Buscar

Estudos disciplinares IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudos Disciplinares VI
Questão 1- Um importante avanço contra a emissão de poluentes atmosféricos foi conseguido com o Decreto 59.113, no ano de 2013, o qual propunha metas importantes quanto à emissão desses compostos. Uma das mais importantes medidas da resolução baseia-se em:
*a. Diminuição progressiva até mínimas concentrações aceitáveis de diversos poluentes, incluindo dióxido de enxofre e material particulado.*
b. Término absoluto da emissão de material particulado já a partir de 2015.
c. Permissão apenas de emissões de dióxido de enxofre a partir de 2020.
d. Emissão controlada de gás ozônio, com o intuito de fornecer meios para a recuperação da camada de ozônio atmosférica.
Questão 2 - Diversas fontes poluidoras são responsáveis por emissão de material particulado no meio ambiente. De acordo com os dados apresentados por órgãos reguladores de vigilância, quanto à emissão de material particulado, temos, em ordem decrescente, as principais fontes emissoras representadas na alternativa:
Escolha uma opção:
a. Veículos, indústrias e construções.
*b. Indústrias, solos e pedreiras.*
c. Indústrias, solos e construções.
d. Solos, construções e veículos.
Limpar minha escolha
Questão 3 - Por poluição entende-se a introdução, pelo homem, direta ou indiretamente, de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos à saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente. Indique, nas alternativas, aquela que não está relacionada com o conceito de poluição.
*a. Estudos relacionados aos efeitos da poluição sobre a saúde humana ainda são controversos, existindo uma corrente filosófica afirmando que não se pode confirmar os efeitos dos poluentes sobre determinadas doenças.*
b. Poluentes podem ser de natureza química ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.
c. Entre definições legais, poluição também pode ocasionar problemas relacionados às atividades sociais e econômicas.
d. Poluição pode ser gerada pela utilização dos recursos naturais pela população.
Questão 4 - Quando se avalia o impacto da poluição atmosférica sobre a saúde dos indivíduos, mas de maneira separada, de acordo com o sexo deles, podemos perceber semelhanças e diferenças. Com relação às diferenças, mulheres e homens podem diferir principalmente quanto a:
a. Risco de doenças pulmonares.
*b. Alterações na relação da razão sexual dos gametas.*
c. Diminuição na taxa de fertilidade.
d. Risco de doenças cardiovasculares.
Questão 5- A emissão de material particulado tem sido matéria de diversos estudos sobre seu impacto sobre a saúde. Tudo isso devido ao potencial que tais materiais têm de ocasionar as mais diversas reações no organismo. Importante estudo realizado por Dockery e colaboradores, em 1996, apresentou uma importante tendência sobre a quantidade de material particulado na atmosfera e a saúde da população. Acerca dos achados do estudo, os autores afirmaram que:
*a. A expectativa de vida decai em uma população conforme o aumento de material particulado emitido na atmosfera.*
b. A taxa de nascimento de indivíduos prematuros está relacionada com a composição química do material particulado e seu tamanho.
c. Existe uma relação inversamente proporcional entre a quantidade de material particulado emitido e a expectativa de vida.
d. Quanto maior a quantidade de material particulado, menor será a taxa de pessoas internadas com doenças parasitárias.
Questão 6- Existem diversos tipos de poluição, dependendo da natureza do agente poluente. Indique qual tipo de poluição não pode ser atribuída a dejetos industriais e demais substâncias químicas.
a. Poluição atmosférica.
b. Poluição da água.
*c. Poluição térmica.*
d. Poluição do solo.
Questão 7- Um dos aspectos discutidos no que diz respeito à interação entre poluição e condições econômicas e sociais é:
a. A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos mais favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação a indivíduos menos favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho.
b. A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, os indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido à maior exposição à poluição tecnológica à qual estão expostos.
c. A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho.
*d. A poluição afeta os indivíduos de maneira igualitária.*
Questão 8- A poluição de córregos por resíduos tóxicos de fábricas e fazendas é um problema grave na China. No dia 25/01/2012, a agência estatal chinesa de notícias Xinhua divulgou a seguinte notícia: “Poluição de rio na China leva população a estocar água. Níveis de cádmio no rio Longjiang chegaram a três vezes o limite oficial. Poluição de córregos por resíduos tóxicos é um problema grave no país”. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
a. Devido aos despejos dos resíduos tóxicos de fábricas e fazendas nesse rio, com o passar do tempo ocorrerá aumento na quantidade de bactérias anaeróbias, o consequente aumento desse tipo de bactérias e da quantidade de oxigênio.
*b. Metais pesados, como o cádmio, são produtos não biodegradáveis e prejudicam o meio ambiente por se acumularem nos tecidos dos organismos e se concentrarem ao longo das cadeias alimentares, acarretado sérios problemas de saúde.*
c. O lançamento, no ambiente, de substâncias ou agentes físicos perigosos à saúde humana e de outros organismos é chamado de eutrofização.
d. Do ponto de vista da cadeia alimentar, as espécies de organismos do rio que mais acumularão metais pesados serão os produtores e os consumidores primários.
Questão 9- Indique a alternativa na qual o agente poluente não está diretamente relacionado a um determinado efeito sobre a saúde humana ou a alterações no meio ambiente.
a. Monóxido de carbono (CO), produzido pela combustão de combustíveis fósseis, está relacionado a doenças cardíacas, principalmente devido aos seus efeitos na respiração.
b. Material particulado, envolvido com poluição aquática e eutrofização.
*c. Óxido de enxofre (SO2), envolvido na formação de chuva ácida e acidificação de tecidos, como o pulmão.*
d. Gás metano (CH4), gás produzido por atividade biológica e envolvida com o efeito estufa.
Questão 10 - Os casos descritos nas cidades de Donora (EUA) e Londres (Inglaterra) foram importantes para ocorrências envolvendo poluição e saúde humana. Nessas duas cidades, a ocorrência foi:
*a. Problemas graves respiratórios e até mortandade de pessoas devido ao acúmulo de poluentes atmosféricos por causa das emissões massivas de poluentes por indústrias.*
b. Surto de tipos raros de câncer devido ao acúmulo de material particulado lançado diretamente por indústrias poluidoras.
c. Vazamentos de usinas de energia nuclear, levando as autoridades a evacuar as cidades rapidamente para evitar danos aos moradores. Fato que evidenciou a importância do uso seguro da energia nuclear.
d. Surto de cólera, devido à contaminação, por esgoto doméstico, dos mananciais que abasteciam a cidade, revelando, assim, a importância do tratamento de esgoto para a saúde humana.

Outros materiais