Buscar

Prova AV2 de Organização EstataL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA
CURSO DE DIREITO
CAMPUS NITEROI
PROFESSOR: SONIÁRLEI VIEIRA LEITE
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO ESTATAL
ALUNO: 
2ª AVALIAÇÃO (AV2) DE ORGANIZAÇÃO ESTATAL – 15.06.2021
INSTRUÇÕES:
1 - A PROVA DEVERÁ SER REALIZADA NO PRAZO DE 24 HORAS, A CONTAR DE SUA LIBERAÇÃO (NO HORÁRIO DE INÍCIO DA AULA)
2 – A PROVA DEVERÁ SER POSTADA EXCLUSIVAMENTE NO TEAMS, NO LOCAL DISPONIBILIZADO PARA TANTO.
3 – A QUESTÃO DISCURSIVA DEVE SER DEVIDAMENTE EXPLICADA E FUNDAMENTADA.
QUESTÕES:
1 – (1,0 pt). Observe as seguintes afirmações sobre as comissões que atuam no âmbito do Poder Legislativo:
I – Na composição de todas as comissões, temporárias ou permanentes, deve ser observada, tanto quanto possível, a exigência constitucional de proporcionalidade de representação partidária.
II – Se as comissões parlamentares de inquérito concluírem pela culpa ou pelo dolo dos investigados, deverão promover-lhes a responsabilidade civil ou criminal, já que detêm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.
III – Às comissões temáticas é vedado deliberar sobre os projetos de lei que examinam, pois a Constituição não admite hipóteses de delegação interna corporis, cabendo sempre ao Plenário a votação dos projetos de lei.
IV – É competência das comissões a convocação de Ministro de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições, configurando crime de responsabilidade o não comparecimento sem justificação adequada.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
2 – (1,0 pt). Visando à tutela das liberdades individuais, também no âmbito do Poder Judiciário, a Constituição brasileira estabelece que todas as decisões judiciais devem ser: 
a) Submetidas de ofício ao duplo grau de jurisdição.
b) Publicadas na íntegra no órgão oficial de imprensa.
c) Fundamentadas, sob pena de nulidade.
d) Proferidas em sessão pública, salvo nos processos que ocorrem em segredo de justiça.
3 – (1,0 pt). Projeto de lei complementar, de iniciativa de Deputado Federal, disciplinando o exercício de direitos constitucionais, é aprovado por maioria simples em ambas as Casas do Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República. Do ângulo do processo legislativo, a lei complementar em que se converteu o projeto é:
a) Formalmente inconstitucional por usurpação de iniciativa exclusiva do Presidente da República.
b) Materialmente constitucional porque a sanção presidencial convalida o vício de iniciativa.
c) Materialmente inconstitucional porque disciplina matéria que a Constituição reserva de modo expresso à lei ordinária.
d) Formalmente inconstitucional por inobservância do quorum previsto na Constituição para aprovação de lei complementar.
4 – (1,0 pt). João, empregado público, laborava em uma fundação pública, sendo regido pela CLT. Com a edição da Lei nº 8.112/90, ele passou a ser estatutário, com vínculo regido pelo Regime Jurídico Único. João possui duas reclamações, uma anterior a 1990 e outra posterior. Em que foro deve acionar a fundação?
a) Na Justiça do Trabalho, quanto à primeira reclamação e na Justiça Federal, quanto à segunda, tendo em vista a natureza dos vínculos.
b) Na Justiça Federal, pois o vínculo atualmente mantido é estatutário, tendo ocorrido a sucessão trabalhista. 
c) Na Justiça do Trabalho, por se tratar de vínculo originariamente trabalhista, ocorrendo a prorrogatio fori.
d) Na Justiça do Trabalho ou na Justiça Federal, indistintamente, por se tratar de um caso de incompetência meramente relativa e, portanto, prorrogável.
