Buscar

APROFUNDAMENTO DE IMUNOLOGIA (lizandra)


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APROFUNDAMENTO DE IMUNOLOGIA
Profa; Dra Dijenaide
1- O surto de sarampo no estado de São Paulo foi devido à diminuição do número de pessoas vacinadas nos últimos anos. As autoridades sanitárias também atribuíram o alto número de casos em crianças abaixo de um ano ao fato de muitas mães nunca terem recebido a vacina contra o sarampo. 
a) A mãe já foi vacinada ou já teve sarampo, o bebê fica temporariamente protegido contra a doença? Por quê? 
R: Sim, ele fica protegido. Os anticorpos maternos passam para o organismo do bebê através da amamentação e se for na fase fetal, passa pela placenta.
b) Alguém que teve sarampo ou foi vacinada fica permanentemente imune a doenças? De que forma a vacina atua no organismo? 
R: A vacina estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos. Uma vez produzido, os códigos dos anticorpos ficam armazenados na memória celular. Portanto, se eventualmente seu corpo entrar em contato com o agente infeccioso novamente, seu corpo já estará imune a ele.
2- O Instituto Butantan, usa o veneno de serpentes e é injetado em cavalos, dos quais será retirado certo volume de sangue que será processado em laboratório para a produção de soro antiofídico. 
a) Descreva o elemento que será produzido pelo organismo do cavalo e que irá se constituir na matéria-prima do soro antiofídico
R: Anticorpos
c) Se usar soro antiofídico produzido a partir do veneno de jararaca (Bothrops jararaca) poderá proteger do veneno de qualquer outra espécie de serpente? Justifique. 
R: Não, o soro é especifico para um único tipo de veneno, pois o anticorpo só reconhece os agentes que o cavalo entrou em contato. 
d) Descreva as diferenças entre soro e vacina, bem como as vantagens do uso de cada uma delas
R: A vacina é usada como uma forma de proteção que estimula nosso organismo a produzir anticorpos contra determinada doença. Em razão dessa característica, dizemos que ela é uma forma de imunização ativa.
O soro, por sua vez, não promove uma imunização ativa, uma vez que, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso do soro, dizemos que ocorre uma imunização passiva. Portanto, vacina é usada pra prevenção e o soro é usado para a cura.
3- Preencha o quadro abaixo com as células de defesa do organismo, suas respectivas funções e origem
	CÉLULAS DE DEFESA
	ORIGEM
	FUNÇÃO
	Leucócitos
	Medula óssea
	Combate os microrganismos patógenos e limpa o organismo das células mortas e restos de tecidos.
	Neutrófilos
	Células tronco mieloides
	Fagocitar bactérias e outros microrganismos que invadem o nosso corpo.
	Eosinófilos
	Sangue humano
	Combater invasores de grande tamanho, como vermes parasitas.
	Basófilos
	Sangue humano
	Liberara histamina, substância que desempenha papel muito importante nas inflamações e respostas alérgicas, facilitando a saída de anticorpos e neutrófilos para locais onde há invasores.
	Monócitos
	Medula óssea
	Fagocitando microrganismos e células mortas
	 Linfócitos 
	Sangue humano
	Essas células podem ser de três tipos: os linfócitos B, os linfócitos T, e as células natural killer, (NK). Cada um desses linfócitos exerce uma função específica no combate a infecções e também no combate ao câncer.

Mais conteúdos dessa disciplina