anticorpos contra o agente causador da doença.
b. Possui antibióticos que eliminam o agente causador da doença.
c. Estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
d. Possui linfócitos que neutralizam o agente causador da doença.
e. Estimula a produção de leucócitos pela medula óssea.

Quando uma pessoa é picada por uma cobra, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem ser fatais. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica corretamente o motivo pelo qual é utilizado o soro em vez de vacina para tratar esse problema.
a. Tanto o soro quanto a vacina podem ser utilizados nesse caso, sendo o primeiro para prevenção e o segundo para tratamento.
b. Não existe vacina para todas as doenças, logo, sempre que essa não estiver disponível, deve-se utilizar o soro para realizar a imunização ativa.
c. O soro é utilizado para estimular o organismo a produzir anticorpos contra o veneno nele injetado.
d. O soro é utilizado por possuir os anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.
e. O soro é mais rápido e eficaz do que as vacinas e, por isso, sempre deve ser utilizado como primeira opção de prevenção e tratamento.

Parasitismo é a interação entre indivíduos de espécies diferentes, em que se estabelecem relações intimas e duradouras com certo grau de dependência metabólica, especialmente, por nutrientes. Nessa relação, apesar do parasito não ter a intenção de causar danos ao seu hospedeiro, algumas ações inerentes ao crescimento e metabolismo desse invasor pode causar eleitos deletérios no organismo. Acerca dessas ações causadas por parasitos no hospedeiro, relacione a coluna A com a coluna B:
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
1. Ação espoliativa ( ) Bloqueio do fluxo de alimentos, da secreção de bile ou da absorção de nutrientes.
2. Ação tóxica ( ) Migração das formas larvais do parasito no interior do hospedeiro.
3. Ação mecânica ( ) Absorção de nutrientes e sangue do hospedeiro.
4. Ação traumática ( ) Produção de enzimas e metabólitos que causam danos ao hospedeiro.
a. 2, 1, 3, 4.
b. 1, 3, 4, 2.
c. 3, 4, 1, 2.
d. 4, 3, 2, 1.
e. 4, 1, 2, 3.

São exemplos de ectoparasitas:
Estão corretas apenas as afirmacoes:
I. Pulgas
II. Carrapatos
III. Sanguessugas
IV. Ascaris lumbricoides
V. Giardia lamblia
a. I, II e III.
b. II, III e IV.
c. III e IV.
d. I e II.
e. IV e V.

Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de parasitos:
a. Staphylococcus aureus e Giardia lamblia.
b. Malassezia furfur e Clostridium botulinum.
c. Candida albicans e Ascaris lumbricoides.
d. Aspergillus niger e Penicillium glaucum.
e. Taenia sollium e Toxoplasma gondii.

A prevenção da parasitose causada pela Taenia solium pode ser evitada por meio do(a):
a. Uso de água potável ou fervida.
b. Diminuição do contato com fezes de animais domésticos.
c. Cocção adequada da carne.
d. Uso de telas mosquiteiras.
e. Uso de sapatos e roupas que protejam a pele.

Prévia do material em texto

· 
	
Sobre a classificação de epidemia, assinale a alternativa correta:
		Resposta Selecionada:
	b. 
Grande número de casos que aumentam em um curto espaço de tempo em várias regiões.
	Respostas:
	a. 
Uma queda rápida do número de casos, após terem se mantido constantes por alguns anos.
	
	b. 
Grande número de casos que aumentam em um curto espaço de tempo em várias regiões.
	
	c. 
Aumento súbito do número de casos limitados a uma determinada região.
	
	d. 
Um número constante de casos, mas que afetam apenas crianças.
	
	e. 
Pequeno número de casos, mas que persistem por muitos anos.
· Pergunta 2
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	A respeito das grandes epidemias de gripe, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar, por isso, devem ser empregados métodos de controle para evitar disseminação do vírus.
	Respostas:
	a. 
É comum os profissionais da área médica desenvolverem imunidade a determinadas doenças e por isso não há riscos de contágio.
	
	b. 
A velocidade de propagação dessa doença é baixa, pela facilidade de um doente se deslocar de um país ou continente para outro.
	
	c. 
O convívio de doentes com médicos e enfermeiros é inofensivo para a transmissão da doença a eles.
	
	d. 
Apesar de ser uma doença tida como comum, a gripe pode matar, por isso, devem ser empregados métodos de controle para evitar disseminação do vírus.
	
	e. 
A contenção dos doentes e seu tratamento é uma atitude desnecessária para controlar a epidemia.
	
