A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
AVALIAÇÃO I Hematologia e Imunologia Básica

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	Josiane Luiza Johann (1777596)
	Disciplina:
	Hematologia e Imunologia Básica (18843)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:655719) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	24908868
Parte superior do formulário
	1.
	A ativação de células T gera células de memória que duram anos e que estão sempre preparadas para reagir rapidamente contra aquele antígeno específico caso ele seja reintroduzido no organismo. Com relação ao padrão de migração e localização tecidual das diferentes populações linfocitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Linfócitos T efetores migram e localizam-se em determinados locais teciduais/inflamatórios, enquanto os Linfócitos T virgens circulam entre os órgãos linfoides secundários até encontrarem um antígeno ou morrerem.
(    ) Linfócitos T efetores migram e localizam-se nos órgãos linfoides primários, enquanto linfócitos T virgens circulam entre os órgãos linfoides secundários até encontrarem um antígeno ou morrerem.
(    ) Linfócitos T virgens migram e localizam-se em determinados teciduais/inflamatórios, enquanto linfócitos T efetores e de memória circulam entre os órgãos linfoides primários até encontrarem um antígeno ou morrerem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F.
	
	b) F - V - V.
	
	c) V - F - F.
	
	d) V - V - V.
	 
	 
	2.
	A resposta inflamatória tem como objetivo recrutar células e outros fatores da corrente sanguínea aos tecidos para ajudar a remover os patógenos e as células mortas. Sobre os eventos da resposta inflamatória, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A primeira defesa do organismo a um dano tecidual é a resposta inflamatória, um processo biológico complexo que envolve componentes vasculares, celulares e uma diversidade de substâncias solúveis.
PORQUE
II- Quando ocorre a migração de células circulantes do sangue para o tecido, podemos chamar esse fenômeno de fagocitose.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	3.
	Os anticorpos, também conhecidos como imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas, são glicoproteínas sintetizadas pelos linfócitos B, utilizadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar os antígenos. Nas reações antígeno X anticorpo, a detecção da classe de imunoglobulina no soro do paciente contra um determinado antígeno é importante porque:
	
	a) A ausência de IgM indica infecções recentes.
	
	b) A presença de IgA indica infecção recente.
	
	c) Presença de IgE indica infecção recente.
	
	d) Ausência de IgG e presença de IgM indica infecção recente.
	4.
	A organização mundial de saúde (OMS) adota a designação genérica de imunoglobulinas para todas as classes de globulinas com a estrutura básica da molécula de anticorpo. A imunoglobulina humana que pode ser ativa e eficientemente secretada através dos epitélios, desempenhando um importante papel na defesa contra patógenos intestinais e respiratórios e na transferência passiva de imunidade pelo leite e pelo colostro das mães para as crianças é a:
	
	a) IgA.
	
	b) IgE.
	
	c) IgG.
	
	d) IgM.
	5.
	Os anticorpos são incrivelmente diversos e específicos em suas habilidades de reconhecer estruturas moleculares estranhas e constituem os mediadores da imunidade humoral (imunidade mediada pelas células B) contra todas as classes de microrganismos; também são conhecidos como Imunoglobulinas (Ig).  Sobre os anticorpos, analise as sentenças a seguir:
I- A pesquisa das classes IgM e IgG separadamente nas reações imunológicas é importante para caracterizar a fase da infecção (aguda ou crônica).
II- A IgG indica infecção na criança, se for encontrada em seu organismo, uma vez que é incapaz de atravessar a placenta durante a gestação.
III-  A IgM não ultrapassa a barreira placentária, de modo que ela constitui um marcador de infecção se for encontrada no organismo da criança.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Sabe-se que a especificidade das respostas imunológicas é graças aos linfócitos. Morfologicamente semelhantes, essas células formam subconjuntos bem diferentes em suas funções. Entre os linfócitos, qual é o único tipo capaz de produzir anticorpos?
	
	a) Linfócito TCD4.
	
	b) Linfócito TCD8.
	
	c) Células NK.
	
	d) Linfócito B.
	7.
	O sistema complemento consiste em uma cascata de proteínas precursoras inativas que, conforme vão sendo ativadas, tornam-se capazes de ativar as outras proteínas na sequência. O sistema complemento é um mecanismo muito importante na Imunidade Inata e na Imunidade humoral. Sobre o sistema complemento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sistema complemento faz parte do sistema imunológico inato. Ele apoia a defesa inespecífica contra o microrganismo.
(    ) Certos fatores do complemento (opsoninas) ligam-se ao agente causador, marcando-o como alvo para as células fagocitárias.
(    ) A rota da via clássica é iniciada através da ligação dos fatores C1 na IgG ou IgM na superfície de microrganismos. O C1 é um complexo molecular de três componentes (C1q, C1r e C1s).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V.
	
	b) V - V - V.
	
	c) F - F - V.
	
	d) V - F - F.
	8.
	A primeira vacina foi criada no século XVIII por Edward Jenner e garantia proteção contra a varíola. O princípio utilizado para a produção de vacinas nessa época é o mesmo utilizado atualmente. Sobre no que é baseado esse princípio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Na aplicação de anticorpos contra a doença em pessoa saudável, garantindo sua imunização.
PORQUE
II- Quando introduzimos uma pequena quantidade de anticorpos contra uma doença em uma pessoa saudável, ela irá gerar células de defesa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As duas afirmações são falsas.
	
	b) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	d) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	9.
	As imunoglobulinas constituem um grupo de glicoproteínas presentes no soro e nos líquidos teciduais de todos os mamíferos, estando localizadas nas superfícies celulares, onde funcionam como receptores, enquanto outras (anticorpos) estão livres no sangue ou na linfa. Com relação à estrutura dos anticorpos e a sua interação entre antígeno-anticorpo, analise as sentenças a seguir:
I- Antígenos são substâncias produzidas pelos organismos para combater infecções de microrganismos.
II- A região de ligação do anticorpo com as células apresentadoras de antígenos (APC) é denominada de Região Fc.
III- A região de ligação do anticorpo com o antígeno é denominada região Fab.
IV- A região do antígeno que é reconhecido pelo anticorpo é chamada de epítopo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	As células dendríticas são células que têm origem na medula óssea, e possuem inúmeras projeções membranares longas (ou dendritos) que possuem a função de fagocitose. Essas células desempenham uma função muito importante no sistema imune, são conhecidas como células apresentadoras de antígenos (APC). Com relação à função dessas células, analise as sentenças a seguir:
I- As células dendríticas podem capturar os