Buscar

av1 hisotria da fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 – Avaliação Parcial Discursiva de História e Fundamentos da Fisioterapia (50%).
Aluno:____________________________Turma:_____________Matrícula: __________
 ATENÇÃO: Alunos matriculados tardiamente que perderam as avaliações durante a construção dos outros 50% da nota AV1 devem me confirmar neste espaço com um “X” ( ).
Caso clínico 1
Paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, relata dor intensa e constante há 2 meses em região plantar do pé direito. Diagnóstico clínico e radiológico, por meio de ressonância magnética, aponta fascite plantar crônica. Dentre os vários itens de tratamentos sugeridos pelo médico ortopedista, consta a indicação de fisioterapia, porém, em seu encaminhamento, ele descreve quais as condutas que devem ser realizadas pelo fisioterapeuta. 
A paciente procurou um fisioterapeuta, especialista em ortopedia, traumatologia e fisioterapia desportiva, que, após avaliação fisioterápica, exame físico e avaliação do exame de imagem, propôs a utilização de técnicas fisioterápicas que divergem das indicadas pelo médico. Após explanar suas justificativas para a escolha das técnicas, o fisioterapeuta colocou a decisão nas mãos do paciente. 
QUESTÕES LEVANTADAS:
1. Qual dos dois profissionais é mais capacitado para indicar os recursos terapêuticos?
O fisioterapeuta
2. Se o paciente decidir seguir à risca as orientações do médico, qual seria sua conduta ética?
Para resolver isso eu primeiro sentaria e conversaria com o paciente para que ele entendesse que o médico não o avaliou bem e que tanto seu diagnostico quanto as maneiras que ele deu para que você (paciente) melhore não são as corretas, para seu tratamento e que provavelmente você (paciente) possa piorar, pois quem da o seu diagnostico sou eu. Caso isso não fosse resolvido eu entraria em contato com o médico responsável e explicaria toda a situação para ele, e diria qual o tratamento correto para o paciente, e pediria ao médico que entrasse em contato com o mesmo, e que por ética ele devia isto ao paciente, e se ele questionasse diria que sua avaliação não tinha precisão como a minha (fisioterapeuta) que sou formada exatamente para isto.
3. Qual a legislação (decreto/lei) que garante a autonomia profissional do fisioterapeuta? Transcreva o trecho da lei.
É a lei 938
· Art. 3º É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

Continue navegando