	
	
· Pergunta 3
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	Correlacione o agente etiológico presente na coluna A, com as suas características, apresentadas na coluna B.
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	1. Clostridium botulinum
	(  ) É transmitida por meio da picada do carrapato-estrela
	2. Rickettsia rickettsii
	(  ) A doença causada por esse agente deu origem as vacinas
	3. Príons
	(  ) Tipo de partícula aberrante que transmite a doença de Creutzfeldt-Jakob
	4. Orthopoxvírus
	(  ) Causa intoxicação alimentar quando são ingeridas as suas toxinas
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
2, 4, 3, 1.
	Respostas:
	a. 
2, 4, 3, 1.
	
	b. 
2, 1, 3, 4.
	
	c. 
4, 3, 2, 1.
	
	d. 
3, 2, 1, 4.
	
	e. 
1, 3, 4, 2.
	
	
	
· Pergunta 4
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que apresenta doenças causadas apenas por bactérias:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Botulismo, cólera, sífilis.
	Respostas:
	a. 
Sarampo, dengue, raiva humana.
	
	b. 
Febre amarela, leptospirose, varíola.
	
	c. 
Doença de chagas, malária, leishmaniose.
	
	d. 
Coqueluche, poliomielite, rubéola.
	
	e. 
Botulismo, cólera, sífilis.
	
	
	
· Pergunta 5
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	Sobre os agentes físicos e químicos utilizados para controle microbiológico, correlacione o método empregado (coluna A), com a categoria de controle ao qual pertence (coluna B):
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	1. Autoclave
	(  ) Calor seco
	2. Amônios quaternários
	(  ) Calor úmido
	3. Incineração
	(  ) Radiação
	4. Luz UV
	(  ) Desinfecção de alto nível
	5. Ácido peracético
	(  ) Desinfecção de baixo nível
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
3, 1, 4, 5, 2.
	Respostas:
	a. 
2, 1, 5, 4, 3.
	
	b. 
5, 4, 3, 2, 1.
	
	c. 
1, 3, 4, 5, 2.
	
	d. 
3, 1, 4, 5, 2.
	
	e. 
1, 3, 4, 2, 5.
	
	
	
· Pergunta 6
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	São equipamentos de proteção individual:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Luvas descartáveis e jaleco.
	Respostas:
	a. 
Extintor e protetor auditivo.
	
	b. 
Protetor ocular e lava-olhos.
	
	c. 
Luvas descartáveis e jaleco.
	
	d. 
Capela química e fluxo laminar.
	
	e. 
Fluxo laminar e touca descartável.
	
	
	
· Pergunta 7
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	São equipamentos de proteção coletiva:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Capela química e fluxo laminar.
	Respostas:
	a. 
Protetor ocular e lava-olhos.
	
	b. 
Capela química e fluxo laminar.
	
	c. 
Extintor e protetor auditivo.
	
	d. 
Fluxo laminar e touca descartável.
	
	e. 
Luvas descartáveis e jaleco.
	
	
	
· Pergunta 8
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	De acordo com as classes de risco biológico assinale as asserções abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F)
 
(  ) A classe de risco 1 representa baixo risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos não causadores de doenças em humanos ou animais sadios
(  ) A classe de risco 2 representa moderado risco individual e limitado risco para a comunidade por englobar agentes biológicos que apesar de provocarem infecções no homem ou nos animais, o potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, existindo medidas terapêuticas e profiláticas eficazes
(  ) A classe de risco 3 representa alto risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos com grande potencial de transmissibilidade e cuja infecção não possui nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz
(  ) A classe de risco especial representa alto risco individual e para a comunidade por englobar agentes biológicos de vetores animais não existentes no País que podem infectar humanos e cuja infecção não possui nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, V, F, F.
	Respostas:
	a. 
V, V, F, F.
	
	b. 
F, F, V, V.
	
	c. 
V, F, V, V.
	
	d. 
F, V, F, V.
	
	e. 
V, F, F, V.
	
