Buscar

INTRODUÇÃO - EPI (3) (1)

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
As profissões voltadas para a área da saúde são de bastante importância para nossa sociedade, pois é através delas que as pessoas tem o acesso mais direto com os serviços médicos, fisioterapêuticos, laboratoriais, dentre outros. De acordo com Neves (2011), é necessário que esses trabalhos sejam cercados de muitos cuidados tanto por parte dos profissionais, como pelos seus usuários, para evitar riscos de contaminações e infecções no exercício de suas atividades.
Segundo Tavares (2011), a adoção de medidas de biossegurança, é algo necessário para os profissionais da saúde, com o intuito de evitar possíveis contaminações por meio do contato com pacientes e materiais contaminados, a utilização de equipamentos de proteção individual é de extrema importância, deste modo percebemos que a utilização de máscaras, luvas, dentre outros materiais, são meios que devem ser adotados pelos profissionais da saúde para sua proteção.
Desse modo o seguinte trabalho visa aprofundar os conhecimentos técnicos e teóricos voltados para o uso de equipamentos de proteção individual e sua eficácia na preservação da saúde dos profissionais e pacientes, conhecendo quais são os principais EPI’s utilizados na biossegurança, compreendendo a sua importância bem como conscientizar acerca da necessidade de sua utilização, assim como alertar quanto aos riscos causados pela falta do uso de EPIs no combate ao novo coronavírus.
Para Costa (2021), os profissionais da área da saúde devem sempre estar prevenidos contra possíveis contaminações, infecções ou qualquer imprevisto, devido estarem sempre expostos a vírus, bactérias, dentre outras formas que possam acarretar em prejuízos na sua saúde, desse modo os EPIs devem ser ferramentas que façam parte do cotidiano desses profissionais.
A temática deste trabalho busca responder questões como a importância dos equipamentos de proteção individual e sua eficácia na biossegurança, podendo esclarecer questões como a indispensabilidade da utilização de uso de máscaras e a higienização adequada utilizando álcool 70, na prevenção contra do COVID19, pois após o alastramento da pandemia, a utilização de EPI se tornou algo comum não somente em ambientes hospitalares, mas em praticamente todos os ambientes frequentados pela população.
Assim, o presente trabalho objetiva estudar a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), na biossegurança em saúde, tanto por parte dos profissionais, quanto por parte das pessoas assistidas pelos mesmos, assim como aprofundar os conhecimentos voltados para o assunto, tratando da eficácia e a necessidade dos mesmos na prevenção de doenças e na preservação da saúde das pessoas.
Referências:
COSTA, Antonio Tadeu. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho: Normas regulamentadoras. 7 ed. São Paulo: Difusão, 2012.
NEVES. H. C. C. Segurança dos trabalhadores de enfermagem e fatores determinantes para adesão aos equipamentos de proteção individual. Revista Enfermagem Latina - Am. 2011.
TAVARES, J. C. Noções de prevenções e controle de perdas em segurança do trabalho. 8. Ed. São Paulo: SENAC, 2011.

Continue navegando