Buscar

Planejamento e Administração em Serviço Social DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Planejamento e Administração em Serviço Social 
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	
	
	
	
	
	
	1.
	A administração pública se refere àquelas atividades correlacionadas ao exercício de sanar as necessidades da sociedade em geral, ou seja, da coletividade social. Assim, a administração pública é entendida como uma atividade de responsabilidade específica do Governo Federal dos Estados e municípios. Neste sentido, disserte sobre quem pode ser considerado um gestor público e as atribuições deste.
	Resposta Esperada:
Os gestores públicos são pessoas com níveis hierárquicos superiores, por exemplo, diretores, secretários, prefeitos e até presidente da República, que desempenham suas funções tanto nas entidades com relativa autonomia na administração pública, como nas fundações e empresas públicas. O gestor público, por meio de políticas públicas, tem a atribuição de tentar desenvolver táticas de enfrentamento das expressões da questão social, a fim de atender aos direitos de todos os cidadãos.
	2.
	Os gestores, na atualidade, devem dar ênfase na gestão, com aperfeiçoamento contínuo dos processos e técnicas administrativas, tomando à frente pelo aprendizado e pela inovação. Cite e descreva, pelo menos, quatro objetivos primordiais que os gestores devem levar em consideração para um bom desenvolvimento organizacional e suas características.
	Resposta Esperada:
O acadêmico cita, pelo menos, quatro dos seguintes objetivos, com suas características:
1) A satisfação do cliente é o principal objetivo da empresa. O cliente deve apreciar o produto para comprar e, assim, a empresa continuar vendendo para se manter no mercado. Logo, é necessário se fazer uma pesquisa sobre as necessidades dos clientes, desenvolvendo os produtos a serem oferecidos.
2) Retorno sobre o investimento. A empresa necessita dos retornos: econômico, político e social sobre os seus investimentos para se manter no mercado.
3) Satisfação dos empregados. Os colaboradores precisam se sentir satisfeitos para desenvolver suas atividades e funções com maior eficiência, eficácia e efetividade.
4) Responsabilidade perante os acionistas. A empresa deve ter preocupação com os sócios e investidores, enfatizando que a organização é sustentável.
5) Responsabilidade social. As organizações devem gerir eticamente suas ações, promovendo relações de forma socialmente responsável.
6) Responsabilidade ecológica/ambiental. As empresas devem minimizar os impactos que geram sobre o meio ambiente e promover a recuperação dos impactos inevitáveis, conservando e usando os recursos naturais de forma racional.
7) Sustentabilidade nos negócios. É uma característica muito importante para uma organização sobreviver. Deve satisfazer as necessidades, cuidando para não comprometer a sua perpetuação e a capacidade das gerações futuras satisfazerem as necessidades no futuro.

Outros materiais