5 – (1,0 pt). Os magistrados gozam das seguintes garantias:
a) Vitaliciedade (que no primeiro grau só será adquirida após um ano de exercício), inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de subsídios.
b) Vitaliciedade (que no primeiro grau só será adquirida após dois anos de exercício), inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de subsídios.
c) Vitaliciedade (que no primeiro grau só será adquirida após dois anos de exercício), inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público mediante decisão por voto de dois terços do respectivo tribunal, assegurada ampla defesa, e irredutibilidade de subsídios.
d) Vitaliciedade (que no primeiro grau só será adquirida após dois anos de exercício), inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público mediante decisão unânime do respectivo tribunal, assegurada ampla defesa, e irredutibilidade de subsídios.
6 – (1,0 pt). De acordo com a doutrina e a jurisprudência, as comissões parlamentares de inquérito instituídas no âmbito do Poder Legislativo federal:
a) Devem obediência ao princípio federativo, razão pela qual não podem investigar questões relacionadas à gestão da coisa pública estadual, distrital ou municipal.
b) Podem anular atos do Poder Executivo quando, no resultado das investigações, ficar evidente a ilegalidade do ato.
c) Têm a missão constitucional de investigar autoridades públicas e de promover a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
d) Não podem determinar a quebra do sigilo bancário ou dos registros telefônicos da pessoa que esteja sendo investigada, dada a submissão de tais condutas à cláusula de reserva de jurisdição.
7 – (1,0 pt). Assinale a opção correta acerca do processo legislativo.
a) Compete ao Presidente da República a iniciativa a projeto de lei que disponha sobre a organização do Ministério Público da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público dos estados, do DF e dos territórios.
b) A iniciativa popular aos projetos de lei está, conforme a Constituição, limitada ao âmbito federal.
c) As emendas, de iniciativa parlamentar, ao projeto de lei do orçamento anual devem indicar, além da compatibilidade com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias, a origem dos recursos necessários nas hipóteses de aumento das dotações para pessoal e seus encargos, serviços da dívida e transferências tributárias constitucionais para estados, municípios e DF.
d) Considerando o Presidente da República que a utilização, pelo legislador, de uma expressão que torna o dispositivo legal inconstitucional, poderá vetar apenas a expressão inconstitucional, suprimindo-a do texto, e sancionar o restante.
8 – (1,0 pt). Os parlamentares federais, no que tange às suas prerrogativas, é correto afirmar:
a) As imunidades de deputados e senadores não subsistirão durante o estado de sítio dada a gravidade da situação de crise e da excepcionalidade da medida.
b) A imunidade parlamentar formal não obsta, observado o devido processo legal, a execução de pena privativa de liberdade decorrente de decisão judicial transitada em julgado.
c) Os delitos de opinião praticados por congressistas, no exercício formal de suas funções, somente poderão ser submetidos ao Poder Judiciário após o término do mandato parlamentar.
d) Recebida a denúncia contra senador ou deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o STF dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa do parlamentar réu ou do partido político a que é filiado, pode sustar o andamento da ação.
9 – (2,0 pt). Juiz, titular e vara cível na comarca do Rio de Janeiro, com o intuito de favorecer a parte autora de processo que julgava, postergou o despacho que determinava a realização de audiência conciliatória. O fato foi apurado pela Corregedoria, que aplicou sanção, conforme dispositivos do Regimento Interno, transferindo o juiz para outra comarca. Inconformado, o juiz alegou que o tribunal não poderia impor a sanção, tendo em vista a garantia constitucional da inamovibilidade. Redija um texto único, devidamente fundamentado, acerca das duas tarefas abaixo.
a) Disserte sobre a garantia constitucional da inamovibilidade dos magistrados.
b) Analise a constitucionalidade da medida administrativa imposta.
A) inamovibilidade visa à garantia de que não haja troca de juiz para prejudicar ou beneficiar alguma das partes em determinado julgamento. O juiz não pode ser removido ou promovido a não ser com o seu consentimento, salvo na hipótese de motivo de interessepúblico. Vale ressaltar que a remoção, a disponibilidade e a aposentadoria compulsória do magistrado, por interesse público, somente acontecerão por voto de 2/3 do Tribunal respectivo, sendo assegurada a ampla defesa.

Continue navegando