Buscar

termometria e dilatometria

Prévia do material em texto

A temperatura é uma grandeza física escalar que está relacionada ao grau de agitação das moléculas de uma amostra. Quanto maior a agitação molecular, maior a temperatura e quanto menor agitação molecular, menor a temperatura. 
Pode ser medida através de termômetros, utilizados tanto em ambientes, quanto em corpos. Qualquer medida pressupõe uma comparação com algum padrão estabelecido, e por isso, os instrumentos de medidas tem escalas. Existem três escalas utilizadas em todo o mundo e são elas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin (adotada pelo Sistema Internacional). Bem como, a função termométrica relaciona a medida da temperatura com a de uma grandeza física. Portanto, pode-se relacionar a temperatura de um corpo, ou substância, com a sua pressão, com a seu volume, etc.
Já a dilatação térmica, dividida em linear, superficial e volumétrica, acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume, além de depender de fatores como a variação de temperatura sofrida e o coeficiente de dilatação característico de cada substância.
Sendo assim, a dilatação linear ocorre quando um corpo tratado como se tivesse apenas uma dimensão sofre um aumento em seu comprimento por conta de um aumento de temperatura. A dilatação superficial, ocorre em corpos de duas dimensões, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc. Ademais, a Dilatação Volumétrica é caracterizada pelo aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. 
Com base nisso, é necessário compreender que a dilatação dos líquidos e dos sólidos é muito semelhante para variações de temperatura não muito grandes. Com o aquecimento, ambos se dilatam, mas, na maioria dos casos, a dilatação dos líquidos é maior que a dos sólidos. Consequentemente, uma porção do líquido vaza, recebendo o nome de dilatação aparente.
Ana Luísa Coelho

Continue navegando