Buscar

RESUMO DE ARTICULAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACID/WYDEN
DISCIPLINA: Anatomia dos Sistemas Orgânicos
PROFESSORA: Noélia Maria de Sousa Leal
ALUNOS: Rylhan Alencar Magalhães
RESUMO DE ARTICULAÇÕES
As junções entre dois ou mais ossos é denominada articulação. As articulações podem ser classificadas de acordo com a estrutura e com os tipos de movimento que permitem. O corpo tem mais de 300 articulações diferentes. As articulações podem ser classificadas em : Sinoviais (Diartroses), Fibrosas (Sinoartroses) e Cartilaginosas (Anfiartroses) .
ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
- Também conhecida como Diartrose, às articulações sinoviais são as articulações mais presentes e móveis do nosso corpo.
- É revestida por uma cápsula articular, com uma membrana mais externa denominada Capsula Fibrosa, com prolongamento até o Penosteo. E uma membrana mais interna denominada Membrana Sinovial. 
- A articulação também possui uma cavidade chamada de cavidade articular, na qual contem um liquido Sinovial, que é secretado pela própria membrana e serve como lubrificante.
- Por permitirem grande movimentação, algumas estruturas sinoviais possuem ligamentos, que fazem com que essas articulações realizem somente os movimentos necessários para aquela determinada articulação.
- Algumas articulações sinoviais também podem conter Meniscos, também conhecidos como discos Articulares, que geralmente encontra-se em articulações onde as faces articulares são desiguais, pois sem essa estrutura, os ossos não iriam se acomodar.
- Existem seis tipos de articulações sinoviais:
Planas, Gínglimos, Selares, Elipsoides, Esferoideas e Trocoides.
-PLANAS: Nessa divisão, as duas superfícies ósseas encontradas em uma articulação deste tipo são praticamente planas e são capazes de deslizar entre si.
Exemplo: algumas articulações entre os ossos do tarso e do carpo se movem dessa maneira.
- GINGLIMO: A superfície convexa de um osso quando alojada em uma superfície côncava formam o gínglimo. Ele permite apenas movimentos de flexão e extensão.
Exemplo: Articulação Umero-ulnar.
- SELAR: São articulações onde a superfície articular tem formato de sela. Permitem movimentos de flexão, extensão, abdução, adução.
Exemplo: Carpo-Metacarpal.
-ELIPSOIDES: Contém formato de Elipse, formando uma meia-lua. Permitem movimentos de flexão, extensão, abdução, adução e circundação.
Exemplo: Articulação radiocarpal.
-ESFEROIDEAS: São articulações multiaxiais, com uma cabeça arredondada que se encaixa em uma concavidade, permitindo movimento em diversos eixos. Permitem movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação e circundação.
Exemplo: Quadril.
-TROCOIDE: São formada por articulações uniaxiais, em formato de pivô .
Exemplo: Articulação atlanto-axial.
ARTICULAÇÕES FIBROSAS
- Unidas pelo tecido fibroso.
- Não possuem movimento ou tem movimento limitado.
- O comprimento das fibras são o que determina o grau de movimento em uma articulação fibrosa.
- São divididas entre: Suturas, Sindesmoses e as Gonfoses.
-SUTURA: As suturas são formadas por fibras de conexão muito curtas preenchendo uma pequena fende entre os ossos. Subdivide-se em escamosa (quando um osso se localiza sobre o outro), serrátil (junções em forma de serra) e plana ( quando as articulações são alinhadas).
-SINDESMOSE: Na sindesmose, o que une os ossos é uma lamina de tecido fibroso , que pode ser ou um ligamento ou uma membrana fibrosa.
Exemplo: Radio e ulna
- GONFOSE: Sendo um tipo de sindesmose ( sindesmose dento- alveolar), entre a raiz do dente e a maxila.
ARTICULAÇÕES CARTILAGINEAS
- Unidos por um cartilagem ialina ou por fibro- cartilagens.
-Ela se divide em Sincondroses e Sínfises.
-SINCONDROSES: Também conhecida por articulação Cartilagenea primaria, são temporárias, como o crescimento de um osso longo e unido por uma cartilagem denominada de hialina.
- SINFISE: Também conhecido como articulação cartilagenea secundaria, são muito fortes e que permitem uma leve articulação. Compostas por fibrocartilagens, são resistentes,moveis e flexíveis.
Exemplo; Sínfise púbica e discos intervertebrais.

Continue navegando