	
	
· Pergunta 9
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	As normas de biossegurança compreendem um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente, e têm como objetivo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Capacitar os profissionais e as instituições com ferramentas que visem desenvolver as atividades com um grau de segurança adequado seja para o profissional de saúde, seja para o meio ambiente ou para a comunidade.
	Respostas:
	a. 
Capacitar o profissional de saúde com ferramentas que auxiliem na recuperação de perdas materiais e, principalmente, humanas, diminuindo o prejuízo econômico e social para a comunidade.
	
	b. 
Capacitar os profissionais e as instituições com ferramentas que visem desenvolver as atividades com um grau de segurança adequado seja para o profissional de saúde, seja para o meio ambiente ou para a comunidade.
	
	c. 
Identificar e autuar os profissionais que possam comprometer a saúde humana e o meio ambiente, trazendo prejuízos sociais e econômicos, especialmente para a instituição na qual trabalham.
	
	d. 
Elencar os principais fatores de risco inerentes à atividade profissional a partir da contribuição de vários domínios do conhecimento científico, tais como, Biologia, Climatologia, Física, Sociologia, Ecologia e Saúde Pública.
	
	e. 
Prever os desastres naturais e estipular punições adequadas para as instituições que não conseguirem conter os prejuízos sociais e econômicos oriundos das perdas humanas e materiais.
	
	
	
· Pergunta 10
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	São exemplos de agentes biológicos que predispõe ao risco de acidentes:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Fungos e bactérias.
	Respostas:
	a. 
Fungos e bactérias.
	
	b. 
Umidade e frio.
	
	c. 
Vapores e poeiras.
	
	d. 
Ruído e pressão.
	
	e. 
Radiação e gases.
	
	
	
· Pergunta 11
0 em 0,45 pontos
	
	
	
	Suponha que você trabalha em um laboratório de análises clínicas e vai manipular uma amostra biológica, como sangue ou urina que exige NB-2. Para realizar a análise desse material, você deverá utilizar:
I. Luvas
II. Jaleco
III. Máscara
IV. Touca
V. Macacão
 
Estão corretas as asserções:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I e II, apenas.
	Respostas:
	a. 
I, III e IV, apenas.
	
	b. 
I, II, III, IV e V.
	
	c. 
III e IV, apenas.
	
	d. 
I, II, III e IV, apenas.
	
	e. 
I e II, apenas.· Pergunta 12
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	Correlacione o tipo de controle microbiológico presente na coluna A, com a sua definição, apresentada na coluna B:
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	1. Assepsia.
	( ) Processo de destruição de todas as formas de vida de microrganismos, patogênicos e esporulados.
	2. Antissepsia.
	( ) Conjunto de medidas empregado para inibir o crescimento ou destruir microrganismos existentes nas superfícies e nas camadas externas da pele ou mucosa.
	3. Desinfecção.
	(  ) Medidas de controle da disseminação da infecção, pela destruição dos microrganismos patogênicos, com exceção dos esporulados.
	4. Esterilização.
	(  ) Métodos empregados para impedir que determinado local, superfície, equipamento e/ou instrumental seja contaminado.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
4, 2, 3, 1.
	Respostas:
	a. 
4, 1, 3, 2.
	
	b. 
4, 2, 3, 1.
	
	c. 
3, 4, 2, 1.
	
	d. 
2, 3, 1, 4.
	
	e. 
2, 4, 1, 3.
	
	
	
· Pergunta 13
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	A pandemia do coronavírus tem trazido inúmeros prejuízos à população, não apenas físicos, mas também sociais, emocionais, econômicos. Dessa forma, há urgência dos órgãos de saúde pública para o desenvolvimento de medidas profiláticas para combater essa doença, como o desenvolvimento de uma vacina eficaz e segura. Sobre o mecanismo de ação das vacinas, é correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
	Respostas:
	a. 
Possui anticorpos contra o agente causador da doença.
	
	b. 
Possui antibióticos que eliminam o agente causador da doença.
	
	c. 
Estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
	
	d. 
Possui linfócitos que neutralizam o agente causador da doença.
	
	e. 
Estimula a produção de leucócitos pela medula óssea.
	
	
	
· Pergunta 14
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	Quando uma pessoa é picada por uma cobra, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem ser fatais. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica corretamente o motivo pelo qual é utilizado o soro em vez de vacina para tratar esse problema.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
O soro é utilizado por possuir os anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.
	Respostas:
	a. 
Tanto o soro quanto a vacina podem ser utilizados nesse caso, sendo o primeiro para prevenção e o segundo para tratamento.
	
	b. 
Não existe vacina para todas as doenças, logo, sempre que essa não estiver disponível, deve-se utilizar o soro para realizar a imunização ativa.
	
	c. 
O soro é utilizado para estimular o organismo a produzir anticorpos contra o veneno nele injetado.
	
	d. 
O soro é utilizado por possuir os anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.
	
	e. 
O soro é mais rápido e eficaz do que as vacinas e, por isso, sempre deve ser utilizado como primeira opção de prevenção e tratamento.
	
	
	
· Pergunta 15
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	Parasitismo é a interação entre indivíduos de espécies diferentes, em que se estabelecem relações intimas e duradouras com certo grau de dependência metabólica, especialmente, por nutrientes. Nessa relação, apesar do parasito não ter a intenção de causar danos ao seu hospedeiro, algumas ações inerentes ao crescimento e metabolismo desse invasor pode causar eleitos deletérios no organismo. Acerca dessas ações causadas por parasitos no hospedeiro, relacione a coluna A com a coluna B:
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	1. Ação espoliativa
	(    ) Bloqueio do fluxo de alimentos, da secreção de bile ou da absorção de nutrientes.
	2. Ação tóxica
	(   ) Migração das formas larvais do parasito no interior do hospedeiro.
	3. Ação mecânica
	(    ) Absorção de nutrientes e sangue do hospedeiro.
	4. Ação traumática
	(  ) Produção de enzimas e metabólitos que causam danos ao hospedeiro.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
3, 4, 1, 2.
	Respostas:
	a. 
2, 1, 3, 4.
	
	b. 
1, 3, 4, 2.
	
	c. 
3, 4, 1, 2.
	
	d. 
4, 3, 2, 1.
	
	e. 
4, 1, 2, 3.
	
	
	
· Pergunta 16
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	São exemplos de ectoparasitas:
 
I. Pulgas
II. Carrapatos
III. Sanguessugas
IV. Ascaris lumbricoides
V. Giardia lamblia
 
Estão corretas apenas as afirmações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II e III.
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
II, III e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
IV e V.
	
	
	
· Pergunta 17
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de parasitos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Taenia sollium e Toxoplasma gondii.
	Respostas:
	a. 
Staphylococcus aureus e Giardia lamblia.
	
	b. 
Malassezia furfur e Clostridium botulinum.
	
	c. 
Candida albicans e Ascaris lumbricoides.
	
	d. 
Aspergillus niger e Penicillium glaucum.
	
	e. 
Taenia sollium e Toxoplasma gondii.
	
	
	
· Pergunta 18
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	São exemplos de endoparasitas:
 
I. Pulgas
II. Carrapatos
III. Sanguessugas
IV. Ascaris lumbricoides
V. Giardia lamblia
 
Estão corretas apenas as afirmações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
IV e V.
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
I e II.
	
	c. 
IV e V.
	
	d. 
II, III e IV.
	
	e. 
III e IV.
	
	
	
· Pergunta 19
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	Os parasitos podem ser classificados de acordo com o número de hospedeiros, quanto a sua localização no hospedeiro e quanto ao número de células que apresentam. Em relação à essas classificações, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Ectoparasitas são aqueles localizados nas partes externas do hospedeiro.
	Respostas:
	a. 
Ectoparasitas são aqueles localizados nas partes externas do hospedeiro.
	
	b. 
Parasitos heteróxenos são aqueles que apresentam estrutura multicelular
	
	c. 
Parasitos monóxenos são aqueles localizados nas partes internas do hospedeiro.
	
	d. 
Endoparasitas são aqueles que realizam seu ciclo evolutivo em apenas um hospedeiro.
	
	e. 
Helmintos são aqueles que apresentam estrutura unicelular.
	
	
	
· Pergunta 20
0,45 em 0,45 pontos
	
	
	
	A prevenção da parasitose causada pela Taenia solium pode ser evitada por meio do(a):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Cocção adequada da carne
	Respostas:
	a. 
Uso de água potável ou fervida
	
	b. 
Diminuição do contato com fezes de animais domésticos
	
	c. 
Cocção adequada da carne
	
	d. 
Uso de telas mosquiteiras
	
	e. 
Uso de sapatos e roupas que protejam a pele
	
	
	
Segunda-feira, 14 de Junho de 2021 12h00min38s BRT

Mais conteúdos dessa disciplina